Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

10 Dicas Importantes para Baixistas INICIANTES

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Dicas & Macetes
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
CBJUNIOR04

MensagemEnviada: Sáb Out 25, 2014 10:39 pm    Assunto: 10 Dicas Importantes para Baixistas INICIANTES Responder com Citação

Nos dias atuais, as pessoas não têm paciência para quase nada.Com a dinâmica e a velocidade de informações que temos com o advento da Internet, todos querem processar as informações sem muito critério.
Isso se aplica também aos baixistas que estão iniciando seu aprendizado, por isso resolvi passar algumas dicas que considero muito importantes para quem está começando.

1-Conheça seu Instrumento
Se você nunca tocou ou ainda está começando a tocar, é fundamental que você conheça seu instrumento, pois tenho certeza que você irá pesquisar na Internet vários artigos e vídeos sobre Contrabaixo, mas para que você possa entendê-los melhor, deve saber tudo sobre seu Baixo porque correrá o risco de não entender nada do que estará lendo ou assistindo e, com isso, acabará desanimando e desistindo rapidamente. O nome de cada corda, as partes do instrumento (ponte, captador, braço, etc.) e as funções de cada peça devem estar bem gravadas em sua mente. Assim você terá facilidade em assimilar o que o instrutor estará lhe passando.

2-O que devo procurar?
Inicialmente, não pense em já querer tocar alguma música, mesmo que ela seja fácil. Para começar, procure artigos e vídeos feitos por PROFESSORES de Música. Eles têm a didática perfeita e ensinarão técnicas que farão a diferença a seu favor lá na frente. Postura, maneira correta de tocar com a mão direita e o modo certo de atacar as cordas com a esquerda. Se você começar certo, nunca terá "vícios" que muitas pessoas adquirem quando não são orientadas corretamente e que ficarão praticamente impossíveis de serem corrigidos futuramente.

3-Exercícios
Para iniciantes, depois de aprender como se posicionar e tocar as cordas corretamente, existem alguns exercícios imprescindíveis como: escalas cromáticas, escalas naturais e pentatônicas.

4-Ferramentas
O baixista é, juntamente com o baterista, quem dá o ritmo da música. Para isso é necessário que você tenha uma perfeita noção de tempo. Nos primeiros exercícios, procure usar o METRÔNOMO. Comece com tempos lentos e vá aumentando gradativamente até melhorar sua agilidade. Se você não tiver um metrônomo, poderá achar vários sites que disponibilizam essa importante ferramenta.

5-Afinação
Para que você possa se familiarizar com as notas do seu Baixo, a primeira coisa que deve fazer é afinar ele. Nunca toque com o baixo desafinado, pois se fizer isso você nunca "educará seu ouvido". Também na Internet você encontrará vários afinadores online.

6-Teoria Musical
Muita gente não gosta, mas a teoria musical não é apenas para profissionais. Quem tem conhecimento teórico poderá tranquilamente "encurtar" caminhos na música, principalmente para reconhecer as notas que estará ouvindo numa canção e até mesmo para criar suas próprias linhas de baixo.

7-Primeiras músicas
Presumindo que você já está treinando CORRETAMENTE há algum tempo, a melhor dica é que você tente aprender a tocar músicas fáceis. Músicas fáceis são aquelas com poucos acordes e de andamentos mais lentos. Mesmo que não seja do seu estilo, recomendo que você comece por aí. Aprendendo músicas fáceis, você pegará cada vez mais confiança e estará mais apto a tentar aprender músicas mais difíceis.

8-Objetivos & Etapas
Qual o seu estilo? Que técnicas você sonha em aprender? Quer ser um baixista técnico, super rápido e habilidoso? À medida em que você vai se desenvolvendo, todas essas perguntas serão respondidas por você mesmo. O mais importante é que você não queime etapas. Se quiser tocar Slap como o Flea ou fazer groovies como o Geddy Lee, o caminho será longo mas dependerá de sua dedicação. Quanto mais empenho, melhor será o resultado final.

9-Tirar música de ouvido
Para conseguir tirar uma música de ouvido, você precisará primenramente "educá-lo". Educar o ouvido é simplesmente acostumá-lo com o som de cada nota. Isso só vem com o a prática dos exercícios e com o tempo. Não existe milagre! Quanto mais você praticar, mais rápido se acostumará com o som de cada nota e, aos poucos, irá reconhecer o som de cada uma delas nas músicas.

10-Em quanto tempo aprenderei a tocar?
Como já disse anteriormente, tudo dependerá de sua dedicação. Mas uma coisa eu lhe garanto: sempre haverá o que aprender, então para mim a resposta é NUNCA! Já toco há quase 30 anos e mesmo tendo estudado com bons professores, tem muita coisa que eu ainda não sei fazer ou não faço com perfeição, e olha que eu sou muito dedicado e detalhista. Até os melhores do mundo estão sempre em busca de novos conhecimentos. É um eterno e prazeroso aprendizado...

Espero que pelo menos uma dessas dicas tenha sido útil para você.
Um abraço!
Junior

Sobre eu:
Meu nome é Carlito Beckhauser Junior, nasci em 1971 e moro em Curitiba/PR. Toco Baixo desde meus 15 anos e ainda estou aprendendo muitas coisas.
Adoro tocar baixo e tenho um canal no Youtube, onde toco Clássicos do Rock Nacional. Todos os vídeos tê tablaturas. Espero que façam uma visita:
https://www.youtube.com/cbjunior04
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Dicas & Macetes Todos os horários são GMT - 1 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.