Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

Dúvidas sobre troca de trastes
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Pergunte ao Luthier
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
lucas_monnerat

MensagemEnviada: Seg Jul 07, 2008 4:17 pm    Assunto: Dúvidas sobre troca de trastes Responder com Citação

Bom pessoal, sou novo aqui no fórum, e tenho algumas dúvidas:

PRECISO trocar os trastes da minha guitarra (Michael Strato ) , porque a situação tá triste já..
Ficar mais de 2 horas regulando altura de cordas, tensão do braço e continuar umas 4 casas trastejando é complicado...
Parei pra ver, e tem uns trastes realmente gastos..Numa loja de instrumentos musicais da minha cidade ( a única, e muuuito careira ), vendem a barra de trastes.. Mas estava pretendendo colocar trastes jumbo, porém não sei se vai trastejar muito nas primeiras casas ( nut bastante gasto )..
Enfim...
Gostaria que me explicassem passo a passo o que fazer pra trocar os trastes, quais os riscos, e quais as ferramentas necessárias...
Li que, para a retirada, é bom um alicate de corte frontal, com a frente limada pra ficar retinho.. Então é só comprar o alicate de corte frontal e limar a frente?? Mas de qual tamanho??
Li também que é bom esquentar o traste original com um ferro de solda bom ( tenho um de 60W, já serve? ) pra derreter a cola..
Precisa proteger a escala com fita crepe, e tal..
Mas e na hora de colocar?? Que tipo de martelo usar?? Precisa de cola?? É só cortar as pontas e limar as rebarbas?? E o que eu passo na escala depois , se ficar alguma parte meio lixada?? Óleo de limão, cera de carnaúba??

Bom, desculpem a quantidade de perguntas..
Abraços
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ryden
Super Moderadora
Super Moderadora

MensagemEnviada: Seg Jul 07, 2008 4:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Importante esquentar os trastes antes com um ferro de passar ou ferro de solda para amolecer a cola e diminuir o risco de lascar a escala; mas precisa ter cuidado para não esquentar demais e queimar alguma coisa.
Depois é só enfiar uma lâmina por baixo do traste para levantar e retirar com um alicate ou na mão mesmo se estiver fácil.

Para colocar os novos dê preferência para trastes enrolados ao invés de comprar aqueles em varetas retas, pois facilita a instalação.
Corte os trastes com uma pequena folga.
Passe uma pequena quantidade de cola no pézinho do traste (o tipo de cola vai depender da folga do slot e da cola que tinha antes), coloque o traste no slot, apoie uma madeirinha em cima para martelar.
Martele do meio para as pontas, se você martelar das pontas o meio pode ficar uma barriga e você nunca mais vai conseguir abaixar, só no nivelamento.
Depois de todos os trastes instalados dê acabamento nas laterais com uma lima; muito cuidado para não limar a escala, para isso você pode proteger a escala com fita crepe mas isso não vai proteger se você não tiver muito cuidado.
Esse acabamento nos trastes pode ser feito antes deles serem instalados, mas aí você não terá folga na colocação, terá que ser feito exatamente da largura da casa, terá que colocar os trastes exatamente na ordem e terá que instalar exatamente no lugar, pois não terá folga nas laterais; mas facilita o arredondamento dos cantos dos traste que é difícil de fazer sem a lima adequada.
Depois de retirada a sobra nas laterais e devidamente chanfrado e arredondado para não machucar a mão precisa nivelar os trastes para que eles fiquem exatamente na mesma altura.
Coloque uma régua de aço deitada de lado sobre os trastes para ver o nivelamento. Corra a régua de lado a lado da escala para verificar o quanto terá que ser retificado.
Usando um bloquinho de madeira aplainado (comprimento da lixa) com uma lixa colada (d'água grão 320 ou 220 no máximo se estiver muito desnivelado) ou uma pedra de amolar (não pode estar gasta, precisa estar perfeitamente plana) você vai fazer o nivelamento sempre prestando atenção nos pontos onde você precisa fazer mais pressão.
Essa parte é muito delicada e se você não tiver muita habilidade pode por tudo à perder.
Proteja a escala com fita crepe para não rficar suja com as lasquinhas dos trastes.
Deslize o bloquinho com lixa ou a pedra de amolar sobre os trastes no sentido de comprido. Verifique constantemente com a régua onde estão os trastes mais altos, risque com um lápis mole para se orientar; lembre-se que o traste pode estar mais alto de um lado e mais baixo de outro. Para ajustes mais finos troque a lixa por outra mais fina; sempre no máximo 50% maior que a anterior (220 >> máx 330, 320 >> máx 480, 400 >>máx 600 assim por diante)
Depois de perfeitamente nivelado os trastes, se eles ficaram muito chatos na parte de cima você pode arredondar ou apenas uma leve arredondada para tirar os cantos vivos. Dê acabamento em todos os cantos para não ficar pontas
Lixe os trastes até lixa 1200, 1500 ou 2000 e depois passo massa de polir. Esse polimento pode ser dado com uma miniretífica pra facilitar... eu faço à mão para não voar massa no meu olho, hehehe; mas a miniretífica agiliza bastane pra quem não tem muita experiência, mas cuidado para não marcar a escala (mesmo que esteja protegida com fita crepe)
lucas_monnerat

MensagemEnviada: Seg Jul 07, 2008 7:04 pm    Assunto: Responder com Citação

P!ATD escreveu:

Para colocar os novos dê preferência para trastes enrolados ao invés de comprar aqueles em varetas retas, pois facilita a instalação.

