Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

O Ska é parente do Reggae?

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Outros Ritmos
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
DSoM
Super Moderador
Super Moderador

MensagemEnviada: Qua Abr 02, 2008 11:59 am    Assunto: O Ska é parente do Reggae? Responder com Citação

Costumo ouvir bastante Paralamas, e eles colocam ska, ou componentes dele, em quase todas as músicas.

O ska seria um parente do reggae? Reparo várias semelhanças entre um e outro, por exemplo, a guitarra fazendo os contras e algumas combinações padrão de viradas na bateria.

E aí, alguém sabe?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Qua Abr 02, 2008 1:52 pm    Assunto: Responder com Citação

o ska é tão parente do reggae que no nosso site colocamos o ska, jsutamente, como variação do reggae.

é uma forma simplificada de se tocar o reggae.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
DSoM
Super Moderador
Super Moderador

MensagemEnviada: Qua Abr 02, 2008 4:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Forma simplificada, ou forma diferente?

Reparo que no ska os instrumentos de sopro são bastante valorizados, no reggae eles se destacam mas não tanto quanto no ska.
Gorth

MensagemEnviada: Dom Mai 24, 2009 11:36 pm    Assunto: Responder com Citação

Gente do céu, eu vou desenterrar o tópico, perdão.
Mas é porque ficou muito vago o que o Juriscode disse.
Na realidade, eu já ouvi muito ska, e ele não é bem uma subdivisão do reggae, o ska, na realidade, é um precursor do reggae.
O ska surgiu no final da década de 40, na jamaica, meio que em rodas de instrumentistas, tipo roda de pagode brasileiro, só que bem.. tocando ska. XD
Se eu não me engano, até no wikipedia tem um textinho bem legal sobre isso.
E DSom, os instrumentos de sopro passaram a ser bastante valorizados a partir da terceira 'onda' de ska que teve, que inclui bandas como Reel Big Fish e Less Than Jake, só pra citar umas, antes eles eram meio que acompanhamento apenas...
Se você voltar pras anteriores, procura Laurel Aitken, da primeira, que é o melhorzinho ao meu ver... A segunda era num trouxe nada de muito bom, na minha opinião, mas ainda assim vale a pena procurar. De qualquer forma, Ska originou o Reggae, assim como origniou o Ska Punk, de bandas tipo Operation Ivy e influenciou mais uma porrada de estilos...
Espero ter ajudado, mesmo estando muito, muito, muuuito, muuuuuuito atrasado XD
DSoM
Super Moderador
Super Moderador

MensagemEnviada: Seg Mai 25, 2009 12:03 am    Assunto: Responder com Citação

Gorth

Sem problema, cara, obrigado mesmo pela sua resposta. A resposta do Carlos me deixou meio a ver navios mesmo!

"Música: Você seria capaz de viver sem ela? O fato de nascer sem ela já é um fardo tão grande..."

Quer um país melhor? O primeiro passo é esquecer o "jeitinho brasileiro"...

Dúvidas sobre bateria? Pergunte no fórum "Outros Instrumentos" ou me mande mp!
Gorth

MensagemEnviada: Seg Mai 25, 2009 12:11 am    Assunto: Responder com Citação

Ahh, que bom que não incomodei ninguém XD
Ah eh, e sobre a forma de tocar, existem músicas de ska que na minha opinião chegam a ser tão complexas quanto algumas músicas de metal, variando rápido entre solos bastante melódicos que às vezes lembram jazz e blues e acordes pras bases, então acho que é mesmo uma forma diferente, e não simplificada...
Mas talvez isso também exista no reggae, nunca parei pra ouvir e estudar MESMO nenhum grupo ou artista do tipo...

abç.
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Seg Mai 25, 2009 10:40 am    Assunto: Responder com Citação

mas no violão é bem mais simples, a marcação do tempo é bem menos complexa que o reggae mesmo.

é da família do reggae, mesma coisa de um rock e metal, blues e country...

o ska é precursor, assim como o rockstead, bee bop (Bee bop e Rockstead não são aqueles mutantes capangas do Destruidor no desenho das tartarugas ninja?) e o próprio jazz.

Foram uns jazzistas norteamericanos que deram a roupagem do reggae como conhecemos hj em dia. Estudei bastante sobre o assunto para fazer a video aula sobre reggae.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Gorth

MensagemEnviada: Seg Mai 25, 2009 2:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Ahh sim, aí eu já não posso afirmar nada, porque nunca vi ninguém tocando ska no violão, tipo, sem desmerecer o instrumento nem nada...
Tava só comentando sobre o que eu já vi e conheci, e como já disse, reggae eu não conheço mesmo... =)
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Seg Mai 25, 2009 4:22 pm    Assunto: Responder com Citação

SKA, na verdade, é uma onomatopéia.

imita o som das cordas da guitarra tocando o ritmo.

S - seria subindo, com as cordas abafadas e o KA seria um staccato descendo os dedos.
Rafhaelb

MensagemEnviada: Qui Abr 22, 2010 1:25 pm    Assunto: Responder com Citação

Foi mal ressuscitar o tópico mas Gorth discordo quando disse

...os instrumentos de sopro passaram a ser bastante valorizados a partir da terceira 'onda' de ska que teve, que inclui bandas como Reel Big Fish e Less Than Jake, só pra citar umas, antes eles eram meio que acompanhamento apenas...

O ska original é o instrumental, onde se utiliza bastante os instrumentos de sopro. Vide por exemplo The Skatalites.
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Qui Abr 22, 2010 3:17 pm    Assunto: Responder com Citação

existiram várias formas de se tocar o reggae, mas o termo reggae mesmo é usado genericamente para englobar outros ritmos, como o ska, por exemplo.

A rigor mesmo, se a gente ouvir muitas bandas de reggae, eles tocam o ska e não o reggae.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Outros Ritmos Todos os horários são GMT - 1 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.