Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

Tutorial = Entrando Na Musica No Momento Correto

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Dicas & Macetes
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
prsergioleite

MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2010 1:19 pm    Assunto: Tutorial = Entrando Na Musica No Momento Correto Responder com Citação

Mais uma dica para voce que toca ao vivo: Entrar na Musica no momento e/ou velocidade certa.

1. Em apresentacoes ao vivo, voce ja percebeu que toda a banda entra certinho na musica, sem atrasos ou adiantamentos ? Errar na entrada de uma musica, ou, nao ter certeza onde entrar em uma musica, indica falta de tecnica ou despreparo de presenca em palco. Para remover a possibilidade deste erro, em apresentacoes ao vivo, o pessoal do palco ou pulpito, usa uma tecnica denominada "CLICKING".

2. O clicking na verdade e' um sinal de "metronomo" para alertar os musicos em dois pontos: a velocidade que a musica vai ser executada e quando a musica inicia ( compasso inicial ). Em outras palavras, o clicking sincroniza todo mundo para a musica.

3. Voce pode ter um clicking produzido ou emitido via mesa de som, via teclado, via metronomo eletronico, etc. Qualquer fonte onde a marcacao ritmica da musica pode ser estabelicida. Ja presenciei apresentacoes, onde o clicking e' enviado via monitores de palco ( retorno ) Existem clicking geral ( somente um para todos ) ou individual (cada um com o seu )

4. O clicking NAO e' um som publico para todos ouvir.Por isso algumas bandas se apresentam com os musicos usando fones de ouvidos. Geralmente o clicking e' enviado ao phone de ouvido do musicos, segundos antes da musica se inicar, em alguns casos, apos o clicking ter sido enviado ao musico, o baterista sinaliza o compasso inicial.

5.Na nossa igreja, o click e' um metronomo digital, conectado na mesa de som e enviado aos musicos via phone de ouvido. O irmao da mesa de som, recebe a lista do repertorio do culto mencionando a velocidade de cada musica. Ele ajusta a velocidade do clicking ( BPM ) segundos antes do inicio da proxima musica.
Como o nosso clicking 'e geral, as vezes o clicking fica soando no phone de ouvidos de todos, sincronizando a banda toda, momentos antes da musica, enquanto o lider de louvor esta' ministrando. Um sinal discreto do lider musical e todo mundo entra na musica no momento certo.

6. No meu caso, eu NAO aprecio o uso de fones de ouvidos em apresentacoes ao vivo. Eu sempre me apresento sozinho com meu sintetizador e o pessoal do vocal. Uso o sequenciador e toco junto ao vivo. Se a musica inicia direto sem indicacao de momento exato ou velocidade, geralmente o play-back contem um ou 2 compassos com o piano gravado, o resto do piano eu toco ao vivo. Eu uso este artificio toda vez que o meu play-back nao fornece nenhuma dica para eu entrar tocando com sequenciador em sincronismo exato.

7.No caso da musica ter uma pauza geral em um determinado compasso ao longo da musica, eu pre-gravo algum "som de alerta", ou seja, um sinal para me dar o cliking, assim eu vou re- entrar na musica em sincronismo com o play-back, tao logo a pauza acaba.
Na real pratica, quando chega uma pauza geral no meio da musica, enquanto a pauza prossegue, sigo mantendo o meu ritmo interno, mas me guio esperando o som de alerta soar. Soando este som, eu re-entro no momento certo e a musica segue sem erros de sincronismo entre o sequenciador (play-back) e eu.

8. O uso do clicking eleva a qualidade da performance e a apresentacao nao perde o brilho. Um grupo de louvor onde alguem inicia tocando e os outros entram e se atropelam na musica, e' sinal de despreparo tecnico.
Ja passou o tempo em que alguem ficava dando sinal ou movendo o pescoco para alertar alguem quando entrar na musica.

Deus te abencoe.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Dicas & Macetes Todos os horários são GMT - 1 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.