Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

captadores de les paul com capa de metal podem enferujar?

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Pergunte ao Luthier
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
gabriel201294

MensagemEnviada: Qui Jul 31, 2008 6:32 pm    Assunto: captadores de les paul com capa de metal podem enferujar? Responder com Citação

eae galera!!!
eu tenho uma duvida:
os captadores de les paul que tem a capa de metal podem enferujar ou oxidar??
vlw
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Ra_guitar

MensagemEnviada: Qui Jul 31, 2008 6:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Como vai?

Creio que os captadores desse tipo tenham alguma camada de cobertura para não oxidar, mas infelizmente não posso afirmar por não conhecer a composição do mesmo. Se tiver uma camada para não oxidar pode ser que se riscar ou amassar comece a oxidar.
Nos captadores "de bolinhas" eles oxidam e para evitar que aconteça geralmente as pessoas passam esmalte incolor ou até mesmo Super Bonder.
Quanto mais cuidado tiver para não arranhar/amassar/molhar o captador melhor, cuidado também para não encostar neles com a mão úmida (suor).

Abç.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
gabriel201294

MensagemEnviada: Qui Jul 31, 2008 7:05 pm    Assunto: Responder com Citação

mas esse eh o problema minha mao soua muito e eu acabo encostando no captador
se eu por um plastico nele eu perderia a qualidade do som???
vlw
Ra_guitar

MensagemEnviada: Qui Jul 31, 2008 8:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Dei uma pesquisada mas os sites não informam o material da parte externa (pesquisei de um P-90), pelo visual deve ser de algo cromeado, se for isso mesmo não oxida pois é galvanizado (eletrólise) e o óxido de cobre protegerá o captador EXCETO se a superfície sofrer algum dano como riscos e amassados (retirando assim a camada protetora).
Procurando por imagens no Google de captadores P-90 oxidados não encontramos nada.
Provavelmente ele recebe a cromagem e fica protegido.
Não precisa de plásticos para proteger.

Abç e aproveite a guitarra!
Obs. Mesmo assim tome cuidado com a guitarra em geral, quanto mais cuidado mais os componentes duram e melhor o som.
gabriel201294

MensagemEnviada: Qui Jul 31, 2008 8:31 pm    Assunto: Responder com Citação

valeu!!!!
eu ja tinha pesquisado mais nunca tinha achado as informaçoes.
você ajudo mtu
ate mais!!!
gersonboav

MensagemEnviada: Sáb Ago 02, 2008 4:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Ra_guitar escreveu:
Como vai?

Creio que os captadores desse tipo tenham alguma camada de cobertura para não oxidar, mas infelizmente não posso afirmar por não conhecer a composição do mesmo. Se tiver uma camada para não oxidar pode ser que se riscar ou amassar comece a oxidar.
Nos captadores "de bolinhas" eles oxidam e para evitar que aconteça geralmente as pessoas passam esmalte incolor ou até mesmo Super Bonder.
Quanto mais cuidado tiver para não arranhar/amassar/molhar o captador melhor, cuidado também para não encostar neles com a mão úmida (suor).

Abç.
já aproveitando o tópico, tenho uma dúvida: passar esmalte ou super bonder nas "bolinhas" que ficam de fora no captador não tira o sustain ou modifica o timbre da guitarra não cara?
-------
sobre o tópico, eu tenho uma michael les paul (tambem não é coisa boa) faz uns 6 meses, tocava direto nela e a proteção de metal dos captadores nunca enferrujaram não cara, só o que enferrujou foi uns parafusinhos que seguram aquela proteção em volta do captador.
Syrrah

MensagemEnviada: Sáb Ago 02, 2008 4:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Opa!
Indo no embalo:

Colocar uma capa de metal em 2 captadores Humbunkers que não vieram com capa, pode modificar o som? Gostaria de colocar somente pra modificar o visual da guitarra, mas não sei se prejudica ou corta a captação Cordas -> Captador.

