Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

Como Escolher Um Baixo
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Outros Instrumentos
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
ryden
Super Moderadora
Super Moderadora

MensagemEnviada: Sex Mai 02, 2008 7:16 pm    Assunto: Como Escolher Um Baixo Responder com Citação

Esta é uma questão que aflige a muitos. Mas afinal de tanta variedade de preços e cordas qual se adequaria melhor pra mim? Acústico? Não? Aqui vão algumas dicas!

1º - Defina o quanto de grana você está disposto a investir;

2º - Tenha em mente o tipo de som que você pretende tirar do baixo. Por exemplo, um som mais vintage (antigão, tipo rock dos anos 70) nestes casos baixos modelos Jazz Bass ou Precision se encaixariam bem; ou então um som mais "modernoso"...

3º - Faça um levantamento das marcas acessíveis dentro da faixa de preço estipulada (não se esqueça de pesquisar por usados, pois muitas vezes encontramos algumas barbadas), e das sonoridades que mais te atraem.

4º - Procure TESTAR em lojas ou com os amigos os instrumentos relacionados;

5º - Fique com o que VOCÊ mais gostar! Se você comprou um Tonante porque gostou dele, e você acha q o timbre dele é exatamente o que você está procurando, então vai fundo! Seja feliz com ele!

6º - Lembre se de uma coisa: quando você compara baixos dentro de uma faixa de preços, é difícil falar qual é o melhor, pois cada modelo possui uma característica diferente do outro (q não quer dizer q um é melhor que outro), como por exemplo, Baixo A e Baixo B custam 700 reais, mas o baixo A tem um som mais Grave, e o Baixo B tem um som mais médio. Nenhum vai ser melhor que o outro, simplesmente possuem qualidades diferentes, e cada um vai corresponder melhor ao som que você gosta (ou mais grave ou mais estalado).

7º - Evite pegar um instrumento pensando nas "melhorias" que você pode fazer nele, porque geralmente com a grana que você irá gastar pelo baixo, + novos componentes (captadores, por exemplo) + mão de obra em alguns casos acaba ficando quase o preço de um instrumento top (com exceção dos casos ordem existe valor sentimental ou você tem grana pra investir e não lhe fará falta)

Alguns fabricantes de Contrabaixos Acessíveis ao consumidor
Condor - Strinberg - Shelter - Aria Pro - Giannini - Crafter - Eagle - Michael - Phoenix - Samick - Tagima

Como diferenciar um baixo com circuito Ativo
Uma característica dos baixos com circuito Ativo é uma bateria de 9v aclopada em seu corpo, alem disso os circuitos ativos costumam a ter mais knobs (botões) do que os baixos passivos, pode ser de graves, médios, agudos, os passivos já não tem, possuem apenas volume e tonalidade

Características de um circuito Ativo relacionado ao Passivo
Como disse no tópico acima a quantidade de knobs em um circuito ativo é bem maior se comparando a um baixo passivo.
Os circuitos ativos costumam a ter mais ganho de saída, necessitando em alguns casos ligar o baixo na entrada Low (menos ganho) do amplificador.
Eles podem ser mais Agudos ou mais graves por causa do circuito de equalização (EQ).

Custo beneficio
Não acredito muito na diferença de preço entre um baixo com circuito ativo comparando a um baixo normal passivo, a diferença é muito pouca.

Tempo de duração da bateria
Normalmente um tempo bom de uso completo e uma bateria varia de 3 a 6 meses, algumas chegam a durar cerca de um ano, mas isso varia muito pelo tempo de uso do baixo.

Editado pela última vez por ryden em Seg Set 08, 2008 3:50 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
DSoM
Super Moderador
Super Moderador

MensagemEnviada: Sex Mai 02, 2008 7:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Que tal dar uma expandida neste guia e jogá-lo pra seção Dicas e Macetes?
dudete

MensagemEnviada: Dom Mai 04, 2008 9:54 pm    Assunto: Responder com Citação

intaum ...
eu keria ki vcs me dessem suas opiniões ,kero começar a tocar baixo,vou usalo para formar uma banda estilo poprock.
assim ja teve uma epoca que eu tava começando a tocar baixo,sempre emprestado do meu primo era um gianini supersonic muito bom ele ja tava ate acostumada,mas dpois ele vendeu e naum tive mais como praticar e aagora formei uma banda e tou atras de opinioes de pessoas experientes.
queria um baixo para pelo menos uns 2 anos e se desse trocava mas quero um baixo com um preço em conta e assecivel entre 100 até 500 reais.
então keria a ajuda de vcs ki já são mais experientes....
vlw!!
ryden
Super Moderadora
Super Moderadora

