Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

Canto: Técnicas, Classificação, Definições, etc...
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Canto & Voz
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
ryden
Super Moderadora
Super Moderadora


Registrado em: Sexta-Feira, 28 de Julho de 2006
Mensagens: 1667
Localização: SP

MensagemEnviada: Qui Jun 26, 2008 5:35 pm    Assunto: Canto: Técnicas, Classificação, Definições, etc... Responder com Citação

Com a criação deste tópico visamos esclarecer as mais diversas perguntas referentes a arte do Canto. Espero que ele sirva como fonte de informações para aqueles que nunca estudaram canto e também como um auxílio aqueles que já estudam canto a algum tempo.

Sempre que quiserem, postem seus comentários e dúvidas, assim poderemos crescer um aprendendo com o outro...

Antes de mais nada, para que seja possível a compreensão de diversos termos técnicos musicais, preciso falar sobre "o que é Música". Poderia, resumidamente, denifir como: "Música é a arte do Som", pois obtém-se Música através da combinação sonora de forma harmônica e rítmica. Portanto, para começarmos a entender a Música precisamos, ao menos, conhecer as propriedades de sua unidade básica, o Som.

AS PROPRIEDADES DO SOM

O som é a impressão no cérebro através dos órgãos auditivos; portanto som é tudo aquilo que os ouvidos podem escutar/ouvir. Os sons distinguem-se em RUÍDO e SOM MUSICAL.

RUÍDO: é o resultado de vibrações sonoras irregulares, geralmente desagradáveis aos ouvidos (porque não são combinadas de forma harmônica).

SOM MUSICAL: é o resultado de vibrações regulares, uniforme. Ao contrário do ruído, pode-se ver gravado com exatidão através das notas musicais e da entoação correta das mesmas, sendo agradável aos ouvidos. Som musical é o que ouvimos quando uma pessoa canta, quando se toca piano, violino ou qualquer outro instrumento afinado (chama-se som determinado).

Todo o som possui características/propriedades elementares que sempre ocorrem em conjunto, as quais são:

ALTURA: Entoação ou elevação. É a propriedade do som que nos faz distinguir um som agudo de um outro grave; portanto, é a propriedade do som em ser mais grave ("grosso") ou mais agudo ("fino").

INTENSIDADE: É o grau de maior ou menor força empregado na execução do som; ou seja, é a propriedade do som ser mais fraco ou mais forte.

TIMBRE: É a qualidade especial de cada som. É a propriedade que nos permite distinguir dois sons da mesma intensidade e altura, produzidos por instrumentos diversos ou pessoas diferentes; portanto, é através da propriedade do som “timbre” que reconhecemos a origem do som produzido. No caso da voz humana, cada pessoa já nasce com um timbre pré-determinado que é exclusivo dela, nenhuma outra pessoa tem o timbre idêntico ao de outra (da mesma forma como as digitais de uma pessoa são diferentes de qualquer outra no mundo).

DURAÇÃO: É o tempo pelo qual se prolonga o som; é o tempo de duração do som.

Todo e qualquer som têm/apresenta estas quatro propriedades simultaneamente.

VOZ

O mais antigo “instrumento musical” é, naturalmente, a voz humana. Todos sabem que nem todas as vozes são iguais. A diferença mais notada ocorre entre as vozes femininas e as masculinas: as femininas são mais agudas e as masculinas, mais graves...

Porém, mesmo vozes do mesmo sexo têm diferentes timbres e tessituras (“disposição das notas para determinada voz, de moda a melhor convencioná-las na escala geral dos sons”).

Cada pessoa nasce com um timbre diferente de qualquer outra e também nasce com um R.V. (Registro Vocal) que compreende as notas que uma determinada pessoa alcança com facilidade, geralmente entre duas oitavas. Através dessa junção co-relativa (timbre/R.V.), podemos determinar o “tipo de voz” de uma pessoa que, através da prática correta de exercícios chamados vocalizes e de diversas técnicas vocais, passa a adquirir uma E.V. (Extensão Vocal), assim aumentando a quantidade de notas alcançadas por ela; essa extensão vocal está intimamente ligada à tessitura vocal particular de cada um, limitando-a.

