Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

Pergunta a compositores

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Música em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  

Você toparia compor músicas personalizadas para as pessoas darem de presente, com um ganho entre R$30,00 e R$80,00 por composição?
Sim
16%
 16%  [ 1 ]
Não
83%
 83%  [ 5 ]
Total de Votos : 6

Autor Mensagem
cinthiakamp

MensagemEnviada: Sáb Jul 03, 2010 10:29 pm    Assunto: Pergunta a compositores Responder com Citação

Muitas pessoas gostam de dar presentes originais a quem amam e admiram, e lembrei da época de escola, em que nós podíamos gravar nós mesmos cantando a letra de uma música famosa com a melodia por trás, para datas especiais, como dia dos pais e dia das mães. Depois pensei que podia ser muito mais interessante convidar um compositor para compor uma música personalizada.

Por outro lado, acho que essas pessoas não podem pagar, em sua maioria, o quanto realmente vale uma composição inédita. Pensando alto, acho que as pessoas pagam de R$30,00 a R$80,00 por um presente para alguém especial, e fiquei me perguntando se, para ter uma renda extra, um compositor toparia realizar esse tipo de trabalho. Por isso, fiquei curiosa e gostaria de fazer essa pergunta:
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Thomas Huskey
Luthier
Luthier

MensagemEnviada: Sáb Jul 03, 2010 10:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Não gastaria nem 1 centavo com isso..eu levo música muito a sério pra ficar fazendo esse tipo de coisa...se for assim prefiro eu mesmo compor a parte instrumental e convidar alguém pra cantar..
cinthiakamp

MensagemEnviada: Sáb Jul 03, 2010 11:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Thomas Huskey escreveu:
Não gastaria nem 1 centavo com isso..eu levo música muito a sério pra ficar fazendo esse tipo de coisa...se for assim prefiro eu mesmo compor a parte instrumental e convidar alguém pra cantar..

Oi Thomas, obrigada por responder, mas acho que você não entendeu a pergunta. Na verdade, quem pagaria por isso, não seria um músico, é claro, mas sim uma pessoa que não sabe fazer música e gostaria de dar uma composição exclusiva de presente para alguém. O músico seria pago por essa composição e, embora seja um valor simbólico, ou seja, o preço médio de um presente, ao compor várias músicas personalizadas (ex: de aniversário, de pedido de casamento, pedido de desculpas, agradecimentos, homenagens, etc), seria possível reunir uma boa renda extra, que poderia ajudá-lo em sua carreira.

Se, por exemplo, você compõem um presente musical por semana, poderia ganhar em torno de R$320,00 a mais por mês. Sei que esse não é exatamente o tipo de composição que um músico quer fazer, mas, é como fazer um Jingle, só que, ao invés de estar fazendo isso para empresas, você está fazendo para pessoas darem de presente, respeitando sempre a lei do direito autoral.

É só uma reflexão, pois pensei em fazer uma experiência com isso. Alguns compositores que estão em início de carreira acharam bem interessante, pois é uma renda que ajudaria a pagar as contas do mês.
Thomas Huskey
Luthier
Luthier

MensagemEnviada: Sáb Jul 03, 2010 11:07 pm    Assunto: Responder com Citação

eu entendi sim..mas particularmente não achei legal (pelo menos pra mim) a idéia de dar uma música de presente...e se a pessoa não gostar da música?

No caso não vai ser como uma camiseta que da pra trocar na loja...
cinthiakamp

MensagemEnviada: Sáb Jul 03, 2010 11:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Thomas Huskey escreveu:
eu entendi sim..mas particularmente não achei legal (pelo menos pra mim) a idéia de dar uma música de presente...e se a pessoa não gostar da música?

No caso não vai ser como uma camiseta que da pra trocar na loja...

Mas não seria uma música qualquer. Você teria um briefing da pessoa (igual ao briefing que você recebe de uma agência de publicidade para compor um jingle). Ela te descreveria as características do presenteado, estilo musical preferido, palavras que ela gostaria que aparecessem na letra, etc. Ela te daria todas as dicas sobre o que ela quer nessa composição personalizada.

