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Dicas para comprar um bom instrumento

 
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ryden
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Registrado em: Sexta-Feira, 28 de Julho de 2006
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MensagemEnviada: Qua Out 15, 2008 11:55 pm    Assunto: Dicas para comprar um bom instrumento Responder com Citação

Antes de qualquer coisa, uma duvida que surgem em muitos quando vão adquirir a sua primeira guitarra, é o que deve ser observado pra que não compre um instrumento com algum defeito, para isso segue-se algumas dicas retiradas do site ELL para que possa te auxiliar na hora da compra.

Antes de tudo, você já tem que estar em mente qual o tipo de instrumento que deseja adquirir, pois se você não fizer isso acabara comprando um que não atenda as suas necessidades e expectativas.

CORPO
Quando pegar um instrumento, que já visualmente o agradou, pergunte ao vendedor ou verifique nas especificações técnicas que geralmente acompanham o produto, o tipo de madeira a qual é feito o corpo do instrumento. As mais nobres são normalmente mais caras e na maioria das vezes proporcionam timbres melhores.
Dentre elas destaco como mais comuns: Alder, Ash, Maple, mogno, Bass Wood, Cedro... O corpo também pode ser feito de madeiras nada nobres que são compensado e MDF. Nesses casos madeiras não maciça, porém coladas em lâminas e uma espécie de aglomerado de materiais. Não existe nada errado em ter um instrumento com corpo feito desse tipo de madeira, embora eles não proporcionem som com grandes sustentações (normalmente instrumentos feitos desse material, por serem mais baratos, tornam-se uma boa opção para músicos iniciantes ou com menor poder aquisitivo).
Outro item importante a ser observado no corpo do instrumento, é se ele não apresenta nenhuma rachadura em algum dos lados. Mesmo pintado, é possível, se olhar contra a luz, ver alguma evidência de rachadura ou possível rachadura. (não confundir com a emenda que muitos corpos possuem. As emendas sempre são retas e na maioria das vezes estão no centro do corpo ou nas extremidades laterais, sempre verticalmente).

BRAÇO
O braço mais comumente é feito em Maple com escala em Jacarandá, pau ferro, ou Maple com escala em ébano, ou todo em Maple ou em Marfim (essa última mais comum em instrumentos nacionais). Todos esses materiais são bons para a fabricação de braços. A escolha se dá, em sua maioria, pelo aspecto visual e construção (largura, comprimento, espessura, conforto que proporciona) do que propriamente pelo material.
O instrumento pode se apresentar na loja, no aspecto tocabilidade, horrível. Isso se dá muitas vezes, por não ter sido previamente regulado. Mesmo quando previamente regulado, ele pode não estar oferecendo tudo àquilo que o músico esperava ou gostaria que ele oferecesse. Isso porque essa pré regulagem visa apenas tornar o instrumento com uma estabilidade padrão, não o dirigindo para nenhum estilo ou técnica em especial.
É importante verificar alguns certos itens que citarei para saber se a tocabilidade que agora não está do agrado, poderá em breve, após a regulagem de seu luthier, estar satisfatória.
Normalmente, na loja, o instrumento apresenta ação de cordas alta e muitas vezes com trastejamento. Verifique se isso apenas se dá por não estar regulado ou por defeitos mais graves.
As cordas podem estar altas porque o braço está um tanto côncavo (FOTO 01) precisando de ajuste no tensor. A forma de se visualizar isso, é tomar o instrumento nas mãos olhando o braço lateralmente contra a luz (FOTO 02), verificando nas laterais a curvatura.
Se essa curvatura for pouco acentuada (FOTO 03) o tensor corrigirá e o instrumento ficará bom. Se a curvatura for muito acentuadao tensor poderá não corrigi-la e aí teremos um braço empenado.
Nas ilustrações estamos demonstrando essas deformidades com uma régua, pois, se fosse com um braço de guitarra, seria mais difícil perceber o problema haja vista que a lente da máquina fotográfica, não demonstra facilmente essas irregularidades com o olho humano.
Outro fator determinante para cordas altas e trastejamento, é braço torcido. Chamamos assim o braço que, quando a concavidade verificada lateralmente não é a mesma quando verificada a outra lateral. Se a discrepância dessas curvaturas for grande (ex.: um lado se nota estar côncavo e outro convexo), esse instrumento não deverá ser comprado (esse problema tem solução, porém o custo é muito alto e só vale a pena solucioná-lo quando já se possui o instrumento e realmente quer mantê-lo).
É importante observar também no braço através dessas visualizações laterais, (FOTO 02) que independente de estar côncavo ou convexo, se não existe alguma irregularidade na sua extensão Se houver, pode ser irreparável, mesmo através da regulagem, pois o tensor atua no braço de uma forma geral e não corrige defeitos ou irregularidades localizadas.
O instrumento pode estar com ação de cordas baixas e às vezes altas, e trastejando da 1.casa à 5.casa. Deve-se verificar através do processo da visualização das laterais do braço se ele não está convexo. Se estiver e a curvatura for pouca, até poderá ser corrigida soltando-se o tensor.
utra questão, é que uma boa parte dos instrumentos, principalmente os de Headstock inclinado, possuem a madeira do braço emendada um pouco abaixo do Headstock. Verifique se esta emenda não está se descolando, passando a mão sobre ela. É possível notar algum relevo se ela estiver se soltando.