A voz humana determina-se por completo a certa idade; a criança nasce com um timbre e R.V. próprio, “muda de voz” na adolescência e quando entra na fase adulta, “fixa-se” sua voz, o que chamamos de voz determinada ou “madura”.

CANTO

Canto é “a arte da voz”, portanto requer artistas com muita dedicação e treino.

Existem basicamente dois “tipos” de canto: o canto lírico e o canto popular. Na realidade temos dois métodos técnicos, cada um com suas características das quais podemos destacar a principal: a impostação. Impostar significa colocar corretamente a voz, ou seja, é o modo correto de emitir os sons musicais com a voz, o que envolve vários aspectos físicos. Muitas pessoas cantam da mesma maneira como falam porque não impostam a voz ao cantar; outras após cantarem ficam roucas, sentem dores, etc, isso é devido à impostação de modo incorreto, o que resultará em problemas nas pregas vocais (“calos vocais”).

No canto lírico ("tipo ópera") utilizamos a impostação lírica e buscamos a perfeição técnica, seguindo rigorosamente as técnicas que são exploradas visando à máxima utilização vocal (sem esforçar as pregas vocais). Já no canto popular utilizamos a impostação popular, temos certa “liberdade técnica” (além de algumas "técnicas específicas"), sempre visando transmitir a emoção do cantor através da interpretação – esta pessoal.

Classificação das Vozes (Naipes/Cores Vocais)

Cada escola de canto (lírico e popular) tem seu método classificatório. No canto lírico é utilizado o sistema alemão denominado FACH. Nesse sistema para classificarmos uma voz consideramos: a extensão vocal (número de notas alcançado), as colorações e especificações do timbre (voz clara, escura, lírica, dramática, cristalina, etc.), a passagem das notas e registros, a "capacidade técnica", etc. Sendo assim, este é o método mais específico para classificação vocal. (Posterioremente, estarei postando um artigo especial sobre todos os tipos de vozes do sistema FACH e suas definições)

No canto popular o sistema classificatório adotado é o SATB (Sopran=Soprano, Alto=Contralto, Tenor=Tenor e Bass=Baixo). Nesse sistema para classificarmos uma voz, consideramos somente a tessitura vocal (que abrange todas as notas que emitimos “timbradas” e “sem esforços”). A maioria dos professores de canto popular e regentes de coral utilizam-se também das vozes intermediárias (Mezzo-Soprano e Barítono) para uma melhor definição vocal.

É interessante ressaltar que o que classificamos é o timbre de uma pessoa, este relativo às notas que podem ser atingidas pela pessoa. O timbre, como já mencionado, é definido/fixado após a puberdade e depende de características físicas. A característica determinante mais importante é o tamanho/comprimento das pregas vocais. As pregas vocais masculinas são maiores que as femininas, fator que é responsável pela voz dos homens ser mais grave e a das mulheres mais aguda. As pregas vocais adultas seguem um padrão junto à classificação vocal onde as pregas vocais masculinas têm entre 18 a 25 mm e as femininas de 14 a 21 mm, distribuídas da seguinte forma: Soprano (14 a 19 mm), Mezzo-Soprano (18 a 21 mm), Contralto (18 a 19 mm), Tenor (18 a 22 mm), Barítono (22 a 24 mm) e Baixo (24 a 25 mm).

A título de curiosidade, podemos falar resumidamente sobre três tipos de vozes masculinas especiais. São elas: os Sopranistras, os Castrati e os Contra-tenores. Nos séculos passados a mulher não tinha a oportunidade de participar da maioria das atividades sociais, dentre elas cantar em público; no entanto, existiam alguns homens que tinham um timbre feminino natural (devido à formação incomum de suas pregas vocais e laringe) que ficaram conhecidos como Sopranistas. Porém tal timbre era extremamente raro e as igrejas estavam ficando sem tais componentes em seus coros. No século VII foi descoberto que o homem, se castrado antes da puberdade, manteria a voz infantil aguda e poderia cantar as notas dos Sopranistas; então tal prática foi adotada e executada em algumas crianças que apresentavam um timbre de sopranino (classificação vocal infantil que remete a um Soprano infantil). Devido à castração surgiu o termo Castrati. Por causa da castração, as pregas vocais e o sistema laríngeno/respiratório não se desenvolviam por completo, fazendo com que eles alcançassem notas bem agudas e pudessem sustentar uma nota por mais de um minuto. Tem-se relatado não mais que dez Castrati’s até o final do século IX, quando foi proibida a castração de crianças. Os Contra-tenores são homens que através da técnica de Falsete conseguem cantar as notas dos Sopranistas/Castrati. (Posterioremente estarei postando um artigo sobre o Falsete)

