Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

Afinação de escaleta

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Dicas & Macetes
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
catitta

MensagemEnviada: Qua Set 14, 2005 4:15 pm    Assunto: Afinação de escaleta Responder com Citação

Pessoal, alguém poderia me dizer conhecem alguém ou algum lugar que afina escaleta ??? Question
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Eletroviralata

MensagemEnviada: Sex Jul 10, 2009 1:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Ressuscitando esse...

Eu consegui afinar a minha escaleta. Não é complicado, mas é bem trabalhoso, tem que afinar palheta por palheta. Primeiro, antes de fazer alguma besteira com a escaleta, eu treinei nessas gaitinhas "descartáveis" que vende no camelô. Bom... Deu certo rsrs!

Já tinha colocado essa dica em outro fórum, mas vou colocar aqui também. Aí vão as fotos:

Ferramentas: afinador, lixa e chave philips

Abrindo ela

As palhetas

Mecanismo das teclas

Mecanismo na base de novo (pra poder testar afinação)

Cortando a lixa (só precisa de um pedaço)

Checando afinação: A Dó ficou acima

Reabrindo

Lixando

Aqui tá o pulo do gato:
Se a afinação estiver acima, lixe próximo à raiz da palheta. Se estiver abaixo, lixe na extremidade solta. Use sempre um pedaço de papel por baixo da palheta, para não arranhar a placa na qual as palhetas estão fixadas. Simples, não? Wink

Re-checando a afinação

Testando outra: A Si está abaixo.

Lixando na extremidade.

E pra quem quiser pegar tudo num pacotão só, coloquei também no 4shared um arquivo ZIP, que inclui também alguns comentários sobre as fotos:
http://www.4shared.com/file/110271008/46bb2681/Escaleta.html

Quem quiser se aventurar, treine antes em um instrumento que possa ser sacrificado antes. E bom divertimento! ^^
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Ra_guitar

MensagemEnviada: Sex Jul 10, 2009 3:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Legal cara!

Um procedimento similar à afinação de uma gaita, e, como sempre, vale a pena treinar em um instrumento mais barato.
É interessante também usar alguma coisa (como o papel mostrado na imagem) por baixo da palheta para evitar deslocamento da mesma, eu usaria no mínimo uma folha de papel comum.
Para lixar, não pode exagerar em um mesmo ponto, certa variação de posição ajuda a manter a espessura e atingindo a afinação ao mesmo tempo.
Como foi mencionado, perto da base para abaixar e na extremidade para subir a afinação, em movimento vertical ou diagonal.
As fotos mostram bem como fazer isso.

Abraço!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Dicas & Macetes Todos os horários são GMT - 1 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.