Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

Afinação: Algo errado
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Violão
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
MarCavalca

MensagemEnviada: Seg Fev 01, 2010 3:20 am    Assunto: Afinação: Algo errado Responder com Citação

Bom eu estou com algo "assustador" comigo quando vou afinar o violão.
Primeiro, eu aprendi a tocar em fevereiro do ano passado(1 ano exatamente) e hoje já consigo improvisar solos e identificar os acordes pelo som.
Mas o que eu não entendo é: Porquê que quando eu afino o violão(afinador elétrico e afins) o meu violão parece desafinado?

Eu toco em meu tom 'desafinado' mas o som parece sair muito melhor pra mim do que quando o violão está no tom E.
Alguém poderia me explicar o porque disso?
Meu primo tem a mesma coisa. Ele afina o violão em outro tom, e sai exatamente como muitas músicas por aí, mas quando eu e ele tocamos violão juntos, os dois parecem desafinados :/
O tom do violão varia dependente do estilo de música que eu escolho?

Obrigado e desculpe por falar muito x)
Espero que possam me ajudar.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
GuitarBoy3000

MensagemEnviada: Seg Fev 01, 2010 12:27 pm    Assunto: RE: Afinação Responder com Citação

Idea

Caro amigo, ás vezes os afinadores marcam bobeira.... Nem sempre fuincionam bem...

O que pode ter acontecido:

Você é ruim pra caramba...

hsuahsuahsuhausha zuera viu!

Mas falando sério,

1º_ Você pode ter se acostumado com o som errado, acontece comigo também...

2º_ Experimente afinar somente a 6ª corda com o afinador, e o resto afine no ouvido, vai se acostumar... depois confere no afinador se quiser....

Se não der certo, AVISA: tenho mais dicas... PS.: Toco a 2 meses!

XD

TAÍ!

Espero ter ajudado!

Só n arrebente as cordas
Laughing
Gorth

MensagemEnviada: Seg Fev 01, 2010 12:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Bem, vamos ver...
Primeiro: violão não tem tom, tem diversos tipos de afinação, entre elas a afinação padrão, que acho que essa que você chama de tom de E. A afinação padrão é a seguinte:
Código:

1ª: e (mizinha)
2ª: B (si)
3ª: G (sol)
4ª: D (ré)
5ª: A (lá, 440hz, tuuuuuuu do telefone)
6ª: E (mizona)

Dependendo da música, e não do estilo, a afinação pode variar. Existem diversas outras afinações, como meio tom abaixo, um tom abaixo, drop D, drop C, DADGAD... Mas modificar a afinação não quer dizer que quando você tocar determinada música ela vai soar diferente da original. basta você transpor as notas para os respectivos lugares na afinação nova.

Agora, em relação a você e seu primo, se vocês vão tocar violão juntos, os dois violões tem que estar na mesma afinação e no mesmo pitch. Porque mesmo pitch? Por que tem gente que afina o violão na afinação padrão mas com o Lá em 436hz ou em 444hz. Se o seu violão está com a afinação em A 440hz e o do seu primo não, vão ocorrer dissonâncias, pequenas, mas vão.....

Ah sim, creio que é só necessário você se acostumar com a afinação padrão... Quando eu comecei a tocar eu afinava tudo meio tom abaixo de ouvido pq num tinha afinador, e qd eu comprei o afinador eu estranhei um pouco....

Me corrijam se eu disse algo errado =)

Espero ter ajudado =)
carlos bispo

MensagemEnviada: Ter Fev 16, 2010 12:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu uso o software Tune it para afinar meu violão. Atente para o fato de que quando as cordas são novas a afinação não dura muito. Você pode afinar todas e depois de 10 minutos ter um violão tremendamente desafinado. No começo eu trocava as cordas, afinava, não ligava para esse fato e tocava dias com o violão terrivelmente desafinado. Percebi que cordas novas desafinam muito até segurarem a afinação. Você pode estar tendo esse problema. Hoje eu afino, toco, afino de novo, afino no dia seguinte, e por aí vai...
Marciofone

MensagemEnviada: Ter Fev 16, 2010 6:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Mesmo que não tiver um afinador, um dos dois violões vai ter que ter a nota Lá como referência para o outro.

Não é vantagem aprender a afinar de ouvido, porque todas as músicas gravadas são tocadas com instrumentos afinados nos padrões já definidos.
Assim você não poderá adquirir um ouvido afinado também.
Thomas Huskey
Luthier
Luthier

MensagemEnviada: Ter Fev 16, 2010 7:07 pm    Assunto: Responder com Citação

no afinador tem que estar marcado 440hz que é o padrão...
JacksonCogumelo

MensagemEnviada: Ter Mar 02, 2010 4:10 am    Assunto: Responder com Citação

Quem nem o thomas falou ta certo!Mais pode ser uma coisa bem simples que é quando você ajeita seu afinador em bemol, ele vai ficar um tom abaixo,do que você falou E.É só ver ai se não ta aparecendo um um bezinho (b)de bemol.Espero ter ajudado!!
arthurcoringa

MensagemEnviada: Ter Mar 23, 2010 12:07 am    Assunto: Responder com Citação

Thomas Huskey escreveu:
no afinador tem que estar marcado 440hz que é o padrão...

