Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

Que características definem uma música como clássica?

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Outros Ritmos
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Gorth

MensagemEnviada: Sex Mai 29, 2009 7:24 pm    Assunto: Que características definem uma música como clássica? Responder com Citação

Oi gente, tudo bem?
O nome do tópico diz tudo.... afinal, o que faz de uma música clássica?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Sex Mai 29, 2009 9:17 pm    Assunto: Responder com Citação

é um contraponto à música folclórica, ou música popular. O que não é popular, o que não é folclórico, o que não tem uma definição mais apropriada é clássico.

em círculos acadêmicos tem muita gente achando que músicas tocadas com objetos que não sejam isntrumentos musicais seja clássica.

Mas tem duas concepções básicas:

1- Música de apuro tecnico muito grande que não seja popular (eu acho que o heavy metal encaixa direitinho nesse conceito) ou folclórico...
Músicas obra de análise acadêmica pelo apuro tecnico do compositor.

2- Musica do período que vai de Bach a Bethoven
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
DSoM
Super Moderador
Super Moderador

MensagemEnviada: Sex Mai 29, 2009 11:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Outro ponto também é a complexidade.

Música clássica é repleta de detalhes e técnicas diferentes, varia muito no emprego das fórmulas de compasso, não fica apenas no 4/4, possui composições cujo tempo de duração está na casa dos 10 minutos, possui arranjos extremamente complexos que dificilmente uma pessoa conseguirá reproduzir sozinha (salvo as músicas tocadas somente ao violão), e um outro detalhe que a diferencia de outros estilos musicais: eles literalmente brincam com a posição das notas em relação ao compasso, acrescentando notas em regiões muito difíceis de identificar, além dos períodos de silêncio "metronômico" e da exímia habilidade que os seus músicos possuem.

Eu reparo isso pois o rock progressivo, estilo que gosto muito, é muito influenciado pela música clássica.

"Música: Você seria capaz de viver sem ela? O fato de nascer sem ela já é um fardo tão grande..."

Quer um país melhor? O primeiro passo é esquecer o "jeitinho brasileiro"...

Dúvidas sobre bateria? Pergunte no fórum "Outros Instrumentos" ou me mande mp!
Gorth

MensagemEnviada: Sáb Mai 30, 2009 12:08 am    Assunto: Responder com Citação

juriscode

você falou exatamente o que eu estava pensando!

em relação ao heavy metal, apesar de eu também ter pensado em metal progressivo quando criei esse tópico... tipo, eu adoro música clássica, mas, exceto os instrumentos que são diferentes dos outros tipos de música, eu não sabia ao certo como distinguir...

e eu parei pra estudar a música de algumas bandas, separando tudo que eu entendia em tablaturas do guitar pro e tal e parei pra ver que não havia muuuita diferença...

o que me fez realmente perceber isso foi a música "and then there was silence" do Blind Guardian, que dura 11 minutos e tem muita coisa que lembra música clássica.

Mas são o compasso, a complexidade e a técnica que fazem de uma música clássica mesmo, independente dos instrumentos utilizados?
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Sáb Mai 30, 2009 1:30 am    Assunto: Responder com Citação

eu toco algumas melodias Bachianas no violão e não é por causa disso que deixam de ser clássicas, muito embora as que eu toco do Bach sejam simplesinhas.

Eu quase que escrevi que eu tinha percebido onde você estava querendo chegar, mas só fiz a referência ao metal, até porque gosto de metal opera e metal sinfonico, opera pop (tipo Nightwish) e outras delícias auditivas.

Na verdade, o clássico é o que se tinha como testando os limites da tonalidade, quebrando as regras da harmonia de maneira interessante, fazendo os sons produzir sensações e sentimentos (Vivaldi é fabuloso nesse sentido, nem precisa de letra as músicas dele), testes ao virtuosismo dos músicos... Tem muita coisa que lembra o metal sim, o problema é que a grande mídia acha que os headbangers são rebeldes sem causa e ignoram o fato de eles serem maestros, pianistas, professores universitários e exímios instrumentistas.

que músico de banda pop é professor universitário de música, maestro e multiinstrumentistas (como se escreve essa palavra Embarassed ???)??? Difícil né?

Quando a gente ouve guitarras distorcidas e batera junto com instrumentos clássicos, daí o leigo percebe que o cabeludo tatuado da banda de metal é tão cabeludo e tatuado quanto o maestro, quanto o violinista, o baixista clássico, o cavanhaque do vocalista, ou a barba do guitarrista é bais bem feitinha que a do clarinetista... E por aí vai Razz e, o principal, que os músicos de heavy metal não deixam a peteca cair.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Gorth

MensagemEnviada: Sáb Mai 30, 2009 11:23 am    Assunto: Responder com Citação

É bem isso que eu imaginava e esse tópico veio além do motivo das minhas pesquisas por que eu coloquei rhapsody pra tocar na sala de aula numa aula vaga (tem um amplificador jogado na minha sala desde março =X) e um monte de gente começou a falar que era só barulho... e olha que rhapsody nem é pesado, e os arpejos e sweeps do Luca Turilli lembram MUITO, Bach, tanto que o próprio guitarrista diz se inspirar no compositor alemão.

