Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

Viver da música clássica

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Outros Ritmos
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
SilverSpot

MensagemEnviada: Seg Ago 04, 2008 10:25 pm    Assunto: Viver da música clássica Responder com Citação

Gostaria de saber qual é a situação da música clássica/erudita no Brasil. É um ramo em crescimento? É possível viver razoavelmente trabalhando nesta área?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Seg Ago 04, 2008 11:37 pm    Assunto: Responder com Citação

o trabalho em finarmônica é puxado. lá a música é realmente profissão. O pessoal ensaia oito horas por dia, normalmente, preparam-se para shows e apresentações...

A música clássica solo (violão clássico, por exemplo) é coisa relegada aos canais públicos, pq na TV comercial não há espaço pra isso, infelizmente.

Que tipo de música clássica você toca?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Ra_guitar

MensagemEnviada: Ter Ago 05, 2008 12:08 am    Assunto: Responder com Citação

Realmente, é triste o fato da mídia não apoiar a música clássica, enquanto a dança do quadrado está em um monte de programas (agora me lembrei de um programa chamado "Quem tem medo da música clássica?" que era apresentado pelo Arthur da Távola, sendo que ele faleceu e o trabalho não teve continuação pelo que sei).
A carreira de músico é puxada, exige dedicação contínua e talvez um pouco de sorte para ir para frente.
Dependendo do instrumento você pode dar aulas, participar de uma orquestra, participar de concertos em canais de conteúdo específico, teatros etc.
Infelizmente são poucos os que gostam de música erudita (provavelmente por pedir um pouco de erudição de quem ouve e vê), mas sempre há espaço para mais músicos.
Que instrumento você toca? Pretende seguir carreira na música clássica?
Caso você tenha dedicação e estude com bons professores terá chance de viver bem, muitas vezes dando concertos e aulas.

Abç.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
SilverSpot

MensagemEnviada: Ter Ago 05, 2008 1:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom, eu sou americana mas vivo em Portugal por isso estou a fazer os meus estudos musicais aqui mesmo. No entanto, tenho pensado em viver e trabalhar noutro país pois aqui a música clássica é muito desvalorizada.
Eu toco piano (e teclados, em geral, noutros estilos de música) mas agora estou a tirar o curso superior de composição. A única perspectiva para mim aqui é dar aulas...
Também pertenço a grupos vocais (música sacra), aprendo gaita-de-foles e canto mas o problema mantém-se. Nenhuma destas actividades é rentável o suficiente para se viver.
Perguntei em relação ao Brasil porque as orquestras daí são muito boas e não conheço músicos brasileiros na área que não sejam excelentes. Exemplo disso é o cravista Cristiano Höltz que dá aulas no Instituto Gregoriano de Lisboa.
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Ter Ago 05, 2008 1:50 pm    Assunto: Responder com Citação

você é uma heroína.

a perspectiva para músicos do estilo clássico é fazer concertos uma vez a cada 2 mêses e viver de dar aulas mesmo.

o pessoal que toca nos canais públicos por aqui são de excelente qualidade, mas ganham pouco Smile

como um rapaz disse num churrasco esses dias: "Quem toca música de qualidade (blues, no caso dele) tem que arder no fogo do inferno" porque é uma atividade trabalhosa e ingrata.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Cak123

MensagemEnviada: Ter Ago 05, 2008 3:42 pm    Assunto: Responder com Citação

SilverSpot escreveu:
Bom, eu sou americana mas vivo em Portugal por isso estou a fazer os meus estudos musicais aqui mesmo. No entanto, tenho pensado em viver e trabalhar noutro país pois aqui a música clássica é muito desvalorizada.
Eu toco piano (e teclados, em geral, noutros estilos de música) mas agora estou a tirar o curso superior de composição. A única perspectiva para mim aqui é dar aulas...
Também pertenço a grupos vocais (música sacra), aprendo gaita-de-foles e canto mas o problema mantém-se. Nenhuma destas actividades é rentável o suficiente para se viver.
Perguntei em relação ao Brasil porque as orquestras daí são muito boas e não conheço músicos brasileiros na área que não sejam excelentes. Exemplo disso é o cravista Cristiano Höltz que dá aulas no Instituto Gregoriano de Lisboa.

Bom o negócio aqui, pelo que sei, é o seguinte:

A música clássica no brasil tem realmente estado muito ativa. Por exemplo, aqui em Curitiba, nós temos todo domingo de manhã os concertos da filarmônica do estado do Paraná no teatro guaira. Também vejo que é bem comum concertos de grandes instrumentistas, e que, principalmente, público não tem faltado.

Porém, as coisas aqui aina são meio difíceis, o repertório ainda é muito tradicional, o meio acadêmico, principal responsável por fazer a música erudita no Brasil andar é péssimo(só pra se ter uam idéia, tem muita gente ótima que não pode dar aula por não ter diploma), o governo dificilmente dá apoio, enfim, uma série de problemas.
SilverSpot

MensagemEnviada: Ter Ago 05, 2008 7:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Pois, estou a ver que é complicado. De qualquer forma volto a salientar: os músicos eruditos brasileiros têm dado mostras do seu talento por esse mundo fora. E é incrível a naturalidade com que encaram a música. Tendo em conta a qualidade, até dá impressão (pelos vistos errada) que há grandes investimentos no ensino da música.

Bom, obrigado pela informação.
Cak123

MensagemEnviada: Qua Ago 06, 2008 3:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Mas isso acontece porque o povo aqui é muito organizado,e corre atrás, se junta e faz tudo acontecer.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Outros Ritmos Todos os horários são GMT - 1 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.