TRASTES
Deve-se observar no instrumento a ser comprado se os trastes estão com seus perfis arredondados e intactos. Não pode haver marcas de limas ou lixas, pois isto indica que há irregularidades na escala ou na colocação dos trastes, e que foi dado um “jeitinho” para que o instrumento não apresentasse algum tipo de trastejamento.
A forma de visualizar isso é como citei acima, verificando se todos estão com seus perfis arredondados, uniformemente alinhados, não havendo trastes achatados pela ação de limas. É comum notar esse “jeitinho” mais no fim da escala, com o intuito de esconder empenamentos e torções localizados. Preste atenção: Esse tipo de instrumento não deve ser comprado, pois pode ter quase que se gastar, futuramente, uma verba considerável com um luthier para retificar a escala e trocar os trastes.
Sempre lembrando do bom senso na hora de julgar um possível trastejamento. A ação de cordas do instrumento testado pode estar baixa com intuito de torná-lo macio e confortável, e o músico na hora do teste pode estar “descendo a mão” e aí julgar que o instrumento está impróprio. Verifique todos os itens anteriores, faça todas as possíveis análises para poder ter critérios para um julgamento. Instrumento com ação de cordas baixa, devem ser tocados com menos força para não trastejarem. Isso não caracteriza defeito, e sim uma opção de regulagem.

REGULAGEM
O instrumento pode estar “duro” de tocar e com cordas altas e, não necessariamente estar empenado ou com defeito. Uma vez visto através de visualização das laterais do braço (FOTO 02), verificando que não há torções nem empenamentos, o braço está reto, equilibrado.
Observe o nut (capotraste) ou o locking nut (trava de cordas) (FOTO 03) e perceba se as cordas não estão partindo muito altas deles. Se estiverem, isto torna o ato da digitação difícil, pois tem que se fazer muita força para que as cordas toquem os trastes para produzir a nota.
Esse problema um luthier pode facilmente regular e tornar equilibrada essa ação. Pode acontecer o contrário, também. As cordas quando tocadas soltas podem trastejar. Verifique se no nut ou no locking nut, as cordas estão partindo tão baixas que estão encostando no primeiro traste e causando o trastejamento.
Toque na primeira casa. Se parar o trastejamento é porque realmente o problema está no nut. Se não, o problema pode estar na ação do tensor. Certifique-se de que o braço não está muito convexo. Se estiver, aí está o problema. Se não estiver convexo o braço, o problema pode estar nos trastes. Aí é prudente testar outro instrumento ou ligar para seu luthier buscando informações.
A ação de cordas na ponte também ajuda a determinar se o instrumento está trastejando com facilidade ou se está “duro” e difícil de ser tocado. As cordas partindo muito baixas da ponte, embora facilitem a execução de escalas também limitam a força da mão direita (se tratando de um músico destro). As cordas partindo altas da ponte tornam o instrumento difícil de ser tocado. Um luthier equilibrará isto com facilidade também, porém preste atenção em todos os itens para poder julgar o que está sendo comprado.

PARTE ELÉTRICA
Potenciômetros e chaves com ruídos quando manuseados, indicam sujeira nos componentes. Isto não é um problema irreparável, ao contrário, quase sempre de fácil solução, porém, se puder ser evitado melhor.
Verifique se todos os captadores funcionam. Procure ouvir em separado o som de cada um deles, comutando-os através da chave de seleção. Com uma moeda bata levemente sobre cada um deles, para realmente verificar se todos estão funcionando.
Coloque a chave de comutação em cada posição oferecida e vá batendo nos imãs dos captadores com a moeda. Verifique qual captador naquela posição da chave funciona e qual não funciona. O qual estiver funcionado fará um “toc” mais alto no amplificador do que o que não estiver atuando. Teste em todas as posições da chave. No final do teste, todos os captadores deverão ter feito o ruído (“toc”) no amplificador.
Observe com a atenção os humbuckers. Todas as duas bobinas, quando tocadas pela moeda, deverão soar “toc” no amplificador. Importante isto, para que não se compre um instrumento com captadores pifados ou com humbuckers apenas com uma das bobinas funcionando.
“Fique atento “também com a inscrição: ”DESIGN BY”. Ex.: Design by EMG ou Duncan Design e outros. Essa inscrição significa que o captador foi desenhado parecido com o EMG, ou com Seymour Duncan, ou sob licença deles, ou que possua algumas características sonoras ou visuais desses captadores. Isto não indica que sejam dessas marcas de captadores.
É comum as pessoas se iludirem achando que estão comprando instrumentos com captadores de primeiríssima linha, e às vezes pagam preços até abusivos por isso. Não que esses captadores DESIGN BY não prestem. Às vezes são até muito bons, porém não se deve confundi-los com os originais.

