Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

Afinação: Algo errado
Ir à página Anterior  1, 2

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Violão
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
matheus_guita

MensagemEnviada: Qui Set 08, 2011 12:39 am    Assunto: Re: Afinação: ouvido ou diapasão, eis a questão! Responder com Citação

márcio di lucca escreveu:
Eu particularmente não afino(e nem gosto de afinar) meu violão em padrões pre estabelecidos (leia-se E,B,G,D,A,E)! afinal, se a viola caipira tem diversas afinações (Boiadeiro, Cana Verde, Natural, Paraguaçu, Cebolão em D, Cebolão em E, Rio acima, Rio abaixo, etc.), sendo o violão um, por assim dizer, primo de cidade da viola, por que o violão também não pode ter várias afinações como a viola tem? Vamos ver quem me responde essa paergunta...

Eu não tenho respostas técnicas para isso, mas a afinação padrão é apenas para "padronizar" e tornar a coisa mais didática.

Imagina um cara que tá começando a aprender e troca de professor. Se o outro professor gosta de outro padrão de afinação o aluno vai ter que começar praticamente tudo de novo?

Existem músicos que sentem a necessidade de alterar o padrão de afinação na hora de compor e o fazem. Não é que não existe, mas é que é pouco usado.

Eu já ví violão afinado para simular som de viola.

Exemplos:

Afinação aberta em "D"
D
A
F#
D
A
D

Afinação aberta em "E"
E
B
G#
E
B
E

Afinação em "G"
D
B
G
D
G
D

E assim vai...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
MESTRE ANDREI

MensagemEnviada: Qua Nov 30, 2011 5:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Temos que ter algumas coisas como certas.

1 - afinadores eletrônicos, podem vir de fábrica com defeito.
2 - afinadores eletrônicos podem adquirir defeitos com o tempo.
3 - alguns afinadores eletrônicos permitem micro afinação (oudesafinação) e se alguém mexer de forma incorreta, ele passará a afinar errado.
4 - alguns afinadores eletrônicos possuem microfone, que podem captar outros sons, e se atrapalhar na afinação.
5 - quando afinar uma corda, abafe as demais, para não confundirem o afinador, e espere esta parar de vibrar (ou abafe-a) para então afinar a próxima.
6 - física - cordas novas demoram um pouco a "assentar a afinação" por isso pode ser normal que elas precisem de reafinação (algumas em pouquíssimo tempo)
7 - física 2 - o braço do violão sofre uma micro empenação a cada torcida da tarracha, portanto, você começa a afinar por um dos lados... e... quando chega no outro, a afinação das cordas posteriores empenou um pouquinho o braço, e deixou um pouco mais soltas as cordas previamente afinadas, por isso, a afinação só vai assentar, quando a forma necessária para a "micro empenação" for menor que a força necessária para o esticamento das cordas. (é difícil explicar isso, não sei se me fiz entender, caso não, posso explicar de outra forma...)
8 - nó das cordas, e enrrolado das mesmas - na parte que vai no cavalete, as cordas que possuem aquele laço, podem perder um pouco a afinação até que o laço se assente e fique firme. da mesma forma a parte que vai enrrolada no eixo das tarrachas, pode deslizar em causar perda instantânea de afinação.
9 - é necessário que o aluno utilize a afinação padrão (e comprovada) desde as primeiras aulas, para que o ouvido acostume com o som correto, pois se acostumar com o som errado, será difícil corrigir.
10 - prefira afinar seu violão através de um teclado eletrônico (de marca boa) e que ninguem tenha mechido na função "transpose" dele... se não ele pode estar desafinado. (evite piano acustico para esta tarefa, pois pinos acusticos podem sofrer desafinação tambem).
11 - violões e alguns outros tipos de instrumentos sofrem desafinação por vários motivos, incluindo temperatura, umidade relativa do ar, empenamento, etc...
12 - por mais que confiemos em nossos ouvidos, pode acreditar, as vezes eles nos enganam.
13 - Teorema de pitagoras - se aplicado corretamente na regulagem de violões, terá uma boa afinação. pois o "esticamento das cordas pode causar desafinamento (é através disso que as tarrachas trabalham para afinar ou desafinar as cordas) ou seja se as cordas estiverem muito longe dos trastes, elas terão que esticar muito para encostar neles, e com isso sofrerão muita desafinação. ou seja, a corda pode estar afinada corretamente quando está solta, mas ao pressionala em alguma casa (caso esteja muito longe da escala), esticara muito e produzirá um som desafinado.
14 - Diapasão de sopro (alguns são feitos por máquinas) mas já vi casos de empresas que fazem estas "gatinhas..." através do ouvido de um funcionário treinado... e de boa... sinseramente não acredito que o ouvido do cara vá ter sempre a mesma afinação...
15 - diapasões de sopro são feitos com uma espécie de palhetas de metal (normalmente) e com o tempo, presão do sopro, quedas, temperatura... etc... elas vão se entortando, ou desgastando, e som deixará de ser o ideal.

acho que é isso se lembrar de mais coisa eu escrevo.
zehelio2013

MensagemEnviada: Dom Mar 17, 2013 12:32 pm    Assunto: Re: Afinação: Algo errado Responder com Citação

MarCavalca escreveu:
Bom eu estou com algo "assustador" comigo quando vou afinar o violão.
Primeiro, eu aprendi a tocar em fevereiro do ano passado(1 ano exatamente) e hoje já consigo improvisar solos e identificar os acordes pelo som.
Mas o que eu não entendo é: Porquê que quando eu afino o violão(afinador elétrico e afins) o meu violão parece desafinado?

Eu toco em meu tom 'desafinado' mas o som parece sair muito melhor pra mim do que quando o violão está no tom E.
Alguém poderia me explicar o porque disso?
Meu primo tem a mesma coisa. Ele afina o violão em outro tom, e sai exatamente como muitas músicas por aí, mas quando eu e ele tocamos violão juntos, os dois parecem desafinados :/
O tom do violão varia dependente do estilo de música que eu escolho?
=resp.- ACHO QUE O TEU NEGÓCIO É OUTRO. NÃO MUSICA!
TENS 1 ANO DE "EXPERIENCIA"? OUVE UM CONSELHO DE QUEM TEM 48 ANOS NA PROFISSÃO DE VIOLONISTA!!!

Obrigado e desculpe por falar muito x)
Espero que possam me ajudar.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Violão Todos os horários são GMT - 1 Hours
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.