Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

Metallica e suas complicadas harmonias.

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Guitarra
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Chrishomer

MensagemEnviada: Qua Mai 29, 2013 5:08 pm    Assunto: Metallica e suas complicadas harmonias. Responder com Citação

Toco guitarra faz 25 anos e sempre tirei tudo de ouvido e na raça, confesso ter muita pouco conhecimento teorico , agora que temos o youtube tudo ficou melhor e mais facil , comprei uma pedaleira Boss me 25 e tentei criar um efeito que simule 2 guitarras ( tonica e terça) mas logo notei que não funciona, nas musicas do metallica como the day never comes , ride the lighting , and justice for all e etc os intervalos não se encaixam , alguem com o conheçimento aprofundando em harmonia poderia me explicar pq isso aconteçe???
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
matheus_guita

MensagemEnviada: Qui Mai 30, 2013 5:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Acontece que as terças dependem do tom da música.

Para simplificar:

A terça é a terceira nota da escala, que é a que determina se o acorde ou escala é maior ou menor.
Ex:

C maior = C D E (A distância entre a tônica e a terça maior é de 2 tons)

C menor = C D Eb (A distância entre a tônica e a terça menor é de 1 ton e meio)

Quem determina de determinado acorde é maior ou menor é o tom do campo harmônico.
Ex:

Na escala de C, o D é menor (C Dm Em F G7 Am B°)

Já na escala de A, o D é maior (A Bm C#m D E7 F#m G°)

Acredito que esse efeito só seá perfeito se você conseguir dizer para o seu equipamento em que tonalidade você está. Assim ele saberia, através da nota que você está tocando, se a terça a ser usada será a maior ou a menor.

Por favor, se eu estiver errado, alguém me corrija. Eu nunca usei esse efeito em uma pedaleira.

Abraço.
Chrishomer

MensagemEnviada: Sex Mai 31, 2013 7:51 pm    Assunto: Responder com Citação

agradeço a boa vontade , mas essa não foi a pergunta , eu disse alguem com conhecimento aprofundado em harmonia poderia me responder pq o efeito harmonize em pedaleira não segue a linha correta da musica , conversando com um colega , ele me disse que na pedaleira ela só segue o campo harmonico maior natural e seus relativos menores e que as guitarras do metallica seguem duas linhas diferentes dessa regra mesmo estando em terças , eu queria saber o que essas guitarras usam para soarem assim tão bem encaixadas . Tem que ser quem manja de harmonia e não apenas introdução harmonia copiada da net.
matheus_guita

MensagemEnviada: Seg Jun 03, 2013 2:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Cara, me desculpe se a minha resposta não ajudou.
Eu só quis desenhar a resposta pq tem muito iniciante aqui no fórum que provavelmente vai se interessar pela sua pergunta. Já que é muito boa.

Não copiei da internet, apenas escrevi da maneira mais simples que eu encontrei. Assim como eu sei que você, com 25 anos de experiência, não precisa dessa explicação.

Mais uma vez me desculpe. Mas, por favor, não menospreze o conhecimento de alguém apenas porque a resposta não foi exatamente como deveria. Pode ser apenas erro de interpretação.

Precisamos de pessoas tão experientes como você para estimular quem está começando. Não para fazê-los ter receio de postar aqui no fórum.

Abraço.
Chrishomer

MensagemEnviada: Seg Jun 03, 2013 8:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Desculpe me você colega pelo tom mau colocado , sei que você quis ajudar e pelo jeito foi o unico ate o momento , me retrato aqui com você pois foi mau colocado minha observação mas ok , acredito que o efeito que procuro não será possivel em nenhum pedaleira apenas pelo fato da harmonia das linhas de guitarras não serem de um campo harmonico natural , mas era preciso que algum expert no assunto de hamonia explicasse afinal o metallica usa hamonia em modo grego ou o que ?? para conseguir linhas tão fodasticas.
matheus_guita

MensagemEnviada: Ter Jun 04, 2013 2:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Fique frio. Sem ressentimento. Smile

A sua pergunta me atiçou a curiosidade e eu também estou pesquisando o assunto.
Se descobrir a resposta, por favor, não se esqueça de nós. Smile

Pensando no que você disse sobre modo grego, será que é só em terças, mesmo? Se fizer uma dobra em quintas, a menor melódica também diferencia neste intervalo.

você tem razão... precismos de um expert em harmonia.

Abraço.
Chrishomer

MensagemEnviada: Ter Jun 04, 2013 3:36 pm    Assunto: Responder com Citação

matheus_guita escreveu:
Fique frio. Sem ressentimento. Smile

Pensando no que você disse sobre modo grego, será que é só em terças, mesmo? Se fizer uma dobra em quintas, a menor melódica também diferencia neste intervalo.

você tem razão... precismos de um expert em harmonia.

Abraço.