De qualquer forma, respeito a sua opinião e acho que, de fato, para muitos compositores isso não vale à pena; mas, para aqueles que estão começando, pode ser uma boa entrada no mercado.
Thomas Huskey
Luthier
Luthier

MensagemEnviada: Dom Jul 04, 2010 1:59 am    Assunto: Responder com Citação

e se você quiser fazer uma música pra alguém que curte black metal...hahahaha...fico até imaginando as palavras q a pessoa gosta... Twisted Evil
overlapping

MensagemEnviada: Dom Jul 04, 2010 7:57 am    Assunto: Responder com Citação

ja tinha pensado nisso, acho uma otima ideia. Pena nao ter tempo pra mais do que compor, o meu trabalho de divulgacao deixa muito a desejar...
lopes35

MensagemEnviada: Seg Ago 23, 2010 2:34 pm    Assunto: Responder com Citação

O problema é achar alguém para comprar, a idéia seria genial se houvesse mercado pra isso. Nossa geração mudou,eles não conhecem uma composição , não sabem que uma letra tem que dizer algo. é muito pobre essa geração. Hoje não temo um compositor ou interprete como tínhamos antigamente. Quer saber....um compositor de verdade ele viaja em sua imaginação, ele busca sentido pra musica, traz aquilo que acontece com ele e joga de vez dentro da musica. Agora, criar uma composição sem ter vivido eu acho muito pobre. Desculpe, mais vim de uma geração de músicos e compositores de verdade ....como Francisco Alves, Nelson Gonçalves e outros como o próprio Chico Buarque.
JuninhoCruzG3

MensagemEnviada: Seg Fev 06, 2012 6:47 pm    Assunto: Responder com Citação

olha,
na MINHA OPNIÃO, Musica não se vende...
Ultimamente temos perdido a qualidade das musicas por causa disso...
Música por Dinheiro e não por AMOR!

Um presente especial: pode ser chamar um musico para tocar (Como as antigas serenatas), pode gravar um vídeo com uma musica Realmente Inspirada e incluir apresentação de fotos junto... Carro de Som e td mais, de acordo com a criatividade, coragem e disposição do indivíduo.

Não estou dizendo que ñ sai musica boa quando o motivo é R$
Mas, se, nós músicos, ja somos mal vistos muitas vezes, se vendermos o principal, a inspiração - Dizendo: "Me dá dinheiro q eu me inspiro" - Só pioramos nossa imagem.
MEU PONTO DE VISTA - NÃO É "O ÚNICO"

VIXI, O tópico é antigasso!!!! só percebi depois q postei... kkk'
A enquete ainda tá aberta... pensei q fosse pq ñ tinha mto tempo...
Mas o tema até q é interessante

Mal's
prsergioleite

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2012 3:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu ja fiz isto. Fui chamado para compor uma musica especifica para um amigo meu = Aniversario da noiva.
Conversei com a pessoa solicitante, colhi informacoes como ideias e gosto.
Conversei tambem com a familia da pessoa que iria receber a musica e colhi informacoes mais detalhadas sobre a pessoa.
Fiz uma letra rascunho, troquei ideias com o solicitante e por fim defeni a letra. Depois compuz a melodia.
Mostrei o rascunho da musica ao solicitante e tive um grande OK.
Depois harmonizei a musica ( cifras), fiz os arranjos e mostrei ao solicitante.
Depois finalmente gravei com a musica cantada na voz do solicitante e imprimi o CD. Na festa de aniversario dela, ele tocou o Cd.
Resultado: lagrimas e lagrimas de contentamento da noiva para ele, e para mim, um presente de 100 dollars . Bencao pura.
Neste caso eu recebi uma quantia pela composicao da musica.
Mas eu NAO vendi a musica, ela continua sendo minha composicao.
raphabr87

MensagemEnviada: Sex Nov 01, 2013 1:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Com certeza eu toparia! Faço música porque gosto, mas todos temos que comer e pagar as contas, certo?

Agora eu faço feito Eddie: "Pode me chamar que eu vou, eu vou/Onde me quiser eu vou, eu vou/Eu já estou aí"
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Música em Geral Todos os horários são GMT - 1 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.