Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

Baixo em músicas católicas!!

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Outros Instrumentos
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
ricardosouza

MensagemEnviada: Dom Fev 17, 2013 10:16 pm    Assunto: Baixo em músicas católicas!! Responder com Citação

Comecei já faz 2 anos a participar num grupo de música em uma igreja católica aqui perto de casa, como já fiz curso de violão já faz alguns anos no começo tocava violão e a alguns meses atráz decidi mudar para o baixo porque tem muito violão no grupo hehe!!
Como nunca fiz curso de baixo e não entendo nada de técnica de baixo apenas li a respeito mas na prática não sei usar, e desde de então estou fazendo o básico apenas tocando as notas, ou seja, o dó sempre toco na terceira casa na 3º corda, o lá as vezes toco na 3º corda solta ou na quinta casa na 4º corda e por ai vai e como o pessoal está gostando me acomodei e não quis mudar, mas escutando algumas músicas católicas e músicas sertanejas vejo que os baixistas usam umas levadas bacanas então queria saber as levadas são baseadas nos ritmos de violão, ou seja, quando o ritmo é baião é uma levada e quando é valsa é outra levada ou é feito de outra forma??
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Seg Fev 18, 2013 1:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Na verdade você tem que aprender duas coisas básicas para começar a fazer alguma diferença.

primeiro é a marcação da da tônica, terça e quinta (dó, mi, sol; ré fá#, lá; mi, sol#, si...) ou tônica, terça menor, quinta se os acordes forem menores (dó, mib, sol; ré fá, lá; mi, sol, si...).

Depois, para você marcar alguma variação da bateria, ou da marcação no violão, muito comum entre estrofe/refrão; refrão/estrofe, você pode usar um modo grego, uma pentatônica talvez.

Você pode usar um clichê como fazer uma escala da nota em que você está até a nota tônica do acorde seguinte. Não sei qual a afinação do seu baixo, mas vou dar um exemplo na afinação "EADG"

Código:
|E|----|-------------|-------3-|----3-
|A|--3-|----3-------3|-3-2-0---|2-5---
|D|----|2-5----2-5---|---------|------
|G|----|-------------|---------|------
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
ricardosouza

MensagemEnviada: Seg Fev 18, 2013 3:50 pm    Assunto: Responder com Citação

Legal, já estou conseguindo fazer algumas coisas diferentes com essas dicas, outra coisa, esse código é em dó né?
Se fosse fazer em G como que ficaria o desenho??
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Seg Fev 18, 2013 5:14 pm    Assunto: Responder com Citação

comecei com um compasso tético em C, depende de como está a afinação do seu baixo. Essa afinação é EADG de cima pra baixo (Mi, Lá, Ré Sol) e depois faz uma escala e repousa em G.

Manda como está a afinação do seu baixo que eu faço um desenho, mas é sempre a tônica, terça e quinta. Se fosse acorde menor teria que pegar a terça menor e não a terça maior.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
ricardosouza

MensagemEnviada: Seg Fev 18, 2013 11:56 pm    Assunto: Responder com Citação

A afinação é em "EADG"

Vou mostrar uma música de exemplo.Essa é uma das músicas que vamos tocar neste fim de semana e é uma das músicas que gostei da levada de baixo ai como já tenho uma noção de escalas porque já vi isso no curso de violão fico meio que boiando em como colocar na prática em um exemplo como essa música, porque as músicas na igreja em geral seguem esse estilo
música - http://www.youtube.com/watch?v=V4NoUQdmRWs
cifra - http://www.portalkairos.org/campanhadafraternidade/2013/docs_cf_arquivos_pk/cifras_cf_2013_pk.pdf (7ºmúsica)
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Ter Fev 19, 2013 2:50 am    Assunto: Responder com Citação

tem vários detalhes que eu não consegui perceber, tem que colocar o fone de ouvido e aumentar o volume.

mas eu fiz uma marcação na tônica. dá certinho, na estrofe, com o tempo da música bater uma vez a tônica, espera um pouco, duas vezes na tônica, ou quinta mais tônica seguida. Olha o exemplo abaixo e encaixe no tempo da mudança de acorde se no tempo:

como é compasso tético, a primeira marcação vai ser exatamente quando fala PO, da palavra POvo

Código:
||-------------|---------------|0------0-0-
||0----0-0-----|2------2-2-----|-----------
||-------------|---------------|-----------

A partir do A eu fiz um exemplo usando tonica e quinta

Código:
||5----0-5-----|2--------2-----|-------4---
||-------------|-------4-------|4--------4-

Aqui no segundo verso do refrão eu fiz uma linha mais acompanhando a melodia
Código:
||---------|-0-2-4----|5------0-5-----
||2-4-2-0--|----------|---------------
||---------|----------|---------------
||---------|----------|---------------

o primeiro tempo eu coloquei a melodia do "felizes quem". Aquele primeiro Lá do terceiro tempo você vai tocar exatamente quando fala conFIa.
ricardosouza

MensagemEnviada: Ter Fev 19, 2013 2:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Nossa muito obrigado já me deu uma luz hehe, agora to conseguindo me vira bem!!!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Outros Instrumentos Todos os horários são GMT - 1 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.