HARDWARE
Fique atento com o cromo das tarrachas, pontes, straps, enfim, tudo que for parte de metal, e verifique se não está descascando o banho com indícios de ferrugem ou amassado.
Verifique se não há folgas nas tarrachas. Elas não podem ser “duras” para enrolar ou desenrolar as cordas. É claro que isso varia um pouco de acordo com a qualidade que ela possui, todavia não deve ser preciso fazer força para atuá-las.
Deve-se balançá-la para ambos os lados para observar se não há folgas. As tarrachas devem ser firmes sem folga algum.

PINTURA
Observe se não há evidência de batidas ou amassados contundentes na pintura. Não se iluda, retoques em pinturas não são fáceis nem baratos.

BRAÇOS INTEGRADOS
Quando estiver comprando um instrumento o qual o braço for integrado ao corpo, ou seja, não existem parafusos de fixação no braço, certifique-se se existe a possibilidade de abaixar a ponte, para se conseguir uma ação de cordas baixa. Pois, se o braço tiver sido mal integrado ao corpo, muitas vezes as cordas ficarão com uma ação alta, pois o braço está abaixo do nível em relação ao corpo, do que deveria estar.
O mais comum é serem dois pivôs ou duas porcas de ajuste. Se perceber que não é possível chegar à ação de cordas necessária, procure informações com algum luthier ou fuja dessa compra, pelo menos momentaneamente, até ter certeza do que está comprando.

FLOYD ROSE
Se estiver interessado em um instrumento com trêmolo flutuante (tipo Floyd Rose), verifique se no corpo do instrumento existe um “back Box” (compartimento para que o trêmolo afunde para dentro do corpo), para que o trêmolo atue tanto para cima como para baixo. Caso não tenha esse trêmolo, só decairão as notas quando alavancado ou dependendo da regulagem, talvez suba as notas, porém bem pouco.
Isso não é um problema, desde que você saiba e ou queira isso.
Ë possível fazer o Back Box em um instrumento que não o possua, entretanto, essa operação tem um custo, e é bom que você esteja ciente disso no momento da compra.
Verifique também o tipo da fixação da haste do trêmolo.
Veja se a haste possui uma espécie de “porca” de fixação , pois esse tipo é mais eficaz, no ponto de vista firmeza (sem jogo ou folga) do as convencionais com rosca na própria haste.
Existem também alguns tipos de sistema que possui um parafuso Allen de travamento da haste localizado no compartimento onde é rosquiado a haste, isto também impede que existam folgas.
Bem, Tendo todos esses cuidados e critérios, com certeza as chances de você se decepcionar com a próxima guitarra que comprará serão poucas.
Importantíssimo lembrar, que, após a compra, leve seu instrumento ao seu luthier para que ele lhe dê um diagnóstico mais detalhado e preciso sobre o produto que você adquiriu. Isso para que, se no caso houver algum problema, você tenha tempo de recorrer à sua garantia.


Na sequencia, as fotos 1, 2 e 3.

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juriscode
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MensagemEnviada: Qui Out 16, 2008 12:23 am    Assunto: Responder com Citação

cola a fonte de pesquisa. mesmo que você tenha criado esse texto, cola quais foram os sites ou livros de onde você tirou essas informações?

se estiver ipsis literis o que escreveu, pode colocar um link para lá
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victor.h



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MensagemEnviada: Qui Out 16, 2008 9:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Parabéns Ryden, muito bom tópico, lendo-o agora vi que a guitarra que eu comprei se encaixa dentro das espicificações!
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ryden
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MensagemEnviada: Qui Out 16, 2008 9:35 pm    Assunto: Responder com Citação

juriscode escreveu:
cola a fonte de pesquisa. mesmo que você tenha criado esse texto, cola quais foram os sites ou livros de onde você tirou essas informações?

se estiver ipsis literis o que escreveu, pode colocar um link para lá


o link já ta no começo do tópico, onde ta escrito ELL...
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MensagemEnviada: Sex Nov 07, 2008 10:55 am    Assunto: Responder com Citação

Belo tópico Ryden,estamos chegando no final do ano e é importante informar os amigos sobre os cuidados que se deve ter ao se fazer uma compra. Acho importante informar também sobre os direitos e deveres do consumidor, caso a compra seje infeliz.
Gostaria de somar ao seu tópico, algumas dessa lei, para que o futuro comprador conheça quais os direitos que o proteje.

