Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

Fundo Musical

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Teclado & Piano
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
marcelodrt

MensagemEnviada: Seg Nov 19, 2007 10:46 pm    Assunto: Fundo Musical Responder com Citação

Olá pessoal, a Paz! para todos, alguém poderia dar umas de ticas de como criar uns daqueles fundos musicais que se ostumam usar muito em igrejas, mas por favor de forma bem básica e bem didática, valeu mesmo! Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Guedryan
Super Moderador
Super Moderador

MensagemEnviada: Ter Nov 20, 2007 2:55 pm    Assunto: Eu faço assim... Responder com Citação

Olá, eu faço dessa maneira,

Com a mão esquerda eu faço a base, e com a mão direita eu aperto em sequência quatro notas dentro da escala de uma nota.

Mas antes eu defino por exemplo quatro acordes, exemplo: G D/F# Em C. Dentro desses acordes a mão esquerda fica fazendo base enquanto a mão direita conforme a escala, aperta quatro notas em sequencia (e que combinem) ai troco de acorde e faço a mesma coisa.

MAs sempre te aconselho a pegar a música que acabou de tocar e fazer isso com ela, pra dar aquele ar de continuidade.

Qualquer dúvida em relação aexplicação, pode falar.

Abraços,
Sucesso em Cristo.
marcelodrt

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2007 5:40 pm    Assunto: Responder com Citação

Amigo Guedryan, mais uma vez muito obrigado por sua disponibilidade, eu estou aprendendo tem um ano e estou com muita dificuldade para sair do acorde "batido"(faço o baixo em 8ª duplo com a 5ª e na mão direita fico batendo o acorde tríade), você sabe como posso começar a fazer aos poucos para ir enfeitando um pouco mais as músicas que toco, desde já te agradeço muito e que Deus lhe abençoe! Graça e Paz! Wink
Guedryan
Super Moderador
Super Moderador

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2007 5:55 pm    Assunto: Esse link é bom! Responder com Citação

Esse link é daqui mesmo do fórum, olha sobre improviso, vale a pena, mais vá com calma, improvisar exige tempo e paciência, com muito estudo.

http://www.cifras.com.br/forum1/viewtopic.php?t=11623

O nosso amigo A100Bléia ele é muito bom nisso!

Abraços,
Deus te abençoe!
liliane.coimbra

MensagemEnviada: Ter Jan 15, 2008 1:59 pm    Assunto: Re: Eu faço assim... Responder com Citação

Guedryan escreveu:
Olá, eu faço dessa maneira,

Com a mão esquerda eu faço a base, e com a mão direita eu aperto em sequência quatro notas dentro da escala de uma nota.

Mas antes eu defino por exemplo quatro acordes, exemplo: G D/F# Em C. Dentro desses acordes a mão esquerda fica fazendo base enquanto a mão direita conforme a escala, aperta quatro notas em sequencia (e que combinem) ai troco de acorde e faço a mesma coisa.

MAs sempre te aconselho a pegar a música que acabou de tocar e fazer isso com ela, pra dar aquele ar de continuidade.

Amigo Guedryan,

Gostei da maneira que você explicou, mas uma coisa eu ainda nao entendi direito... a mão direita aperta quatro notas em seguencia (e que combinem). Voce está querendo dizer quaisquer 4 em sequencia ou voce tem algum grau que voce sempre incie?

Tipo, no acorde de C
Voce faz o acorde com a mao esquerda para servir de base... e depois faz 4 notas sequenciais com a mao direita... essas notas poderiam ser: dó,ré,mi,fá... assim como também poderiam ser fá, sol, lá, si ou mesmo lá, sol, fá, mi...

