Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

Tutorial - Aprendendo A Regular O Volume Do Som

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Dicas & Macetes
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
prsergioleite

MensagemEnviada: Qua Jul 21, 2010 4:09 am    Assunto: Tutorial - Aprendendo A Regular O Volume Do Som Responder com Citação

OI !
Voce ja gravou alguma coisa e o volume final sai bem diferente do volume original ? Ou talves, alguem reclama do alto som da igreja, mas voce nem ouviu voce mesmo quando tocava ?

Para entender como funciona isso, voce precisa saber como cada integrante da aparelhagem musical " escuta" o som.
O que a gente chama de som, na verdade e' chamado de "SINAL" (signal)
e o volume na verdade, se chama "NIVEL" (level)

Num sistema de som ampliado (SRS - Sound Reinforced System ) existem 3 niveis: o nivel de recepcao ou entrada ( input), o nivel de processamento (process level) e o nivel de descarga ou saida (output). o nivel de processamento amplia o nivel recebido para nivel de saida. O nivel de processamento esta' intimamente relacionado com a potencia individual dos equipamentos.

O meio que os equipamentos musicais falam para nos, como estao ouvindo um determinado som e' pelos LED ( as luzinhas que ficam piscando quando o equipamento esta' ativado , recebendo sinais). Essas luzes nos informam a intensidade do sinal recebido pelo equipamento. Mantendo essas luzes proximo do ZERO dB (decibeis) e' o ideal para reproducao da mesma intensidade do som original.

Para regular uma mesa de som por exemplo, voce deve fechar todos os botoes de ganho ( geralmente girando para a esquerda) , deslizar os controles de volume para a marca do ZERO dB, deslizar o controle geral da mesa tambem para a marca do ZERO dB. Depois disso gire gradativamente o botao de ganho para a direita, regulando cada instrumento ate' que as luzes de controle da mesa de som pisquem proximo em volta da marca do ZERO dB. Diminua o ganho em instrumentos sobresaqentes se nescessario.

Se voce fizer que todos os equipamentos estejam trabalhando proximos da linha ZERO dB, o volume do som final sera' no mesmo volume do som original.
Se o volume resultado esta' baixo = aumente o som da fonte.
Se o volume ainda continua baixo pode ser 4 fatores:
a) a mesa chegou na potencia maxima, vai comecar a distorcao...
b) o amplificador esta' nos limites, nao passa disso, vai queimar...
c) o alto falante e' fraquinho, compre um outro melhor, mais possante
d) tem gente surda: troca.

Nao precisa fazer barulho para conseguir um bom volume de gravacao (recording level) para instrumento reais NAO acustico ( vocal, violoes, sopro, etc) Na verdade isso pode ser conseguido no silencio, sem que ninguem nao escute nada.

Veja o meu exemplo no meu home studio:
Seleciono a musica que vou trabalhar, eu cifro a musica, escolho o estilo, velocidade, etc.
Depois ensaio bastante, ensaio ate' enjoar, usando um fone de ouvidos.
Enquanto sigo ensaiando, vou imaginando os possiveis instrumentos e arranjos da musica.
Procuro sons, testo varios arranjos, seleciono tudo, etc.
Em um outro dia favoravel, gravo os varios instrumentos na memoria do meu sintetizador, usando o mesmo fone de ouvidos. Nao ligo os speakers.
Apos gravar tudo nos teclados, Salvo o diskette.
Em um outro dia:
Ligo os teclados, a mesa e o estudio: carrego o diskette no sintetizador e vou tranferindo pista por pista para o computador, todo material previamente gravado na memoria dos teclados. As luzinhas da mesa de som e as luzinhas do nivel de gravacao do meu programa me avisam como a gravacao esta' saindo.
Nao e' nescessario nem usar os speakers e nem o fone de ouvido.
Simplesmente uso os olhos para controlar os niveis.
So' pego o fones de ouvidos quando vou fazer a mixagem. Ninguem ouve nada .
Geralmente as mixagens sao feitas na calada da noite.
Falando sobre a calada da noite, vou durmir, tchau.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Dicas & Macetes Todos os horários são GMT - 1 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.