Eu sei tocar algumas músicas do Mozart e Beethoven, to aprendendo Bach agora (air on g, no momento, depois vou pegar prelude)...

E tem outra coisa que eu estava pensando também.

A bossa nova nunca foi um estilo realmente "popular", por assim dizer, usa acordes complexos e harmonias muito bem trabalhadas. O samba tocado no violão, nesse caso particularmente João Bosco, que eu tava pesquisando, também é muito bem trabalhado e arranjado... Por que existe a desvalorização desses músicos em relação àqueles que tocam músicas clássicas?
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Sáb Mai 30, 2009 2:30 pm    Assunto: Responder com Citação

esse FDS eu fui em Curitiba e vi uns amigos da minha irmã tocando samba num bar. O percussionista que tocava carron é cego, acho q ele é bem conhecido la, pelo mesnos, pelo tanto de apresentação que ele faz por FDS...

e o violonista é músico clássico, estudou violão clássico e o que ele faz no violão é violão clássico...
Gorth

MensagemEnviada: Sáb Mai 30, 2009 4:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Justamente isso.
Eu tava tentando tocar algumas músicas de samba e elas se mostraram mais difíceis do que música clássica pra mim...
Bem, no final não importa muito essas divisões...
O que importa é ouvir e apreciar o bom trabalho dos caras realmente competentes, headbangers ou músicos de filarmônicas... =)
Brigado por esclarecer minhas dúvidas ;D
Mateus.barrinha

MensagemEnviada: Ter Jan 12, 2010 12:53 am    Assunto: Responder com Citação

Música Classica é que música feita no período do classissimo... rs
Brincadeiras a partes, a música erudita, chamada por alguns por clássica é uma música Acadêmica, com letra ou não, que isso fique clara, ela não precisa ser instrumental somente, a propria nona sinfonia de Beethoven é fechada com um Coral.

E a música erudita, não é aque vai de Bach a Beethoven, e Maller? Villa Lobos? e Debussy?e Shoenberg (que inventou o dodecafonismo)? e Philip Glass (com o minimalismo)? e Silvio Ferraz (que faz música eletroacústica)?
Calma lá.

O que quer dizer ERUDITO?
Quer dizer culto. Uma pessoa é erudita quando ela é culta, estudada.

Música Erudita, é a música "estudada" que segue uma TRADIÇÃO que remonta a Idade Média, passa por grandes nomes como Bach, Mozart, Brahms, Beethoven, e chega ATÉ OS DIAS DE HOJE com Bartok, Stravinsk e outros. Toda música feita dentro dessa tradição é considerada Erudita, ou clássica, como alguns dizem.

E música popular, a grosso modo, é a música que vem do povo e não da universidade, geralmente de maneira muito mais intuitiva do que estudada, e podemos aí incluir a música folclórica.

Uma música popular sendo tocada por uma Orquestra, continua sendo popular, e uma música erudita sendo tocada por uma guitarra por exemplo, continua sendo erudita. Pois o que faz com que a música seja erudita ou popular é a sua forma, e o que eu citei ai em cima, e não a instrumentação usada para ela.
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Ter Jan 12, 2010 1:24 am    Assunto: Responder com Citação

Calma lá. Mateus. Eu joguei diversas classificações. Música Clássica como Período... Período o que mesmo? Na poesia e prosa eu sei que é período literário, mas deixa quieto.

Há várias definições de Clássico, uma como período histórico e outra quanto ao conteúdo.
Mateus.barrinha

MensagemEnviada: Qui Jan 21, 2010 1:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Em música também há período.

Período Medieval, Renascentista, Barroco, Clássico, Romântico, e há ainda as subdivisões: neo-clássico, impressionista, atonal livre, dodecafônico, minimalista, concreto, e assim por diante...

O que eu falei é que música clássica é a música que o Mozart fazia por exemplo, já o Beethoven fazia música Romântica, Debussy, impressionista, Shoenberg, atonal livre e dodecafônico, Bach - Barroco, e por ai afora...

Mas disse até em tom de brincadeira pois sei que se diz música Clássica pra tudo isso... mas o certo seria música Erudita.

Isso tem pegadinhas também, como por ex, Edu Lobo faz música popular? Tom Jobim faz música popular? Na minha concepção, não.

é isso.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Outros Ritmos Todos os horários são GMT - 1 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.