Na verdade eu nem sei o que eles usam nessa linhas , eu citei que talvez pudesse ser algum modo grego mas sinceramente acho que nem isso deve ser , não tem dobras em quintas ali pq senão a harmonia seria muito diferente do que ouvimos , sei que essas harmonias vem desde album ride the lighting ate o death magnetic , só uma cara que harmonicamente fodido pra nos explicar isso e temo que ele nem apareça por aqui é uma pena .
matheus_guita

MensagemEnviada: Dom Jun 09, 2013 2:01 am    Assunto: Responder com Citação

Chrishomer, ainda não desisti da nossa dúvida...

dei uma olhada no riff da introdução da Ride the Lightning e achei que é uma baita pegadinha musical Smile

Tem hora que as notas são Tônica e Quarta (Ex: F# e B).
Mas as mesmas notas são invertidas (Ex: B e F#) e a sonoridade fica de Tônica e Quinta.
Tudo dentro do mesmo riff.
Talvez seja a variação dos intervalos usados que fazem as hamonias ficarem tão fodásticas.

Ainda não consegui alguém para nos explicar.
juliosam

MensagemEnviada: Sex Jun 21, 2013 6:22 pm    Assunto: !!! Responder com Citação

Nossa! não entendi nada, mas achei a conversa tão bonita e gosto tanto de metálica que li até o fim! Very Happy
MORGANGC

MensagemEnviada: Qui Jun 27, 2013 3:56 pm    Assunto: Responder com Citação

cara, com uma boss me 25 voce não chegará nem em 30 % do que o metallica faz.

Seria interessante você buscar em sites gringos que fazem cover de metallica. Por exemplo, o gilmourish.com é referencia quando o assunto é pink floyd. lá existem todas as settings de qualquer pedal e você reproduz tal qual. Digo isso pois com o lixo chamado zoom 2100 que tenho, já fiz muita gente ficar quieta em shows covers nossos, tocando another brick in the wall part 1 e 2 com um efeito bastante proximo ao original.

Existe um site só sobre cover de u2 atualmente, achei bem bom também

toco há 17 anos, fiz 2 anos de aula , achei uma droga e parti pro autodidata, muitas cifras aqui do site bem la do inicio, sobre gangajjang, spy v spy e canamaré fui eu que mandei, portanto esse é o pouco que posso te dizer para tentar ajudar

abraço

Morgangc
Thomas Huskey
Luthier
Luthier

MensagemEnviada: Dom Jun 30, 2013 11:03 am    Assunto: Responder com Citação

Esse lance de pitch shifter e esses pedais de harmonia nunca funcionam.

O Metallica e bandas que usam guitarras em terça na maioria das vezes não usa esses efeitos. Cada guitarra toca uma nota. Uma toca a tônica e a outra a terça e no cd tem a questão da produção musical e afinação.

No metal se usa muito os intervalos de oitava, quarta, quinta e terça.

Em riffs muitas vezes a quarta e quinta são aumentadas ou diminutas.

Uma boa parte das bandas de metal mesmo que saibam teoria musical usa o ouvido. Muitos músicos não pensam ou não se preocupam se é harmonia tal ou coisa do tipo. Pela experiência e ouvido desenvolvido eles já tem noção dos intervalos que dão certo no estilo musical que tocam.

Se você ficar preso no campo harmônico dificilmente vai conseguir a resposta que quer.

Muitas vezes no metal o contraponto é bastante usado. E nem sempre segue-se uma linha lógica de harmonia dentro de regras.
Chrishomer

MensagemEnviada: Sáb Jul 20, 2013 3:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Voltei pessoal , desculpa ai o sumiço mas tava trabalhando e comendo vagabunda o tempo todo , foi uma por boa causa , seguinte pessoal , queria esclareçer que eu toco e tiro de ouvido , sempre fui autodidata e toco metallica desde de meus 17 anos tenho 37 hj , o caso não é como se tocar e sim entender como é criado mas como deu pra perceber metallica e outras bandas não usam uma formula certa e sim pura sintonia entre ambos guitarristas , trabalho e inspiração , citar guilmour no topico me fez relembrar do solo final de confortably numb no show pulse que é simplesmente fodastico e que nem o proprio guilmour conseguiu se superar ate hj ,durante anos em discussões sadias em foruns de musica , tentei descobrir ou entender se esse solo especifico foi inspiração ou dedicação para resultar naquela maravilha , assim como o metallica cria essas linhas em duetos tão unica , hj eu aplico a minha visão sobre ambos os casos , é 30% de inspiração e 70% de trabalho e dedicação , estamos falando dos Srs guilmour , hammett e hetfield , são 3 nomes supra-sumo das linhas de guitarras melodicas , harmonicas e unicas , então o que podemos entender que mesmo esse monstros precisam de tempo para lapidar sua propria obra , expor nas guitarras o que vem de dentro e não num ato santo e magico de momento , obvio que isso aconteçe algumas vezes , mas não é todo show , todo dia , toda sessão de studio , fica mais uma reflexão no ar .
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Guitarra Todos os horários são GMT - 1 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.