Código de Defesa do Consumidor
Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990

Shocked Seção II - Da Responsabilidade pelo Fato do Produto e do Serviço

Art. 12. O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos.

§ 1° O produto é defeituoso quando não oferece a segurança que dele legitimamente se espera, levando-se em consideração as circunstâncias relevantes, entre as quais:
I - sua apresentação;
II - o uso e os riscos que razoavelmente dele se esperam;
III - a época em que foi colocado em circulação.

§ 2º O produto não é considerado defeituoso pelo fato de outro de melhor qualidade ter sido colocado no mercado.

§ 3° O fabricante, o construtor, o produtor ou importador só não será responsabilizado quando provar:
I - que não colocou o produto no mercado;
II - que, embora haja colocado o produto no mercado, o defeito inexiste;
III - a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro.


CoolArt. 13. O comerciante é igualmente responsável, nos termos do artigo anterior, quando:

I - o fabricante, o construtor, o produtor ou o importador não puderem ser identificados;

II - o produto for fornecido sem identificação clara do seu fabricante, produtor, construtor ou importador;

III - não conservar adequadamente os produtos perecíveis.

Parágrafo único. Aquele que efetivar o pagamento ao prejudicado poderá exercer o direito de regresso contra os demais responsáveis, segundo sua participação na causação do evento danoso.


Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.

§ 1° O serviço é defeituoso quando não fornece a segurança que o consumidor dele pode esperar, levando-se em consideração as circunstâncias relevantes, entre as quais:
I - o modo de seu fornecimento;
II - o resultado e os riscos que razoavelmente dele se esperam;
III - a época em que foi fornecido.

§ 2º O serviço não é considerado defeituoso pela adoção de novas técnicas.

§ 3° O fornecedor de serviços só não será responsabilizado quando provar:
I - que, tendo prestado o serviço, o defeito inexiste;
II - a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro.

§ 4° A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais será apurada mediante a verificação de culpa.

Art. 17. Para os efeitos desta Seção, equiparam-se aos consumidores todas as vítimas do evento.

Fique atento

Não compre instrumentos musicais pela internet pois como vimos nas informações do tópico, existem muitos detalhes e defeitos que só pessoalmente é possível identificá-los.
Ao visitar a loja:
*Procure por um vendedor atencioso e prestatívo, não compre qualquer intrumento que te empurrarem, não tenha vergonha de experimentar outros modelos. Se o vendedor estiver nervoso, sai e visite outra loja ou volte outro dia.
*Não se esqueça da nota fiscal , certificado de garantia e o nome do vendedor
*Procure saber se a marca escolhida possui assistência técnica próximo de onde você reside, se não houver assistência técnica a responsabilidade é da loja ( Art. 13 e 14).
*Lembre-se ,você não é obrigado a gastar nada para ter o instrumento funcionando adequadamente, faça valer os seus direitos.

Um grande abraços, e boas compras Very Happy
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Oficina Reparu's:Assistência técnica especializada:Tagima,Fender,Washburn,Jackson,Ibanez,Condor Gibson,Crafter,Takamine,Yamaha.
Prestamos mão de obra tercerizada à lojas , igrejas e indústrias, emitimos nota fiscal de serviços. tel/fax:4432-2066 ou 3969-5939

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ryden
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MensagemEnviada: Sex Nov 07, 2008 11:44 am    Assunto: Responder com Citação

Pedroluthier1 escreveu:
Belo tópico Ryden,estamos chegando no final do ano e é importante informar os amigos sobre os cuidados que se deve ter ao se fazer uma compra. Acho importante informar também sobre os direitos e deveres do consumidor, caso a compra seje infeliz.
Gostaria de somar ao seu tópico, algumas dessa lei, para que o futuro comprador conheça quais os direitos que o proteje.


Sinta-se a vontade por contribuir algumas informações ao tópico.
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EdipoChaves



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MensagemEnviada: Sáb Out 31, 2009 10:34 am    Assunto: Responder com Citação

Aproveitando essas dicas, apesar do tópico ser super esclarecedor em vários aspectos eu ainda tenho uma dúvida.
Foi dito que algumas guitarras podem ser feitas de compensado ou MDF, mas não estava explicado como podemos identificar isso.
Como eu posso saber se a guitarra é feita de compensado ou MDF quando for comprar ela? Tem alguma maneira de notar isso observando a guitarra? Ou eu devo confiar no vendedor?
Valew gente, até mais.
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acvokeer66



Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Mai de 2012
Mensagens: 14

MensagemEnviada: Seg Mai 21, 2012 12:38 am    Assunto: Responder com Citação

Acho importante informar também sobre os direitos e deveres do consumidor, caso a compra seje infeliz.
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