RESUMINDO

Vozes Femininas:

SOPRANO: é a voz mais aguda/clara, capaz de atingir as notas mais agudas e brilhantes. Apresenta uma extensão vocal entre C4 a C6.

MEZZO-SOPRANO: (mezzo em italiano significa meio) é a voz que intermedeia o Soprano do Contralto. A mezzo-soprano canta geralmente na oitava do Soprano porém apresenta um timbre mais escuro e volumoso. Apresenta uma extensão vocal entre A3 a A5.

CONTRALTO: é a voz mais grave/escura, capaz de atingir as notas mais graves (geralmente o timbre apresenta grande metal = "peso na voz"). Apresenta uma extensão vocal entre F3 a F5.

Vozes Masculinas:

TENOR: é a voz "natural" (visto os casos especiais resumidos acima) mais aguda/clara. Apresenta uma extensão vocal entre C3 a C5.

BARÍTONO: é a voz que intermedeia o Tenor do Baixo. Pode cantar na oitava do Tenor (com timbre mais escuro) ou/e na oitava do Baixo (com timbre um pouco mais claro). Apresenta uma extensão vocal entre A2 a A4.

BAIXO: é a voz mais grave/escura, capaz de atingir as notas mais graves e "sombrias" (existem alguns Baixos capazes de atingir notas da primeira oitava do piano!). Tem um timbre com grande metal ("peso na voz"). Apresenta uma extenção vocal entre F2 a F4.

* OBSERVAÇÕES *
Referentes às informações do resumo da classificação vocal.
As definições e extensão vocais são referente ao Canto Popular, muito bem aplicáveis em corais/grupos de canto popular.
A notação musicial adotada para descrever as extensões vocais é a americana, cujo Dó Central do piano é o C4. Sendo assim, G2 é o segundo Sol (segunda tecla Sol) do piano; no teclado de cinco oitavas, é o primero Sol, visto que a primeira nota no teclado de cinco oitavas é o C2 (segundo Dó do piano).
Lembrando as notações musicais:
OITAVA = intervalo que compreende oito notas, por exemplo: C2, D2, E2, F2, G2, A2, B2 e C3 (uma oitava completa)
C = Dó - D = Ré - E = Mi - F = Fá - G = Sol - A = Lá - B = Si

RESPIRAÇÃO

A respiração é a base do canto. Podemos ir além: ela é a base da fala, pois é através da passagem do ar expirado que ocorre a vibração das pregas vocais, produzindo o som.

Toda a técnica vocal envolve um bom controle respiratório, bem como o correto uso do sistema respiratório. Por exemplo, podemos dizer que a duração (prolongação) de uma nota cantada e a intensidade da mesma está intimamente ligada ao controle respiratório.

Existem quatro “tipos de respiração”, sendo eles: 1. Clavicular ou Superior (a expansão somente da parte superior da caixa torácica, ocasionando uma elevação visual dos ombros, e resultando uma tensão laríngea); 2. Média, Mista ou Torácica (pouca movimentação tanto da região inferior como da superior durante a inspiração, sendo insuficiente para o canto); 3. Inferior ou Abdominal (ausência de movimentos da região superior e expansão da região inferior); 4. Completa, Diafragmático-Abdominal ou Costo-Diafragmático-Abdominal (expansão harmônica de toda a caixa torácica, ou seja, sem excessos em nenhuma região, com a expansão da região costo-abdominal, permitindo o uso total da capacidade pulmonar). Sendo assim, o mais correto “tipo de respiração” para a fala é a Média, enquanto que para o canto é a Diafragmática/Completa (de base Costo-Diafragmático-Abdominal), diferente da que muitos apregoam erroneamente – a Inferior.

