Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

Ajuda em campo harmônico

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Guitarra
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
w.gabi

MensagemEnviada: Sex Mai 20, 2011 11:23 am    Assunto: Ajuda em campo harmônico Responder com Citação

Estou estudando Harmonia e improvisação do Almir chediak, e me surgiu uma dúvida. Eu devo considerar como do campo harmônico da tonalidade, tantos os acordes formados pela escala menor natural, quanto pela menor melódica e menor harmônica?
Por exemplo nessa progressão: Am7 D7/9 Bm7 E7/9
Os acordes D7/ 9 Bm7 e E7/9 (que contém o F# e G#) se encaixam perfeitamente na escola menor melódica, e o livro diz que essa progressão está na tonalidade de Am, então é por isso?
Por que eu costumava considerar só os acordes da menor natural, e considerava os outros como empréstimo modal.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Thomas Huskey
Luthier
Luthier

MensagemEnviada: Sex Mai 20, 2011 10:34 pm    Assunto: Responder com Citação

Empréstimo modal - Se você tiver o campo harmônico maior de C você empresta acordes do campo harmônico de Cm...

Se você tiver o campo harmônico maior de A você empresta acordes do campo harmônico de Am...

Se você tiver o campo harmônico maior de G você empresta acordes do campo harmônico de Gm...

E o mesmo serve para as outras tonalidades...
========================================
========================================
Dentro da tonalidade de Am/C você tem mais de 1 campo harmônico.

Tem o menor natural..menor harmônico e menor melódico.
E tem o campo harmônico maior que seria o de C nesse caso (relativa maior).
w.gabi

MensagemEnviada: Sáb Mai 21, 2011 3:46 pm    Assunto: AEM Responder com Citação

Mas tipo, ele não considera esses acordes de empréstimo modal, mas no caso não estaria errado em considerar, pois serão de empréstimo modal no campo harmônico de Am natural, mas oriundos do campo harmônico de Am melódico ou harmônico, certo?

E tipo, se liguem nessa progressão de acordes (da música Testamento- Toquinho e V. de Morais):
D6/9 A7 A/G Am6/C B7 Em7 A7 D6/9

Na análise dessa música ele não considera o Am6/C como AEM, mas se ñ é de empréstimo modal, é o que? Porque na tonalidade de D maior, esse acorde não está.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Guitarra Todos os horários são GMT - 1 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.