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Escala Árabe!
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Autor Mensagem
Jiraiya



Registrado em: Domingo, 25 de Abril de 2004
Mensagens: 5

MensagemEnviada: Qua Nov 29, 2006 10:05 am    Assunto: Responder com Citação

Desculpe-me a Ignorância mas enarmônicos ...? onde eles estão nesta escala.....
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juriscode
Administrador
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Registrado em: Quinta-Feira, 11 de Novembro de 2004
Mensagens: 8842
Localização: Iporã/PR

MensagemEnviada: Qua Nov 29, 2006 11:23 am    Assunto: Responder com Citação

http://pt.wikipedia.org/wiki/Enarmonia

Enarmonia é a relação entre sons diferentes separados pela nona parte de um tom, mas que, em instrumentos com o braço separado em casas e os de teclas, são coinsidentes.

olhe o segundo parágrafo desse artigo:

Wikipedia, A Enciclopédia Livre, assim escreveu:
Em uma escala diatônica, cada nome de nota só póde ocorrer uma vez (ainda que alterada por acidentes). Por exemplo, na escala de Fá maior, as notas seriam: Fá, Sol, Lá, Sib, Dó, Ré, Mi e Fá. Notem que a relação entre Lá e Sib é de apenas meio tom, ou um semitom. Embora Sib e Lá# sejam enarmônicos, utilizamos o Sib pois já existe nesta escala a nota Lá. Se fosse utilizado o Lá# em lugar de Sib, a escala ficaria dessa forma: Fá, Sol, Lá, Lá#, Dó, Ré, Mi e Fá. Note que a relação entre Lá e Lá# é de exatamente um semitom também, utilizando, se até, da mesma tecla ou mesma casa no caso de instrumento de cordas, no entanto, essa escala não é utilizada para que ocorra a nota Si dentre as 7 notas da escala.


Parece-me que em Db e D, não lembre direito, mas tem um monte de enarmonias nas respostas
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victor.h



Registrado em: Terça-Feira, 28 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 1531

MensagemEnviada: Seg Dez 04, 2006 8:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Então, seria assim Juris, D Frígio:

D Eb F G A Bb C D!

Quando eu postei assim D D# F G A A# C D, q faz bastante tempo eu não sabia das enamonias! Wink
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fabio-teclado



Registrado em: Domingo, 4 de Fevereiro de 2007
Mensagens: 2

MensagemEnviada: Seg Fev 05, 2007 8:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Enarmonia: resumidamente são notas com sons iguais e nomes diferentes - por exemplo - D# e Eb, ou, E e Fb, ou B# e C!
D e D# são semitons cromáticos, e não notas enarmônicas!
Abraço!
Very Happy
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A100BLÉIA
Chato
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Registrado em: Segunda-Feira, 14 de Novembro de 2005
Mensagens: 1075

MensagemEnviada: Seg Fev 05, 2007 10:48 pm    Assunto: Escala árabe Responder com Citação

Escala Árabe

C - C D E F Gb Ab Bb C
D - D E F Gb Ab Bb C D
E - E F Gb Ab Bb C D E
F - F Gb Ab Bb C D E F
G - G A B C Db Eb Fb G
A - A B C Db Eb Fb G A
B - B C Db Eb Fb G A B

Fonte: Eu
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O Ilusionista
Convidado
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Registrado em: Quarta-Feira, 25 de Janeiro de 2006
Mensagens: 229

MensagemEnviada: Ter Mar 27, 2007 12:44 pm    Assunto: Responder com Citação

Tanto tempo se passou, e a dúvida persiste Smile Como eu disse no passado, não existe somente UMA escala árabe, eles trocam de escala inclusive durante a música (e várias vezes).

Juris: sim, as escalas orientais são cheias de enearmonicos.
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yuiuw



Registrado em: Sábado, 28 de Julho de 2012
Mensagens: 1

MensagemEnviada: Dom Jul 29, 2012 5:49 am    Assunto: Responder com Citação

o ilusionista, aquela escala(Egípcia 2) é o frigio Maior é o quinto grau da menor harmonica.
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KeyboardStrings



Registrado em: Domingo, 26 de Setembro de 2010
Mensagens: 23

MensagemEnviada: Sáb Jun 07, 2014 7:40 am    Assunto: Responder com Citação

ESTE TÓPICO É BOM PARA [email protected]$%=+-#¢§! E DEVERIA SER ETERNIZADO - TODOS QUE COMENTARAM FORAM 10! Idea


Na verdade, na verdade, as diferenças entre escalas são chamadas de MODOS.

modo frígio;
modo mixolídio;

e assim vai. Na verdade essas escalas do qual classificaram árabe, egipcia, sírio-fenícia, iraquiana, iraniana, indiana, turca, japonesa, chinesa, ou no geral chamando/nomeando de escala oriental, conforme falaram há anos neste tópico, são variações dos modos.

