Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

Uma duvida sobre sétimas e nonas

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Dicas & Macetes
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Lafera

MensagemEnviada: Dom Jan 17, 2010 8:39 pm    Assunto: Uma duvida sobre sétimas e nonas Responder com Citação

eu gostaria de saber se eu posso acrescentar por exemplo uma setima ou uma nona sem ela vir junto com o acorde, por exemplo: C, G, e não C7, C9 etc?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Dom Jan 17, 2010 8:59 pm    Assunto: Responder com Citação

são acordes de passagem esses com sétima e nona.

mexendo com a tônica, criando uma tensão grande da tônica com um tom a menos, essa tensão pede um "alívio" posterior. Essa tensão precisa ser resolvida com a quarta (C7 para F na escala de C), dependendo do acorde, resolve-se com a tônica (G7 para C na escala de C).

Se você estiver no C e fizer um C9, você vai resolver essa tensão, só para dar um exemplo, com um G, se você fizer um C7, você vai resolver a tensão com um F...

São acordes com funções diferentes os acordes maiores, dos com sétima e nona. um não substitui, a princípio e via de regra, o outro.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Lafera

MensagemEnviada: Seg Jan 18, 2010 1:05 am    Assunto: Responder com Citação

Eu não entendi muito bem a explicação. Vou reformular a pergunta caso você tambem não tenha entendido bem a minha dúvida.

Por exem plo, eu tenho uma musica assim: G Am C, eu posso acrescentar a 7 a 9, a 4 e etc?

Se posso, Tem alguma regra especifica pra isso?

acho que expliquei melhor agora, tava meio apressado da outra vez...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Seg Jan 18, 2010 9:47 am    Assunto: Responder com Citação

Cada música é um caso. você pode acrescentar sim, incluisive alterar esse G para um G/B, principalmente se antes dele vier um C (C, G/B, Am, mais clichê que isso...).

Mas a música tem que dar essa ideia.

Se você mudar de C para G, você pode fazer um C9, como acorde de passagem, principalmente se você fizer o G assim:

Acrescentar sim, mas se a música tiver, na melodia, ensejo para essas passagens. Há músicas, principalmente as mais animadas, músicas de rock, que não tem cabimento isso, mas no samba, bossa nova, em músicas mais introspectivas e tristes, daí tem sim.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Dicas & Macetes Todos os horários são GMT - 1 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.