OBS.: Acima está transcrito um trecho de um trabalho para a faculdade de fonoaudiologia; as informações e afirmações presentes são fruto de uma pesquisa intensa que consultou várias bibliografias e especialistas.

RESUMINDO

Há muita discussão sobre esse tema; cada professor/escola costuma ter um critério para trabalhar a respiração. Porém, conforme estudos comprovam, a respiração que oferece maior suporte para o canto é a popularmente conhecida "Respiração Diafragmática". Ela consiste na elevação do músculo diafrágma e na dilatação das costelas, assim ampliando a caixa torácica e permitindo a "máxima" utilização da capacidade pulmonar.

Como identificar se estou fazendo a respiração diafragmática corretamente ?

Bem, vamos começar com "exercícos" simples: Respire normalmente (inspire = encha o pulmão com o ar e expire = jogue o ar para fora). Observe que quando você inspirou você encheu somente a parte superior dos seus pulmões; isso pode ser melhor observado se durante a respiração você colocar as suas mãos sobre seu peito (ele se elevará). Esse tipo de respiração que você acaba de fazer é insulficiente para o canto pois não fornece ar suficiente para frases longas, frases médias rápidas e longas durações de notas (você só utilizou, talvez, 50% de sua capacidade pulmonar/respiratória!).

Vamos então localizar o nosso diafragma... Coloque suas mãos sobre a sua barriga. Pense que você precisa parecer mais magro e encolha a barriga; encolha-a mais ainda, solte-a completamente e a encolha novamente. Se você conseguiu você acaba de achar seu diafragma... Foi contraindo o diafragma que você ficou mais magro. Preste atenção no movimento de quando você encolhe a barriga; tente fazer o contrário, empurrando-a para fora. É justamente isso que você precisará fazer juntamente com a retensão de ar (eu sei que no começõ "dói" um pouco e para haver aperfeiçoamento é necessário fazer exercícios como os descritos logo mais em baixo diariamente; é como se fosse uma ginástica, pois estamos trabalhando com um músculo do nosso corpo). Tente agora inspirar lentamente e com a entrada do ar fazer esse mesmo "movimento com a barriga" (atenção: não é empurrar a barriga para frente e depois inspirar; é inspirar fazendo com que esse ar naturalmente empurre a barriga para frente). O que você está fazendo é elevar o músculo do diafrágma permitindo com que os pulmões sejam cheios por completo de ar... Tente sentir o ar tomando por completo os seus pulmões! Inspire elevando o diafragma e expire relaxando-o... Muito bem, você está aprendendo a dominar o seu sistema respiratório e aquecendo-o para a atividade do canto...


Exercícios Básicos de Respiração

1) Inspirar lentamente, sempre utilizando a respiração diafragmática, e expirar lentamente, colocando as mãos ora sobre a região abdominal (sobre a barriga), ora sobre a região costo-abdominal (sobre as costelas), percebendo a movimentação/expansão dessas regiões. Atenção para manter sempre o mesmo volume/intensidade de ar expirado, não pode ficar oscilando;

2) Inspirar, “reter/conter” esse ar por dez segundo e expirar provocando os sons de: S, X, Z e F;

3) Repetir o exercício 2 e, ao expirar “com sons”, utilizar-se de Staccato;

4) Repetir o exercício 2 e, ao expirar “com sons”, realizar variações uniformes na intensidade (mais forte e mais fraco).


OBSERVAÇÕES SOBRE OS EXCERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO

Para fazer o exercício 2 você deve "morder os dentes" (para colocar os dentes juntos, pois o ar deve sair dentre o meio dos dentes). Os sons que devem ser produzidos são os sons somente das consoantes S, X, Z e F junto com um I "bem assoprado". Tente prolongar ao máximo a duração dos sons produzidos; pouco a pouco você estará conseguindo aumentar sua capacidade...