Já postaram aqui mas, lá vamos nós de novo:

Jônio: dó - ré - mi - fá - sol - lá - si - tem diversas variações
Dórico: dó - ré - mi♭ - fá - sol - lá - si♭ tem diversas variações
Frígio:dó - ré♭ - mi♭ - fá - sol - lá♭ - si♭ tem diversas variações
Lídio:dó - ré - mi - fá♯ - sol - lá - si tem diversas variações
Mixolídio:dó - ré - mi - fá - sol - lá - si♭ tem diversas variações
Eólio: dó - ré - mi♭ - fá - sol - lá♭ - si♭ tem diversas variações
Lócrio: dó - ré♭ - mi♭ - fá - sol♭ - lá♭ - si♭ tem diversas variações



No Brasil e nos EUA, utilizamos o modo Jônio. Já viram alguém falar "ESCALA BRASILEIRA"?

Nos outros países da America Latina todinha, utiliza-se os modos Eólio e o Dórico. Já viram alguém falar "ESCALA LATINA" ou ESCALA ARGENTINA, ESCALA EQUATORIANA, ESCALA COLOMBIANA?

Então porque ESCALA ÁRABE, EGÍPCIA ou seja lá de onde for, se os modos são gregos?

Gregos, por que foram eles os primeiros que fizeram o que estamos fazendo aqui. Escreveram de forma organizada e universal as escalas. E depois de listadas, viram a diferença entre elas e depois ainda viram as variações ou radicais destas diferenças. Só por isso.

Na Europa-Medieval (excluindo as Celtica, Helênica e a Europa Oriental que foi dominada pelos Árabes e Hebreus), fizeram uma bagunça do [email protected]$%=+-#¢§! com os modos gregos e isto confunde o mundo inteiro até hoje. (Excluindo o oriente médio que não foi colonizado pelos europeus e por isto tem a sua própria maneira de tocar e seus próprios instrumentos.)

Algum "feula-da-gaita" de "peruca branca de cachinhos", falou, escreveu m%*¬ e espalhou de forma equivocada o uso dos modos gregos e "deu ruim" até hoje. A ponto de renomearem os modo gregos primitivos. Isto é o que temos hoje e chamamos de perfeito, por que é o que aprendemos no inicio de nossa formação musical. E "ai de quem discordar". Rolling Eyes



O que determina o modo de uma escala são os seus intervalos que dão origens a determinados padrões melódicos.
.


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Conforme já foi dito aqui também, o que deixa marcado em nossa mente na região do oriente médio, não são as escalas e seus modos, mas sim os seus instrumentos que podem ser afinados, semi-afinados e micro afinados. Que P#@*§% é está?


***SEMI-AFINAÇÃO***


São os quartos de tom. Imagine você... É pô! Shocked Você mesmo, pegando o intervalo entre o C e o C# e dividindo este intervalo por quatro?

Em quantos pedaços ficariam divididos o intervalo entre o C e o C#? Cara você é inteligente demais!Cool Parabéns! Isso mesmo quatro pedaços.

Então... cada pedaço deste, representa uma semi afinação.

/C/1/2/3/4/C#/

Explicando novamente. O que fizemos aqui? Nós, alias, eu não, você! (Não me envolva nisto). Pegou o intervalo entre C e C# e dividiu por quatro. Isso mesmo!

É isso ai que você está pensando! Entre o C e o C# existem outros quatro tons diferentes, que os instrumentos que utilizamos no nosso país e na nossa cultura, não permitem serem semi-afinados, ou sejam, não permite atingirmos estes intervalos do qual dividimos. Do C, passamos direto ao C# ou D, E, etc... Poréeeeeeeeeeeem... Os instrumentos do oriente médio (vários deles) são capazes de atingir estes intervalos.

