Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

Tensor

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Pergunte ao Luthier
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
cotoloide

MensagemEnviada: Dom Abr 25, 2010 4:51 pm    Assunto: Tensor Responder com Citação

Eae Galera beleza?

então é o seguinte:

Como eu mudei o estilo de toca, porque eu entrei em uma banda cover stratovarius e Blind Guardian eu abaixei minhas cordas para poder fazer os solos com mais facilidade, só que eu ja estava com a noção que eu terei que mexer no tensor. Mas como eu faço isso, pra que lado eu giro o tensor?? A unica coisa que eu sei é que tem que dar 1/4 de volta e depois deixar a floyd-rose paralela. eu sei q o tensor tem que estar solto colokando um pouco de WD-40 la dentro a unica coisa que eu não sei é pra que lado tem que girar!!

A detalhe: A medida quando você aperta a primeira casa e a 21° casa a corda ta colado no traste!!!

E outra coisa, você me disse que estava trocando tarrachas de uma guitar mas o Diametro era diferente e então você furou a madeira para poder "em caixar" a tarracha. Mas meu caso é diferente eu quero trocar o pino da correia!! ela é atras da guitarra e eu quero colocar na frente como as guitarras normais. Eu posso furar com uma furadeira normal aquelas de Mão?? è que como você tem oficina tem um equipamento melhor mas como eu não tenho pode ser akelas furadeiras normais??

Valeu cara pela ateção

Abraçoo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
jcsk8

MensagemEnviada: Qui Mai 13, 2010 2:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá. Não sou luthier profissional, mas como já tem tempo que você perguntou resolvi responder algumas, visto que eu mesmo regulo o básico das minhas guitarras e baixo, por não haver luthiers na minha região.

Na sua primeira dúvida você está equivocado, você não precisa mexer na tensão do braço somente porque abaixou a ação das cordas. Isso é feito na ponte, ou nos 'saddles'. E essa regulagem de altura das cordas, a ação, deve ser feita APÓS a regulagem do braço. Se você manteve o mesmo calibre de cordas, não colocando uma maior ou menor, você pode abaixá-las verificando se não há trastejamento, dependendo do tipo de palhetada que você tem, mais leve ou pesada.
Mexer no tensor é necessário quando se troca o calibre das cordas ou quando aparecem problemas de trastejamento, o que pode significar alteração na madeira por diferenças de umidade do ar, temperatura etc.
Essa questão do WD-40 eu não sei, mas tome cuidado, além de não ter lido isso antes, eu evito o uso do WD-40. Ele é um óleo que remove corrosão. Mas favorece o aparecimento de mais corrosão posterior, por remover toda oxidação do metal, mas deixa-o sem proteção. É usado pra soltar engrenagens enferrujadas etc. Mas por exemplo, não uso em bicicleta porque ele tende a enferrujar mais depois. Mas precisa consultar um luthier quanto à isso.
Como toda rosca comum, exceto as invertidas, que são raras. Se você gira no sentido HORÁRIO (do relógio) você estará apertando, e anti-horário folgando.
Se você aperta, você faz com que o braço se curve pra trás, ou fique mais reto, se ele estiver curvado pra frente. E se folga ocorre o contrário.
E outro alarta, às vezes 1/4 de volta é o suficiente, sugiro que se for tentar, gire muito menos que isso e verifique novamente.
Se você aperta a primeira e a 21 casa, e a corda cola em todos os trates o braço está muito reto, ou curvado pra trás. A corda não deve encostar, deve haver um espaço mínimo, da espessura de um cartão desses de visita mais ou menos. Mas deve haver um espaço.
Outros dizem pra apertar no 1 e no 12 trastes, e verificar o espaço entre o 5 e o 7 traste, deve também haver o espaço de um fio de cabelo.
No seu caso, você deveria FOLGAR o tensor, (anti-horário), aos poucos, reafinar a guitarra, e verificar novamente, bem aos poucos. Sempre reafine a guitarra após toda mudança no tensor. Lembre-se que ele "equilibra" a pressão das cordas, no sentido contrário, deixando o braço com a curvatura correta.
Se não sentir segurança leve a um luthier.
Acho que todo guitarrista deveria comprar uma guitara velha, barata, bem ruim pra testar esse tipo de ajuste antes de tentar na sua. Custa um valor irrisório se comparado aos demais componentes pra se tocar.
Espero ter ajudado.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Pergunte ao Luthier Todos os horários são GMT - 1 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.