Para fazer o exercício 3: STACCATO = movimentos rápidos de contração e relaxamento do diafragma. Lembre-se da ária da Rainha da Noite da Fláuta Mágica de Mozart (aquela com os agudos U-U-U-Uuu-uuu-u, que o Edson Cordeiro gravou uma versão junto com I Can't Get No (Satisfaction))

Para fazer o exercício 4: você deve oscilar gradativamente a intensidade do ar expirado, do fraco para o forte, tentando manter um nível, como se fossem ondas que vão crescendo e quebrando lentamente sempre nos mesmos lugares.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
DSoM
Super Moderador
Super Moderador


Registrado em: Segunda-Feira, 19 de Fevereiro de 2007
Mensagens: 2047

MensagemEnviada: Dom Out 12, 2008 2:10 am    Assunto: Responder com Citação

Citação:
TIMBRE: É a qualidade especial de cada som. É a propriedade que nos permite distinguir dois sons da mesma intensidade e altura, produzidos por instrumentos diversos ou pessoas diferentes; portanto, é através da propriedade do som “timbre” que reconhecemos a origem do som produzido. No caso da voz humana, cada pessoa já nasce com um timbre pré-determinado que é exclusivo dela, nenhuma outra pessoa tem o timbre idêntico ao de outra (da mesma forma como as digitais de uma pessoa são diferentes de qualquer outra no mundo).


Citação:
ALTURA: Entoação ou elevação. É a propriedade do som que nos faz distinguir um som agudo de um outro grave; portanto, é a propriedade do som em ser mais grave ("grosso") ou mais agudo ("fino").


Na verdade, o timbre é oque diferencia sons de mesma FREQUÊNCIA emitidos por fontes diferentes. A altura se mede através da frequência, mas frequência e altura não são a mesma coisa.
_________________

"Música: Você seria capaz de viver sem ela? O fato de nascer sem ela já é um fardo tão grande..."

Quer um país melhor? O primeiro passo é esquecer o "jeitinho brasileiro"...

Dúvidas sobre bateria? Pergunte no fórum "Outros Instrumentos" ou me mande mp!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
guhvalenzola



Registrado em: Domingo, 19 de Outubro de 2008
Mensagens: 14

MensagemEnviada: Seg Out 27, 2008 6:47 pm    Assunto: VOZ Responder com Citação

Quais exercícios basicos, posso fazer para aquecer a minha voz, de maneira correta??
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Edu-jr



Registrado em: Segunda-Feira, 1 de Janeiro de 2007
Mensagens: 227

MensagemEnviada: Seg Out 27, 2008 7:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Exite algum software que ajude a aompanhar e desenvolver a voz?

já respondo a uma eventual sugestão: Não tenho tempo para fazer aula de canto !
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ryden
Super Moderadora
Super Moderadora


Registrado em: Sexta-Feira, 28 de Julho de 2006
Mensagens: 1667
Localização: SP

MensagemEnviada: Ter Out 28, 2008 1:16 pm    Assunto: Re: VOZ Responder com Citação

guhvalenzola escreveu:
Quais exercícios basicos, posso fazer para aquecer a minha voz, de maneira correta??


nesse link tem algumas dicas de aquecimento vocal: http://www.cifras.com.br/forum1/viewtopic.php?t=14544
_________________
Não se estresse com a festa - apenas se divirta! Mesmo se um detalhe der errado, o resto da noite ainda pode dar certo.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sinka



Registrado em: Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2006
Mensagens: 3

MensagemEnviada: Qui Nov 13, 2008 9:18 pm    Assunto: Responder com Citação

estou tocando em uma banda de amigos e estamos tocando algumas musicas de uma banda chamada "rosa de saron".Gostaria de saber se há alguma tecnica vocal que possa usar para conseguir um vocal meio rouco nos tons mais alto, assim como o vocalista da banda...O video deles esta no Yotube..se alguem puder me ajudar agradeço desde já...obrigado
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
LULUZINHA_PAN



Registrado em: Terça-Feira, 18 de Novembro de 2008
Mensagens: 5

MensagemEnviada: Qui Nov 20, 2008 6:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Gostaria de saber se há alguma tecnica vocal que possa usar para conseguir um vocal meio rouco nos tons mais alto, assim como o vocalista da banda...

bom cada um tem seu timbre de voz não há uma técnica especifica para deixar sua voz rouca pois como ja disse cada um tem seu timbre de voz e nem sempre um é igual do outro, quanto a cantar mais alto tente soltar pelo diafragma fazendo o seguinte exercicio.