O único instrumento que utilizamos em nosso país que é capaz de semi-tonar é o violino, que tem um dispositivo em seu cavalete que pode fazer esta regulagem. A rabeca que é um tipo de violino artesanal feito no nordeste brasileiro, mas que não é de origem brasileira e a viola caipira, que teve sua ascensão na Espanha-Árabe (Espanha-Àrabe? Vá estudar a história do mundo) , pode semi-tonar sem o dispositivo que tem nos violinos, pois já é de sua característica natural fazer isto.

Algumas orquestras sinfônicas do oriente médio, afinam seus pianos (que também é capaz de semi-tonar) com a semi-tonalidade. Para dar quela identificação cultural aos seus concertos. É estranho para nós (aí sim, eu e você), mas natural para eles.

Se você dividisse o intervalo entre C e C# em duas partes, ainda seria semi-afinação. Os som emitido seriam o tons da divisão dois e três.

Se quiserem não precisa ler este paragrafo.

E em três. Sim, seria. Por que existem doze notas e doze é divisível por 3, mas geralmente na música o padrão é dividir em números pares e não sabemos dizer se no ponto central de uma divisão por três ([i]que seria terços de um tom) existem sons capazes de formar um padrão melódico e harmônico em uma escala. Na lógica sim, mas na prática, não sabemos.

É tipo a lógica da escala natural ter 12 intervalos e 6 acordes (três maiores e três menores )que você poderá sempre usar nesta escala para dar sentido harmônico a melodia. O número três aparece ai novamente, mas seguimos um padrão de números pares a quase mil anos e por enquanto estão dando certo. Mas deixando mistérios no ar...[/i]Confused


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***MICRO-AFINAÇÃO***


Agora, você de novo, isso mesmo!Confused Você, trabalhador, honesto, que escova seus dentes e penteia os cabelos todos os dias, vai pegar o intervalo que você dividiu em quatro, e dividir cada quarto(pedaço dividido) ao meio.

/C/ / / / /C#/


/C/ / / / / / / / /C#/


Com quantos pedaços ficamos?

Putzs-grillas cara! Acertou de novo! Tá aqui o seu diproma!!!Cool

Exatamente! Oito pedaços. Neste caso nós teremos os oitavos de tom, que é a chamada micro-afinação, que alguns instrumentos orientais conseguem atingir ou chegar muiiiiiiiiiiito perto.

/C/1/2/3/4/5/6/7/8/C#/


Caraca mané! Então entre o C e o C# eu posso ter oito tons diferentes?

Ai filhote... Tá aqui o seu diproma de pós-graduação. Cool

Exatamente isto! E se tivesse dezesseis tons entre C e C#? Também seria micro-afinação. E se tivesse vinte quatro tons entre o C e C#? Também seria micro-afinação. E tivesse... Rolling Eyes
Pô meu!
Bom galera... Por enquanto não sabe-se ainda de instrumentos capazes de atingirem capacidades de afinações acima dos oitavos de tons.

Pelo amor do gás atmosférico que você respira (a maioria aqui é o oxigênio), guitarras, violões não conseguem estes tipos de afinações. Então não tentem.
E o teclado? Sim os teclados conseguem, desde que tenham esta função.Very Happy Alguns modelos da Korg e o novo xps-10 da Roland possuem esta função, o quarto de tom, que é praticamente 95% utilizado na música oriental.


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***AFINAÇÃO***


É a utilização da afinação dos sons dos padrões que aprendemos e que os instrumentos de nossa cultura permitem atingir. Sem divisões entre os intervalos.


/C/C#/

Tenho duas opções de notas para utilizar. Quais são?Shocked

Cara você é PhD em ciências musicais! Justamente isto. O C ou o C#, quando não vice-versa.

Apesar da brincadeira. A musica ocidental está toda baseada e fundamentada na teoria da afinação, que é o que nós aprendemos, nos cursos, escolas e conservatórios e universidades daqui.




Galera!
Desculpem ai qualquer coisa ofensiva e o se o meu senso de humor foi negro em algum momento, tentei resumir um assunto que fazem grandes cientistas da música discutirem e desviarem o destino da ciência musical de uma forma básica e bem humorada. O que fiz foi nada mais, nada menos que utilizar todo o conteúdo que já estava no tópico.
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