Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

Tutorial = Dicas Para Fazer Uma Gravacao Ou Play-Back

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Música Sacra
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
prsergioleite

MensagemEnviada: Sáb Fev 20, 2010 1:25 am    Assunto: Tutorial = Dicas Para Fazer Uma Gravacao Ou Play-Back Responder com Citação

Toda vez que nos apresentamos em nossa igreja, o nosso grupo e' constituido de vozes e eu sozinho nos intrumentos. Geralmente quando eu vou ao sintetizador, insiro o diskete do play back que eu mesmo fiz, o vocal se aproxima e a musica inicia: eu toco ao vivo, com o sintetizador no som de piano, o play back toca os demais instrumentos e as vozes se ajuntam na apresentacao. Geralmente os resultados que temos conseguidos sao muito bons, voce pode fazer o mesmo.quer voce toque algum instrumento ou esteja envolvido com gravacoes em home studio:

Veja como se faz um play-back:

1. Defina a musica. Veja os pontos que voce deve definir, principalmente quando a musica e' de sua composicao, nao inicie a gravacao sem que estes pontos estejam bem definidos:
LETRA = tenha uma musica com letra apoiada na Biblia. Evite textos obscuros, seje claro na sua mensagem.
EXTRUTURA= determine a intro, versos, coro, ponte, solos, etc.
ESTILO = defina tambem que tipo de ritmo, a musica deve ser tocada.
VELOCIDADE = quao rapido ou lento a musica deve ser executada, use um metronomo ou bateria eletronica para definir.
TOM = escolha o tom favoravel em relacao 'a quem vai cantar a musica. Evite tons fora do alcance do vocal.
PERFORMANCE = Saiba tocar a musica sem erros e trabalhe em acordes dificeis de montar e no sincronismo.
INSTRUMENTOS = selecione os intrumentos, de acordo com a disponibilidade.

Vamos iniciar a gravacao do play-back:

2. Grave uma bateria basica, sem viradas, repiques, etc e com compassos suficiente para cobrir toda a musica. Essa bateria sera' temporal. Alguns estudios gravam um vocal para guiar o baterista .
3. Grave um instrumento base seguindo a extrutura da musica.
4. Corrija a bateria pre-gravada adicionando intro, viradas, conclusoes, etc ou substitua com com uma nova gravacao integral. Use um recurso eletronico chamado " quantize "
5. Delete o instrumento basico e grave o baixo. Quantize se nescessario.
6. Confirmado o baixo e a bateria, re-grave o instrumento base.
7. Adicione demais instrumentos obedecendo a ordem: => base => reforco => enchimento => ornamento.
Evite uso demasiado de instrumentos, geralmente o uso excessivo de instrumentos em uma gravacao, demonstra que alguem esta' cobrindo alguma lacuna musical na base/reforco/enchimento.
8. Salve todo o projeto.
9. No meu caso, nao gravo as vozes porque as nossas apresentacoes sao ao vivo. .Em caso de gravar vozes, o ideal e' uma pista para cada voz, sendo que a ultima voz 'a ser gravada e' a voz principal.

De uma olhada na secao "DICAS & MACETES" , la tem outros varios tutoriais para quem e' realmente ligado em musica.
Deus te abencoe.

Editado pela última vez por prsergioleite em Qua Set 29, 2010 8:38 am, num total de 5 vezes
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
newmias

MensagemEnviada: Sáb Fev 20, 2010 11:28 am    Assunto: Responder com Citação

boas explicações, vai me ajudar um pouco.
Continue assim!!!

Guedryan
Super Moderador
Super Moderador

MensagemEnviada: Ter Fev 23, 2010 11:45 am    Assunto: Responder com Citação

Muito bom tambem esse topico cara... parabéns, outro que é excelente para o forum.
prsergioleite

MensagemEnviada: Seg Mar 01, 2010 4:42 am    Assunto: Responder com Citação

Muito obrigado pela motivacao.
LéoTeclas

MensagemEnviada: Seg Abr 26, 2010 12:52 pm    Assunto: Responder com Citação

prsergioleite escreveu:
Muito obrigado pela motivacao.

rs
prsergioleite

MensagemEnviada: Qui Mai 30, 2013 2:43 am    Assunto: Responder com Citação

Passados algum tempo, eu mudei o modo de me apresentar com o grupo vocal.
Antes eu tocava ao vivo, junto com a orquestracao do meu sintetizador. ( o sintetizador sempre me acompanhava ) .
Hoje. com a ajuda do meu home estudio, eu tenho varias vantagens: gravo toda a musica em um Cd, (exceto o piano, que eu vou tocar ao vivo), posso melhorar os arranjos, ou adicionar novos efeitos ou sons, que nao tem no meu sintetizador.
O piano eu vou tocar ao vivo, pode ser qualquer piano. Eu nao mais carrego o meu sintetizador.
Se no caso eu nao poder estar presente, ou nao poder/querer tocar, gravo a musica complete e inteira, e o vocal se apresenta., mesmo eu nao estando presente.
Continuamos com os bons resultados.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Música Sacra Todos os horários são GMT - 1 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.