Primeiramente, muito obrigado, me ajudou MUUUUITO Very Happy
E uma dúvida, o que seriam trastes enrolados?? Aqui na minha cidade, na loja aonde vende os trastes, eles vêm em um rolo que é cortado por metro, seria isso??
E outra, é necessário lixar a escala após a retirada dos trastes?? E o que passar depois da troca, pra limpar a escala??

Grande abraço,
ryden
Super Moderadora
Super Moderadora

MensagemEnviada: Seg Jul 07, 2008 7:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Se você souber um pouco de inglês, achei esse site que pode te ajudar quando voce for fazer a troca.

A troca de trastes é uma das operações mais delicadas e difíceis para um luthier, observe que muitos até mesmo experientes se recusam a fazer esse tipo de trabalho dependendo da guitarra. é um trabalho que exige muita experiencia e recursos de mão de obra (no caso de alguma coisa dar errado).

a troca de trastes consiste:

retirar os trastes com um cuidado absurdo, com ferramenta e técnica específica para que não lasque ou danifique a escala;

Fazer o alinhamento do braço após a retirada dos trastes com uma ferramenta própria (madeira perfeitamente alinhada com uma lixa grudada na mesma);

Corrigir o ângulo das extremidades do braço dependendo do modelo da guitarra (observe algumas guitarras tem um alinhamento meio curvo nos trastes);

Deve-se abrir com uma lamina fina o buraco de onde foi tirado o traste (nesta hora é muito perigoso pois se a lâmina for muito grossa ou aplicada de forma errada espana a madeira, o que é um erro irreverssível);

A colocação dos trastes deve ser feita com um martelo próprio e a força que se aplica sob o traste precisa ser uniforme (pois se um traste for martelado mais forte que o outro ocorre o desalinhamento do traste, o que em pouquíssimos casos dá pra ser corrigido com uma retifica);

para cortar os trastes pode-se usar um alicate de corte, mas mesmo assim sempre fica uma sobrinha dos cantos, então usa-se uma serie de limas para dar o acabamento e por fim uma ferramenta da Dunlop própria para arredondar traster, sendo esta usada nos cantos fica um acabamento profissional;

após esse processo faz-se uma leve retífica (se for preciso) um polimento nos trastes e a hidratação da escala;
lucas_monnerat

MensagemEnviada: Seg Jul 07, 2008 8:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pelo link Very Happy

Vi nele, que há a possibilidade de usar uma micro retífica pra retirar o excesso dos trastes.. Tenho uma dremel aqui, e cerca de 75 discos Smile. O acabamento inicial fica bem melhor cortando com a retífica do que com o alicate, certo?? E tenho uma lima aqui igualzinha à que foi usada no tutorial..

E de qualquer jeito, vou ter que lixar a escala por completo, como no link.. Será necessário passar alguma coisa na escala depois?? Alguma cera??

Abraços,
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Seg Jul 07, 2008 9:12 pm    Assunto: Responder com Citação

importante para tirar o traste é fazer uma alavanca com o formão (lâmina que a Aline falou) colocando uma chave de fenda, uma chave, ou algo assim na lateral da escala e forçar com o formão.

pode usar secador de cabelo para soltar a cola do traste, demora mais, mas não há risco de queimar
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
lucas_monnerat

MensagemEnviada: Seg Jul 07, 2008 9:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Quanto à ferramenta usada pra retirar os trastes, pretendo modificar um alicate de corte frontal:

Limando a frente dele pra ficar retinho, e um pouco por dentro, pras pontas ficarem bem finas.
Acredito que ficará um pouco melhor do que usando um formão... Smile
Quanto ao secador de cabelo, é bom que seja bem potente, certo??

Grande abraço,
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Seg Jul 07, 2008 11:02 pm    Assunto: Responder com Citação

qqr secador de cabelo chega a queimar a mão, por exemplo, se você deixar parado

meu pai comprou um secador de R$15,00 para secar os pêlos da nossa poodle e se não movimenta ele com freqüência e rapidez a coistada chora Sad porque queima mesmo. Sobe até aquele fedor de chifre queimado
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
lucas_monnerat

MensagemEnviada: Seg Jul 07, 2008 11:33 pm    Assunto: Responder com Citação

huaehuaehuaehuaehuaeuhaeuhahuae...
Então tá certo...
Amanhã mesmo vou passar em algumas lojas para procurar pelo alicate...
Ah, e gostaria de saber também se é preciso afouxar o tensor do braço na hora de retirá-lo, se corre o risco de empenar...

