Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

tocar rebolo ou tantan!!! sou iniciante

Novo Tópico   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Outros Ritmos
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
ro.chris

MensagemEnviada: Dom Dez 16, 2007 8:31 pm    Assunto: tocar rebolo ou tantan!!! sou iniciante Responder com Citação

Oi Pessoas... Pois bem, meu nome é Roberta e de uns tempos pra ká, eu e umas amigas, resolvemos montar um grupo, particular, de pagode (pq a gente ama), então eu fiquei com o instrumento "REBOLO", também conhecido como TANTAN... estou começando agora e tenho uma ajuda mensal de uma amiga para tocar, mas infelizmente estou com dificuldades para pegar de ouvido as músicas e outras coisas também. Queria pedir se alguém conheçe alguns site que mostre técnicas de como tocar...
Tem um site que ilustra bem isso (http://www.emiliano.com/tantan.html), mas são poucos exercícios e então continuo na mesma. Procurei demais já... mas na net não encontrei.
talvez vcs possam me passar dicas, de inicialização para REBOLO (Tantan), apenas para que eu possa aprender um pouco da teoria e consequentemente da prática.

conto com a ajuda de vcs! sinceramente estou muito animada e disposta em aprender qualquer coisa sobre o instrumento REBOLO, mas minha vontade mesmo é de um dia poder tocar!

um forte abraço e beijos a todos!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ryden
Super Moderadora
Super Moderadora

MensagemEnviada: Seg Dez 17, 2007 9:37 am    Assunto: Responder com Citação

Primeiro de tudo....

Por mais que eu seja esculachado por todos, eu vou dizer!! hehehe

O famoso tantã (ou Tantan.. não importa) foi um instrumento criado pelo Sereno do Fundo de Quintal pelo fato de que o Surdo é um instrumento de difícil locomoção, daí ele inventou algo tão grave e marcante como o Surdo mas de mais fácil manejo...

Por incrível que parceça, o REBOLO na verdade se chama... Tantã!!
É engraçado né, tenho certeza que alguns vão discordar comigo, mas podem olhar em encartes de CDs!! Eu já fiz essa pesquisa sim, o Rebolo na verdade chama Tantã (alguns pra difereciar chamam de Tantãzinho...), e o tantã(zão) chama..... Tantã!! rsrsrsrsrs

O mais indicado e utilizado por quem mais entende de samba é usar um SURDO e um Tantãzinho. (e também um Repique de Anel, mas esse pode ser dispensado as vezes...)

Materiais muito bons para estudo de Tantãzinho são:

- Qualquer CD da Beth Caravlho
- Qualquer CD do Zeca Pagodinho
- Os CDs ANTIGOS do Fundo de Quintal (de uns 15 anos atrás...)
- O CD "Sentimento Popular" do Grupo de SP, Quinteto em Branco e Preto.
[email protected]

MensagemEnviada: Ter Dez 18, 2007 5:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Roberta bem-vinda ao Fórum Cifras!!!

Leia isso: http://www.cifras.com.br/forum1/viewtopic.php?t=3280 , são as nossas regras. Leia também a Regra "b".
Bem-vinda novamente fui!!!
raphacm87

MensagemEnviada: Ter Dez 29, 2009 2:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Tantã de quebra de marcação, tantanzinho ou rebolo pouca importa o nome!

O importante é você entender sua funcionalidade, que é quebrar a marcação feita pelo surdo (ou Tantã), para dar ritmo quebrado ao arranjo que é feito na execução da musica, a marcação do tempo vem do surdo e do TanTam, junto com a mesma marcação vem o rebolo preenchendo as notas que marcam o tempo e escrevendo uma linha de frases entre os tempos da marcação, ou seja ele marca junto com o surdo, mas no tempo entre uma batida e ou do surdo ele coloca neste intervalo outrar batidas, sem nunca descuida da marcação, ou seja da ritimo ao samba/pagode!

Gostaria de saber quais sua influências musicais, que grupo você esta ouvindo, e vejo se mando umas aulas para você pelo youtube das musicas que você pretende tirar, posso gravar aqui e te mando!

Abração!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Outros Ritmos Todos os horários são GMT - 1 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.