^^
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
PetroJota

MensagemEnviada: Sex Abr 30, 2010 1:25 pm    Assunto: Afinação usando GTU-3 Responder com Citação

Sou novo no negócio de violão. Comprei um estes dias e um afinador GTU-3. Li o manual, entendi como muda para os modo afinador, metrômetro , G para violão etc.
Mas quando chega a hora de afinar, não sei como fazer.
Entendo que os códigos do violão são:
1ª:E5
2ª:B4
3ª:G4
Very Happy4
5ª:A3
6ª:E3
como então consigo afinar? O manual não está nada claro. Devo deixar no modo metrômetro, tocar a corda 1 ...ir ajustando a corda até aparecer E5? ou é no modo afinador que devo fazer assim?
se puderem me ajudar, agradeceria.
Abraços
aryanetada

MensagemEnviada: Ter Ago 23, 2011 10:15 am    Assunto: Responder com Citação

Olá pessoas,

recentemente comprei um Tagima. Tentei afinar a corda Ré (G) em G# e a corda acabou quebrando. Já quebrei 3 cordas tentando essa afinação. O que pode ser: a corda de baixa qualidade ou devo comprar uma espessura mais grossa. Alguem teria uma dica?

Obrigada! Razz
Thomas Huskey
Luthier
Luthier

MensagemEnviada: Ter Ago 23, 2011 11:03 pm    Assunto: Responder com Citação

se a corda está soando a nota RÉ e você esta afinando em SOL provavelmente não é SOL abaixo..e sim acima..mais agudo...a corda não vai aguentar mesmo...

se tentar afinar acima da afinação padrão provavelmente a corda estoura mesmo..pq é muita tensão pra aguentar...
Adotados

MensagemEnviada: Qua Ago 24, 2011 11:47 am    Assunto: Responder com Citação

O violão pode ser afinado de duas formas:
1º forma)
- 6º corda pressionada na 5º casa = 5º corda solta
- 5º corda pressionada na 5º casa = 4º corda solta
- 4º corda pressionada na 5º casa = 3º corda solta
- 3º corda pressionada na 4º casa = 2º corda solta
- 2º corda pressionada na 5º casa = 1º corda solta

2º forma) afinar pelas harmônicas das cordas

Na primeira forma a afinação do violão fica numa ESCALA TEMPERADA.
Na segunda forma a afinação do violão fica pelas SÉRIES HARMÔNICAS DE PITÁGORAS.

Se um violão for afinado do 1º jeito, e um outro do 2° jeito, apareceram pequenas desafinações entre eles.
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Qua Ago 24, 2011 5:24 pm    Assunto: Responder com Citação

tem um tuto aqui no forum sobre afinação por harmônicos, vale apena dar uma olhada.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
matheus_guita

MensagemEnviada: Sex Ago 26, 2011 1:41 am    Assunto: Responder com Citação

Cara, a dica do juriscode mata muitas possibilidades de como o modo de afinar pode ser a causa.

Mas vale, também, caso você não encontre um modo de sfinar o violão, levar o instrumento em um Luthier para verificar a regulagem das oitavas do violão.

A guitarra é mais simples de regular as oitavas, mas se o seu violão tiver algum problema na posição da montagem de algum componente que seja relacionado à afinação (trastes, cavalete ou rastilho, capotraste ou pestana), o problema não está no modo de afinar o violão, mas na precisão de onde as notas se encontram nele...

... tomara que não seja isso, mas se nada der certo, considere...

Abraço
márcio di lucca

MensagemEnviada: Dom Ago 28, 2011 6:47 pm    Assunto: Afinação: ouvido ou diapasão, eis a questão! Responder com Citação

Eu particularmente não afino(e nem gosto de afinar) meu violão em padrões pre estabelecidos (leia-se E,B,G,D,A,E)! afinal, se a viola caipira tem diversas afinações (Boiadeiro, Cana Verde, Natural, Paraguaçu, Cebolão em D, Cebolão em E, Rio acima, Rio abaixo, etc.), sendo o violão um, por assim dizer, primo de cidade da viola, por que o violão também não pode ter várias afinações como a viola tem? Vamos ver quem me responde essa paergunta...

Quanto a afinar por ouvido ou diapasão, tome como referência o tom de discagem do telefone, que é justamente a nota lá (440Hz), isso se você não tiver diapasão ou um afinador eletrônico a mão. Se quiser tentar afinar de ouvido, aí vai depender do seu ouvido relativo. ouça muita música e toque seu violão junto. confira se seu violão está soando igual ao que está soando na música. se ficar igual, então seu violão está afinado.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Violão Todos os horários são GMT - 1 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.