Obs.: Na boa... Que diferença enorme entre esse fórum e outros por aí, que não preciso citar o nome..Wink
Tão de parabéns...

Grande abraço,
Thomas Huskey
Luthier
Luthier

MensagemEnviada: Ter Jul 08, 2008 4:22 am    Assunto: Responder com Citação

para fazer troca de trastes é preciso tirar os trastes com ferro de solda, formão e martelo...

Parece simples mas não é..o formão tem q estar no angulo certo pra evitar lascar a escala...

O tensor tem q ficar o máximo possivel reto..no ponto zero...depois tem q fazer a replainagem da escala...e nesse caso se o tensor não estiver certo você vai com certeza destruir a escala...é preciso também uma régua...

martelo com cabeça de plástico duro...se tiver um prensador para prensar os trastes...Depois tem q usar a lima..e saber passar ela da maneira certa nas laterais..depois tem q nivelar os trastes...e depois quando eles estiver regulados e nivelados tem q fazer uma regulagem bem feita na guitarra...

Com o secador de cabelo existe o risco de descolar a escala...já q usar secador de cabelo na escala é uma das maneiras de descolar a mesma...já vi alguns luthiers fazendo isso...ainda acho o ferro de solda mais seguro
lucas_monnerat

MensagemEnviada: Ter Jul 08, 2008 4:43 am    Assunto: Responder com Citação

No lugar do formão posso usar um alicate de corte frontal modificado, certo? Corro menor risco de lascar?
O tensor eu tenho que deixar no ponto zero, após a retirada das cordas e do braço ou antes de tirar as cordas?
Em vez de fazer uma replainagem completa, posso dar uma lixada de leve na escala ( ou passar um bombril ), só para tirar as marcas do traste antigo?
Régua eu tenho uma aqui de inox.
Em vez do martelo com cabeça de plástico duro, posso usar um pedaço de madeira como calço, certo?? E sempre do meio pras beiradas, certo??
Limas tenho várias aqui..
E regular a guitarra não é problema, to beem acostumado..
O jeito vai ser usar o ferro de solda mesmo então, né??

Grande abraço,
Thomas Huskey
Luthier
Luthier

MensagemEnviada: Ter Jul 08, 2008 4:51 am    Assunto: Responder com Citação

O martelo de plástico seria para martelar os trastes.,...acho o mais indicado..Tensor no ponto zero depois de tirar as cordas...

Se você não fizer a replainagem da escala vai ficar um serviço incompleto...e talvez exista o risco de aparecer algum problema futuro..mas isso não posso garantir...
ryden
Super Moderadora
Super Moderadora

MensagemEnviada: Ter Jul 08, 2008 10:56 am    Assunto: Responder com Citação

pelo jeito não tem como fugir do ferro de solda, tenho um da mesma potencia que o seu 60W... acredito que dê pra fazer...
Thomas Huskey
Luthier
Luthier

MensagemEnviada: Ter Jul 08, 2008 8:41 pm    Assunto: Responder com Citação

60w ta muito bom já...
lucas_monnerat

MensagemEnviada: Qua Jul 09, 2008 12:50 am    Assunto: Responder com Citação

Bom, comprei os trastes na loja daqui, e assim que eu terminei de tirar as cordas, que fui tirar o primeiro traste, percebi que os originais são mais altos do que os recém-comprados, daí pensei, pensei, e mudei de idéia..
Preferi retificar os trastes, porque se algo desse errado, já teria trastes suficientes aqui para trocar depois..
Com a ajuda da pedra de amolar, tirei o "grosso" dos trastes, marcando com marcador permanente os que estavam mais fundos, a fim de alinhar o resto. Feito isso, com uma lima triangular, arredondei as pontas, pra nao correr o risco de "comer" as cordas depois, e em seguida, lixei com lixas 320, 400 e 600, o acabamento ficou bom até..
Depois de ter feito isso, passei um bombril na escala, e continuei lixando, com as mesmas lixas 320, 400 e 600.. Depois de deixar tudo lisinho, passei o óleo de limão e fui remontar a guitarra...
E depois disso tudo, o resultado não foi satisfatório Crying or Very sad

...

Foi ÓTIMO...
Li tanto, em tantos lugares, que era dificílimo, que era complicado, impossível de alguém sem experiência fazer.. E logo de primeira consegui um bom resultado Very Happy
Agora só falta dar um polimento nos trastes, porque ficou meio fosco...
E vou aproveitar os trastes que comprei, pra restaurar um violão antigo que tá encostado aqui em casa.. Wink
Um grande abraço a todos que vieram me ajudar,
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Pergunte ao Luthier Todos os horários são GMT - 1 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.