MensagemEnviada: Dom Mai 04, 2008 10:09 pm    Assunto: Responder com Citação

o Condor BX12 custa uns R$500 a R$ 600 que é bom e barato

É esse da imagem:

vi no mercado livre vi um por R$420,00 usado. Em loja você vai pagar uns R$500,00.
Guedryan
Super Moderador
Super Moderador

MensagemEnviada: Seg Mai 05, 2008 12:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Ola pessoal, tenho um amigo que quer comprar um baixo da marca Austin, essa marca é boa?
Abraços,
Deus seja conosco!
dudete

MensagemEnviada: Qui Mai 08, 2008 8:33 pm    Assunto: Responder com Citação

a gente fui numa loja aki no centro e axei um baixo shelter novo,4 cordas,passivo cor natural,por 304,00 reias axei bom o preço mais ainda naum comprei,e tinha um rapaz ae querendo me vender um baixo fender,4 cordas passivo por 150,00 reais mais o baixo naum tava conservado,a ponte e os botões do volume tavam enferrujados e a tinta tava descascando dai desistir desse fender.
axo ki vou comprar o shelter mesmo...
vlw galera!! Laughing

a marca shelter é uma bo a escolha ??
peskisei varios preços,varias marcas mas esse shelter me encantou e o preço está bem em conta!!
vlw!!
ryden
Super Moderadora
Super Moderadora

MensagemEnviada: Sex Mai 09, 2008 6:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Guedryan escreveu:
Ola pessoal, tenho um amigo que quer comprar um baixo da marca Austin, essa marca é boa?
Abraços,
Deus seja conosco!

Guedryan, eu pesquisei na Internet e pra quem vai começar essa marca já é um bom começo. Ele não é lá muita coisa mais da pra fazer um som legal... eu estava lendo que os baixos dessa marca da serie/modelo Jeniffer sao ruins..
dudete

MensagemEnviada: Sáb Mai 10, 2008 8:17 pm    Assunto: Responder com Citação

[b]sim pow,mais keria saber se a marca shelter é uma boa pra quem quer iniciar ou ate mesmo pra tocar numa banda ???
Wink
ryden
Super Moderadora
Super Moderadora

MensagemEnviada: Qua Mai 21, 2008 5:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Comparando Valvula a Transistor

O amplificador valvulado quando submetido a alto volume, saturação ou o chamado overdrive, produz um efeito que torna o som rico e quente devido a produção de harmônicos genuínos. Este tipo de amplificador precisa de alguns minutos para atingir uma temperatura de funcionamento, pelo seguinte fato: a válvula precisa que suas partes internas se aqueçam a fim de produzir o fenômeno eletrônico da amplificação. Os valvulados contam por este motivo, de uma chave auxiliar que desliga as voltagens altas das válvulas, por outro lado mantendo as baixas voltagens ligadas. Esta chave deve estar acionada antes de se ligar a chave principal, pois atua como um pré-estágio de aquecimento.

Já os amplificadores transistorizados, quando trabalhados em alto volume, produzem uma alta quantidade de harmônicos falsos, resultando no que é chamado de som ardido, desagradável, mas quando é usado em baixo volume, obtém-se um ótimo resultado, o timbre é limpo e claro. Transistorizados não precisam de uma aquecimento prévio, pois podem trabalhar normalmente logo que são ligados.

Amplificadores

Todo instrumento elétrico precisa de amplificação para aumentar o sinal elétrico que gera quando é tocado, pois o sinal é muito baixo para se ligar diretamente num alto falante. Aí é que entra a necessidade do uso da amplificação, o amplificador aumenta o sinal gerado pelo instrumento e envia ao alto falante.
Amplificadores operam de duas maneiras: pelo uso de válvulas ou pelo uso de transistores. Em cada caso as características timbrísticas são diferentes.
Os amplificadores são projetados para reproduzir o sinal gerado pelo instrumento com alto grau de precisão, este é o significado do que é chamado de som de alta fidelidade (hi-fi).

ATENÇÃO

Antes de estudar é preciso ter me mente que é preciso aprender a estudar, pois qualquer estudo feito com concentração e consciência por mais curto que seja, será mais proveito do que um estudo longo, porém dispersivo, sem atenção devida.

Regra I: Use sempre metrônomo, é importante para manter a pulsação, ajuste o metrônomo de maneira a tocar os exercícios sem erro e de forma confortável.