Ou existe uma regrinha pra isso?
Guedryan
Super Moderador
Super Moderador

MensagemEnviada: Ter Jan 15, 2008 7:36 pm    Assunto: Responder com Citação

liliane.coimbra

Depende,

Se você estiver fazendo um fundo com uma música em mente, eu procuro treinar em casa as notas da escala que cheguem pelo menos próximas da letra cantada, ou seja a mão direita fica dedilhando os sons mais próximos da letra da musica.
Caso você realmente não tenha uma música em mente, eu procuro sempre inovar cada vez que eu faço um som de fundo, no caso de C maior, a esquerda na base, e a direita aperta as 4 notas que, uma vez que eu treino em casa, eu sinto que ficam mais bonitas mesmo, parece meio louco, mais se torna um dedilhado pessoal, ou seja de acordo com aquilo que eu gosto, por isso eu não tenho nenhuma regra a disser na escolha das notas a serem usadas, é claro que você vai encontrar regras pra isso, mas eu gosto de usar o meu estilo, vou deixar um link com um exemplo rápido e bem pessoal:

Nesse exemplo, eu peguei uma sequência de acordes, fiquei fazendo a base com a esquerda, e dedilhei, apertando 2 vezes seguidas numa nota, depois duas vezes seguidas em outra nota e apertava uma outra nota da minha escolha, sempre escolhendo notas do acorde da base. ou seja por exemplo (pois não lembro mais como fiz esse): Base: C, Dedilhado: E E D D C. Só que dessa maneira fica um som de fundo um pouco mais animado, para tranquilizar um som de fundo, você pode escolher a notas que deseja dedilhar, apertando elas de uma forma mais pausada, e em algum momento aumente a velocidade, e volte pra velocidade mais pausada, para quebrar o clima.

http://www.4shared.com/file/34936974/2903bc10/Teclado_Psr-e_403_Timbre_Dream_-_Guedryan_Rezende.html

Abraços,
Deus seja conosco!
liliane.coimbra

MensagemEnviada: Qua Jan 16, 2008 1:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Gostei do fundo..rsrs
E também gostei do timbre!! Nunca tinha atentado para ele.
voce está usando o drums do psr. No meu 303 tem esse também... vou explora-lo!! rssrs

Acho que entendi o que você quer dizer...
Guedryan
Super Moderador
Super Moderador

MensagemEnviada: Qua Jan 16, 2008 2:35 pm    Assunto: Responder com Citação

O timbre é Dream mesmo, no seu psr acredito que tenha, pois eles são meio sons padrões, mas eles se encontram la nos timbres extras, aqueles que vem um monte misturado, no meu teclado ele é la pelo 100, algo assim.
Abraços,
Deus te abençoe!
A100BLÉIA
Chato
Chato

MensagemEnviada: Qua Jan 16, 2008 4:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Guedryan

Me desculpe, sinceramente você fez um acorde fixo na ME e com a MD você tocou algumas notas. Prá fazer uma melodia de FUNDO ficar legal e bonita, começe a exercitar algumasdicas que vou te passar prá você ou alguém interessado.

Veja como é fácil criar alguma melodia( não é regra )

ME você faz acordes abertos( oitavados ) e na MD você faz acordes invertidos ou não.

ME= C G C- B F# B- A E A - F C F- D A D- G D G

MD= C E G- B D G- A C E - F A C- D F A- G B D

Aí por diante

Faça isso que você vai ver a diferença do que você tocou. você vai ver que vai sair uma melodia muito linda.

Se você exercitar sem parar e devagar durante umas 2 horas, você verá como é fácil criar alguma melodia ou até mesmo uma música.

Isso que eu te passei, já é uma melodia que eu mesmo criei. você tbém pode criar qualquer música ou melodia.

No começo você não vai entender o que você está tocando, mas depois você vai perceber que é uma melodia

Faça esses acordes ok?

Abraços
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Guedryan
Super Moderador
Super Moderador

MensagemEnviada: Qua Jan 16, 2008 4:25 pm    Assunto: Responder com Citação

A100BLÉIA

Acho que você se confundiu,

O que eu fiz foi segurar a base na mão esquerda num acorde aberto, e na mão direita ficar dando batidas rápidas nas notas segundo a escala da base que eu usei.