Esta capa:

http://www.edmarluighi.com.br/acessorios_componentes_capas.asp

Abraço!
Ra_guitar

MensagemEnviada: Sáb Ago 02, 2008 6:05 pm    Assunto: Responder com Citação

gersonboav:
Até onde sei passar esmalte incolor ou super bonder nas bolinhas não altera nem o sustain nem o timbre, o Edmar Luighi fala que esse procedimento pode ser adotado para preservar o visual do captador.

Syrrah:
Como é o seu captador? Essas capas creio que servem para substituir uma anterior danificada (como aquela parte externa de um P-90), colocar em cima de um humbucker não me parece uma boa idéia. Dependendo do seu captador acho que você pode remover a "capa" que está e colocar a nova.
Um Luthier seria melhor para falar sobre isso.
Caso queira mesmo mande um e-mail (no site do E. Luighi) perguntando sobre isso.

Abç.
Syrrah

MensagemEnviada: Sáb Ago 02, 2008 6:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Mandei um e-mail para eles, vou aguardar, mas mesmo assim, se algum Luthier daqui souber, desejo auxílio! Very Happy
Ra_guitar

MensagemEnviada: Sáb Ago 02, 2008 7:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Depois conte o que eles disseram. Razz

Abç.
Syrrah

MensagemEnviada: Ter Ago 05, 2008 2:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Ra_guitar escreveu:
Depois conte o que eles disseram. Razz

Abç.

Deletaram minha resposta, creio. Recebi resposta dizendo que não muda em nada o som utilizando esta capa, só vai mudar a estética.
JurisCode - Administrador do Site escreveu:

deletei porque você só citou duas mensagens e colocou uma caretinha abaixo.
tinha dois quotes e uma caretinha. Se você colocou a sua resposta no campo quote, foi mal, mas tome cuidado para evitar futuros mal entendidos.
lee_garcia
Luthier
Luthier

MensagemEnviada: Qui Set 25, 2008 2:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Depende do Metal, se for ferroso, sim, se for não ferroso, não enferruja (oxida)
Pedroluthier1
Luthier
Luthier

Localização: Pç do carmo,71-loja14-1ºandar-sto andré- sp- tel/fax 4432-2066 ou 3969-5939

MensagemEnviada: Ter Set 30, 2008 8:52 pm    Assunto: Responder com Citação

E ai Gabriel201294 tudo bem
O que ocorre é uma oxidação provocada pela úmidade e pelo acído úrico eliminado pelas mãos do músico . O problema também atinge botões de metal dourado/ prateado, pontes tune-o-matic , tarrachas e até instrumentos de sopro e percurssão. Esta substância que se inicia com uma coloração esbranquiçada , por fim torna-se esverdeada conhecida como zinabre.
Dicionário Michaelis:
Zinabre:Hidrocarbonato de cobre, de cor verde, que se forma na superfície do cobre ou latão, quando expostos ao ar úmido.
A gibson tem conhecimento do problema, e a solução que ela encontrou para amenizá-lo foi aplicar uma película autoadesiva transparente , as vezes com a logotipo da empresa em azul, creio que você já deve ter visto.Bem,podemos utilizar o papel contact transparente facilmente encontrado nas papelarias ,devendo substituí-lo de vez em quando.Você deve estar se perguntando.E o som não será prejudicado?
Eu te digo que qualquer gota de tinta ou superbonder que vier colocar sobre os polos terão expessura maior que uma folha de papel contact, logo não prejudicará o som. Não utilize bombril , pasta de polir, caol pois removerá o revestimento do cromo.
Em casos extremos, o último recurso e desmontar o captador e recorrer aos luthier de instrumentos de sopro para aplicar um banho de cromo dourado ou prateado normalmente aplicado em saxofone, trumpete. Se for utilizar este recurso aproveite também para banhar as outras peças caso as mesmas estiverem oxidadas ou com o banho desgastado.

Espero ter ajudado, um abraço

adresssss

MensagemEnviada: Ter Abr 06, 2010 10:16 pm    Assunto: Responder com Citação

ola! se eu tira a plaquinha de metal q fica nos captadores o som muda?
vlw
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Pergunte ao Luthier Todos os horários são GMT - 1 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.