Regra II: Organize seus estudos, mantenha sempre um objetivo, escreva um tempo determinado para cada ponto do estudo, ex: 15 minutos para estudar escalas, 15 para exercícios, sempre entre uma matéria e outra de 3 a 5 minutos de descanso para você mesmo, "não caia no erro de ficar o tempo todo executando aquele Slap do fulano de tal, que você não vai usar em música alguma.

Regra III: Lembre-se que embora você sendo baixista, a linha de estudo que se deve seguir é o da música em sua totalidade, pois quando se está num grupo musical existem outras pessoas executando música em instrumentos diversos, por mais que você conheça o baixo e as técnicas do baixo, será necessário conhecer e conversar "música", a idéia é fazer música com seu baixo e não tocar baixo com sua música. Para tanto devemos considerar o estudo da teoria musical como algo imprescindível para qualquer instrumentista.

Regra IV: Toque sempre devagar!!! Os exercícios são para fazer com que você fique preciso e para o som das notas executadas saiam de forma perfeitas, não tente impressionar com o que as "suas mãos" podem fazer, não estamos estudando malabarismo, e sim música. Quando tocamos devagar, damos chance ao nosso cérebro decorar aquele caminho, a velocidade virá decorrente disto. "conselho prático".

Regra V: O estudo pode ser dividido em três partes importantes, "estude com um professor", "estude em casa sozinho", aplique o que você estudou em grupo.
Uma boa idéia e você competir com você mesmo, tente ser melhor e ter mais conhecimento a cada etapa, isto fará com que você progrida de forma acentuada no estudo da música e do contra-baixo.
bass87

MensagemEnviada: Ter Out 21, 2008 11:21 am    Assunto: qual instrumento comprar? Responder com Citação

então fui a uma loja comprar um baixo de até 100 e poucos reais, e me ofereceram um cort de 5 cordas por 875, um condor de 5 cordas também pelo mesmo preço e um ibanes por 1075, gostaria de saber qual melhor comprar?abraços...
Stormy Minded
Monitor
Monitor

MensagemEnviada: Ter Out 21, 2008 3:16 pm    Assunto: Re: qual instrumento comprar? Responder com Citação

bass87 escreveu:
então fui a uma loja comprar um baixo de até 1000 e poucos reais, e me ofereceram um cort de 5 cordas por 875, um condor de 5 cordas também pelo mesmo preço e um ibanes por 1075, gostaria de saber qual melhor comprar?abraços...

Dificil dizer sem saber quais sao os modelos de cada marca. As 3 marcas sao boas. Se fosse escolher so pela marca, eu optaria pelo Ibanez. Ja toquei um ou dois modelos de 4 cordas, e gostei bastante do acabamento e do som. Voce ja toca? Qual o motivo de optar por um modelo de 5 cordas?

Abraco!
bass87

MensagemEnviada: Ter Out 21, 2008 5:14 pm    Assunto: qual baixo escolher? Responder com Citação

então eu tocava guitarra, tenho uma noçao apenas de contrabaixo, estou na duvida ainda, conheço bem a ibanez pelas guitarras, mais por baixo não muito, mais eu estava pensando em pegar um de 5 cordas pq, achu que vou ter uma opção a mais, incrementar alguma coisa em determinada musica, e mais variedades nas escalas correto? se eu estiver errado me corrija por favor, e por isso gostaria de saber da cort, abraços...
Stormy Minded
Monitor
Monitor

MensagemEnviada: Ter Out 21, 2008 8:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Sim, os modelos de 5 cordas te ampliam as possibilidades. Pode ser que haja um pouco mais de dificuldade para fazer slap, por exemplo. Por isso perguntei.
Quanto a marca, a Cort possui modelos legais, mas nao testei nenhum, entao nao posso opinar.

Abraco.
bass87

MensagemEnviada: Qui Out 23, 2008 9:17 am    Assunto: qual baixo comprar? Responder com Citação

então não sei qual seria melhor eu comprar um de 5 cordas ou o de 4 cordas, qual seria melhor, pra eu ter aprendizagem maior no inicio...
Stormy Minded
Monitor
Monitor

MensagemEnviada: Qui Out 23, 2008 11:01 am    Assunto: Responder com Citação

Creio que pra comecar eh melhor o baixo de 4 cordas. Com ele você consegue aprender as tecnicas de um modo mais facil, pois o braco nao eh tao largo quanto o 5 cordas.
Na minha opiniao, eh uma questao de necessidade. Depende das musicas que você vai tocar. Tem muito baixista super experiente por aih que nao quer ver baixo de 5 cordas nem pintado de ouro. Tem outros, que nao saem de casa sem um. Se voce tah comecando, minha sugestao, comece com o de 4 cordas.

Abraco.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Outros Instrumentos Todos os horários são GMT - 1 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.