E no seu exemplo você esta dissendo pra fazer assim: C, Bm, Am, F, Dm, G. Eu gostaria de saber como você usa pra fazer um som de fundo, você dedilha nota por nota, estilo arpegio (espero ter acertado o termo), ou você toca os acordes simplesmente?

Se puder gravar e deixar pra gente ouvir, ficaria melhor A100BLÉIA.

Abraços,
Deus te abençoe.
liliane.coimbra

MensagemEnviada: Qua Jan 16, 2008 5:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Uma vez eu tentei ficar em casa "improvisando" sobre alguns acordes ( D - F#m - Bm - G ), e acabei tocando uma melodia que na hora achei muito bonita... nao demorou muito pra reconhecermos... eu tinha tirado, sem querer, parte da meloria do I will folow him, ou algo parecido, pq nao sei ingles... uma das musicas do filme mudança de hábito. rsrs só que eu estava tocando bem mais lento..rsrs

Ah! quando toco assim, a mao esquerda faz o acorde (tríade) normal ou invertida. Não faço aberto pq o meu polegar nao quer se afastar mais do dedinho mínimo... rrss Quando tento, acabo tocando uma errado ou a 5a vira 4a oua 8a vira 7a. rsrsr nao dá certo.
Guedryan
Super Moderador
Super Moderador

MensagemEnviada: Qua Jan 16, 2008 5:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Citação:
liliane.coimbra

Ah! quando toco assim, a mao esquerda faz o acorde (tríade) normal ou invertida. Não faço aberto pq o meu polegar nao quer se afastar mais do dedinho mínimo... rrss Quando tento, acabo tocando uma errado ou a 5a vira 4a oua 8a vira 7a. rsrsr nao dá certo.

Olha, eu tive a mesma dificuldade no meio inicio, pois a minha professora me deixou mal acostumar, só que eu sai das aulas delas com essa mal hábito, um mês de aula, então eu precisei treinar muito, o que eu te aconselho e ter esse desafio pessoal também, não tentar evitar, mas sim aprender.

Abraços,
Deus te abençoe!
A100BLÉIA
Chato
Chato

MensagemEnviada: Qui Jan 17, 2008 10:27 am    Assunto: Responder com Citação

Guedryan

Pegue esse exemplo como você deve fazer com meus exemplos

Tente usar todos os dedos possíveis, depois use sua criatividade

Faça como o Ramon nesse vídeo, isso sim poderia dizer que é um fundo musical.

Peço desculpas, mas o que você tentou fazer, até agora não consegui entender.

Preste atenção nesse vídeo, é muito fácil fazer, e faça aqueles exemplos que te passei, aqueles exempçlos que te passei, é o mesmo que esse vídeo, só falta você ser criativo e tentar forma um melodia

http://youtube.com/watch?v=NegqhkSoOhs

Abraços
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Guedryan
Super Moderador
Super Moderador

MensagemEnviada: Sex Jan 18, 2008 10:47 am    Assunto: Mais exemplos... Responder com Citação

Pessoal fiz mais uns exemplos de fundo, aproveitando a ideia do meu amigo A100BLÉIA, fiz dois exemplos agora:

Esse ele é usando tres simples acordes que são F G Am, três acordes fáceis, sendo que a mão direita fica a vontade para dedilhar dentro da escala:

http://www.4shared.com/file/35188774/feb65ee1/Piano_F_maior.html

Esse outro foi feito usando "arpegio" (Me perdoem, eu não sou muito bom nesses termos teóricos), sendo que usei os acordes G D/F# Em C, sendo de uma forma bem clara a passagens pelas notas desda mão esquerda ate a mão direita, sendo a mão direita usa o acorde invertido para dar continuidade no som grave para o agudo. Só peço desculpas a todos, que eu cortei o final dessa, mas fica mais um exemplo:

http://www.4shared.com/file/35189137/bfe2d188/Piano_Arpegio.html

Abraços a todos, espero que gostem, só uns exemplos, para a sessão.
Deus abençoe ao fórum!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Teclado & Piano Todos os horários são GMT - 1 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.