Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

Conciliar teclado, guitarra e violão numa banda.

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Teclado & Piano
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
rickeyboard

MensagemEnviada: Ter Jan 15, 2013 6:59 pm    Assunto: Conciliar teclado, guitarra e violão numa banda. Responder com Citação

Galera, A bateria tah fazendo a marcação, o violão tah fazendo a base, a guitarra tah fazendo o solo...oq devo fazer com o teclado?...Ajudem urgentemente!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Qua Jan 16, 2013 12:19 am    Assunto: Responder com Citação

O teclado vai ter a mesma função da guitarra, mas tem que ver que música você vai tocar.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
rickeyboard

MensagemEnviada: Qua Jan 16, 2013 10:19 am    Assunto: Responder com Citação

Cara, mas tipo assim...a guitarra faz solos e arranjos constantes...ñ vai fik bagunçado?...tem algumas musicas que eu utilizo o timpre "Piano Elétrico"...a depender da posição que eu toque, ou ele ficará tão grave qto o Baixo ou tão agudo qto a Guitarra...e aí o som fik meio que confuso...como se os instrumentos estivessem degladiando-se!
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Qui Jan 17, 2013 12:07 am    Assunto: Responder com Citação

Depende o que você está tentando fazer.
http://www.youtube.com/watch?v=Przn7x3puM0

De umas pesquisadas.

A função do teclado é tanto harmônica quanto melódica e tem que aprender como que a música que vcs estão tocando faz. Se você toca composições próprias, então o negócio é criar uma linha melódica para o teclado e colocar a guitarra para tocar a base ou fazendo floreios mas sempre em acordo um com a linha do outro.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
matheus_guita

MensagemEnviada: Seg Jan 21, 2013 2:01 pm    Assunto: Responder com Citação

juriscode escreveu:
A função do teclado é tanto harmônica quanto melódica e tem que aprender como que a música que vcs estão tocando faz. Se você toca composições próprias, então o negócio é criar uma linha melódica para o teclado e colocar a guitarra para tocar a base ou fazendo floreios mas sempre em acordo um com a linha do outro.

Acredito que é ai que podemos sentir o entrosamento da banda.

Se a guitarra não deixa espaço para o teclado, ou vice-e-versa, significa que não estão tocando junto, que não se complementam.

É como se fossem bandas diferentes dentro de uma só.

Ninguém, precisa tocar o tempo todo. Existe a hora certa para tudo.

Se olharmos uma partitura, vemos que a pausa é tão importante que pode ser considerada uma nota musical.

Meu conselho: o fórum ideal para esse assunto é o ensaio de vocês. Que deve ser onde cada um apresenta suas idéias e o grupo decide qual combinação vai expressar a identidade do som de vocês.
Eu já ouvi muitas vezes que se outro instrumento fizesse o arranjo que eu estava fazendo ficaria mais legal. Na empolgação, a gente pode não perceber que estamos fazendo "demais".
Se não tiver espaço para esse tipo de conversa dentro do ensaio, sem que gere desconforto, é porque a banda não está pronta para ser uma banda.

Abraço.
Adotados

MensagemEnviada: Qua Fev 06, 2013 12:16 pm    Assunto: Responder com Citação

A bateria tah fazendo a marcação, o violão tah fazendo a base, a guitarra tah fazendo o solo...oq devo fazer com o teclado?...Ajudem urgentemente!

Geralmente nesta situação eu costumo fazer no teclado um som de Hammond.
Por exemplo. Presta atenção naquela música do Pink Floyd - The Wall.
Quando a guitarra entra fazendo o solo, automaticamente o Hammond entra junto fazendo o fundo. Esta combinação de solo de guitarra com fundo de Hammond pra mim é perfeita !!!!

Obs.: Mas nada disso é regra. A criatividade e livre !!!!
Guedryan
Super Moderador
Super Moderador

MensagemEnviada: Qui Ago 15, 2013 5:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu vivo essa situação na minha banda, Escândalo Fônico, e a melhor alternativa é negociar com os demais integrantes, sendo que revejo entre base, solo ou arranjos, e para isso, precisa conversar antes do ensaio de cada música, pois a guitarra "solo" não precisa executar solos a música toda em todas as músicas executadas, até porque fica enjoativo, negocie hora ou outra assumir uma parte dos solos de uma música, tente usar os demais sons que não utiliza no teclado, procure usar pads e leads, que são sons que as guitarras não possuem na hora dos solos, abuse de orgãos nas bases e por ai vai...
Se puder escute alguma música da minha banda, vai observar que fico revezando as funções.
https://soundcloud.com/escandalofonico
prsergioleite

MensagemEnviada: Ter Fev 04, 2014 12:09 am    Assunto: Responder com Citação

Existe uma regra musical que as pessoas as vezes se esquecem:

Todo e qualquer instrumentoi tem uma funcao em uma determinada musica.
Existem 4 funcoes que um determinado instrumento pode fazer em uma musica.
Estas funcoes sao:
1. Instrumento de BASE = instrumentos que tracam o caminho da musica.
2. Instrumentos de APOIO = instrumentos que dao ritmo e a coloracao em uma musica.
3. Instrumento de ENCHIMENTO = instrumentos que preenchem os espacos vazios da musica e tambem sustentam uma determinada musica,
4. Instrumento de ORNAMENTO = instrumentos que enfeitam uma musica.
Um musico " IDEAL ' e' aquele musico que quando toca o seu instrumento, em uma musica, combina 2 ou mais funcoes durante a execucao.
Quando em uma banda se tem musicos "ideais" (musicos capazes) , entao se altera o ganho nos diversas partes de uma musica.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Teclado & Piano Todos os horários são GMT - 1 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.