1º puxe o ar pelo nariz contando em pensamento ate dez.
2º segure o mesmo ar contando até dez novamente.
3º solte o ar devagar falando a letra u estendendo ela uuuuu ate acabar o ar.
repita aumentando o tom da voz.


espero ter ajudado Wink
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Triela



Registrado em: Domingo, 23 de Novembro de 2008
Mensagens: 56

MensagemEnviada: Dom Dez 14, 2008 4:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Oii gente... vo postar aki o que eu achei no 4Shared, não sei se alguem ja postou isso em algum outro topico mais sei lah, la vai....

São Vocalizes... Femininos e Masculinos

vejam o link

Eu não sabia direitoo como faze, agora q eubaixei estou
podendo fazer...mas tenho uma duvida... de qnto a respiração na hora de fazer esses exercicios.....
Alguem sabe a maneira corretade respirar??

DSoM - Moderador do Fórum escreveu:
Por favor, sem exageros na formatação de texto. Excessos de cores, negritos, itálicos, sublinhados e caixa alta são terminantemente proibidos. Leia as regras antes de postar.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
juriscode
Administrador
Administrador


Registrado em: Quinta-Feira, 11 de Novembro de 2004
Mensagens: 8842
Localização: Iporã/PR

MensagemEnviada: Dom Dez 14, 2008 8:12 pm    Assunto: Responder com Citação

nha, triela, tipo assim, ta faltando seus vocalizers, mostra algum audio de você soltando a voz.

posta aí vai Embarassed
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Triela



Registrado em: Domingo, 23 de Novembro de 2008
Mensagens: 56

MensagemEnviada: Seg Dez 15, 2008 4:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu?????? Shocked

Hhehehehehhe, vou ver o q posso fazer e posto aki...


JurisCode - Administrador nervoso Mad do site escreveu:
vou começar a deletar se você não parar de postar com excesso de recursos de edição
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
crismiths



Registrado em: Sexta-Feira, 26 de Setembro de 2008
Mensagens: 2

MensagemEnviada: Seg Dez 15, 2008 6:45 pm    Assunto: canto e voz Responder com Citação

triela se sua voz for tão linda qt você,sucesso garantido..............
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Triela



Registrado em: Domingo, 23 de Novembro de 2008
Mensagens: 56

MensagemEnviada: Ter Dez 16, 2008 1:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Gente foi mal..eu nao havia prestado atençao nas advertencias... Desculpa gente... XD



Aiiii, valeu pelo elogio!! shshahasha Very Happy
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
danilohmontuan



Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Janeiro de 2009
Mensagens: 27

MensagemEnviada: Dom Fev 01, 2009 5:24 am    Assunto: Responder com Citação

Gostaria de saber porque as vezes tenho muito mais facilidade em cantar certas músicas em tons mais altos. Quando tento cantar no mesmo tom do artista, preciso faz muito esforço. Quando subo o tom, não preciso.
Até como eu entendia, deveria ser o oposto, não acham?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Triela



Registrado em: Domingo, 23 de Novembro de 2008
Mensagens: 56

MensagemEnviada: Qui Fev 05, 2009 4:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom, eu acho q deve ser prq..

você canta em tons mais altos.... E geralmente...não sei se é o casa...mas as musicas Pop são em grande parte em tons baixos e médios......

Então se você canta em tom alto.....terá dificuldades em tons baixos....

Num sei se ajudei!!! Shocked
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
david_il_divo



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Agosto de 2007
Mensagens: 165

MensagemEnviada: Sex Mar 06, 2009 1:36 am    Assunto: Responder com Citação

A Tina Turner é contralto? Eu penso sinceramente que sim, mas gostava de saber o que vocês acham. A seguir um exemplo bem recente:

http://www.wat.tv/video/video-beyonce-tina-turner-o8nu_gqze_.html
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Canto & Voz Todos os horários são GMT - 1 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Permitido.
Votar em Enquetes: Proibído.


Powered by phpBB © 2001, 2012 phpBB Group