Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

Aprendendo a cantar...

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Canto & Voz
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Gorth

MensagemEnviada: Qui Mar 25, 2010 3:54 pm    Assunto: Aprendendo a cantar... Responder com Citação

E ai gente, tudo bom?

Bem, eu tenho me interessado mais do que nunca pela parte vocal das bandas que eu ouço, e cada vez mais percebo o quanto eu canto mal =P

Eu queria saber se tem como aprender a controlar a voz, deixar afinada e tal... sozinho, ou se realmente é necessário fazer aulas de canto...

Agradeço as respostas.

Abraços.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kantisto

MensagemEnviada: Sáb Mar 27, 2010 1:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Olha, cara...Fazendo aulas de canto já é difícil e leva vários anos, imagina sozinho.

Tem muita coisa que o aluno tem que prestar atenção enquanto canta, respiração, apoio, projeção, afinação, e só com um profissional especializado te orientando e acompanhando nos exercícios você consegue corrigir tudo o que tem pra corrigir.

É diferente de aprender um outro instrumento, por exemplo, onde você vê claramente o que está fazendo e o que tem que melhorar. No canto, você é o instrumento, e se fizer alguma coisa errada, pode estar prejudicando a sua voz.

Aprender canto pela internet, então, é utópico. É como tentar aprender judô por correspondência hehehe.
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Sáb Mar 27, 2010 4:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Realmente o canto tem mais a ver com artes marciais do que com música mesmo. o cara pra cantar bem precisa ser ninja.

mas para quem quer cantar apenas pra si mesmo, sem pretensões de gravar CD e tudo mais, precisa apenas entender a questão do mínimo esforço. Se você té forçando alguma coisa então ta errado, o ar precisa fluir macio e com a garganta bem acomodada.

forçar fica feio Mad
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Kantisto

MensagemEnviada: Sáb Mar 27, 2010 11:58 pm    Assunto: Responder com Citação

juriscode escreveu:
Realmente o canto tem mais a ver com artes marciais do que com música mesmo. o cara pra cantar bem precisa ser ninja.

Na verdade tem a ver com os dois, já que para cantar você utiliza músculos, e músculos precisam de tensão e força (obviamente aplicados da maneira certa). Pra cantar bem não precisa ser ninja, mas precisa ter a dedicação e a disciplina de um atleta.

Gorth

Cara, acho que mesmo que você queira cantar só pra você mesmo (trancado sozinho no seu quarto hehehe) acho que você deveria fazer aulas. Técnica vocal só ajuda, e se por acaso surgir alguma oportunidade para fazer o vocal de alguma banda, você já estaria preparado e não teria de começar do zero. Por que se nivelar por baixo quando se pode mirar alto?
JPQueiroz

MensagemEnviada: Seg Jun 13, 2011 1:12 pm    Assunto: Responder com Citação

É galera, pra minha infelicidade tenho que concordar com você's, aprender a cantar é totalmente diferente de aprender qualquer outro intrumento, simplesmente não dar pra aprender sem o acompanhamento. Eu já toco violão a algum tempo, mas nunca canto, pq sou simplesmente desafinado, e não adianta ficar procurando o tom, é uma questão de afinação vocal.
Minha dúvida é o seguinte, mesmo para pessoas como eu, que simplesmente são desprovidas de uma voz qualificável para o canto, é possível obeter afinação, profundidade, etc.
Pergunto p q na minha humilde observação, exitem pessoas que tem talento e outras que são treinadas, eu sempre fui o segunto tipo, aprendi violão sozinho, e estou me virando bem no contrabaixo. Ai me pergunto, se posso aprender tocar outros instrumentos, p q não consigo cantar??
Vlw
matheus_guita

MensagemEnviada: Sáb Ago 13, 2011 2:18 am    Assunto: Responder com Citação

Aprender sozinho, geralmente, é uma coisa muito relativa.

O fato de você não pagar pelas dicas que recebe não significa que ninguém te ensinou. O que não tem é a didática.

O legal de fazer aula, é que sempre se tem limites a serem superados e coisas a serem aprendidas.

Ocorre muito de a pessoa achar que tá aprendendo sozinha e está é criando vícios e prejudicando a própria voz.

Um exemplo bem claro: as duplas sertanejas que surgiram depois de 1995, quando música sertaneja teve o seu período em que cantar bem era cantar esguelando, muitos deles estão com a voz cansada. Mudaram o estilo. E isso não é só com sertanejo.

A longo prazo, pode causar calos nas cordas vocais. Daí é só cirurgia. Isso se a pessoa puder voltar a contar!!!

Voltando ao foco.

Aprender sozinho é legal também, mas um bom professor pode fazer toda a diferença. Muito mais até para quem canta, já que envolve a saúde das suas cordas vocais.

Abraço.
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Sáb Ago 13, 2011 5:15 pm    Assunto: Responder com Citação

você pode até aprender sozinho, mas a quantia de informação que você precisa antes de começar a fazer algum exercício, creio ser mais viável estudar fonoaudiologia antes.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
ryden
Super Moderadora
Super Moderadora

MensagemEnviada: Dom Jan 01, 2012 3:26 pm    Assunto: Responder com Citação

de inicio você pode se informar sobre alguns exercicios vocais, mas é sempre bom contar com a ajuda de algum fonoaudiologo antes.
Maguirilia
Super Moderadora
Super Moderadora

MensagemEnviada: Ter Fev 07, 2012 1:53 pm    Assunto: Responder com Citação

As pessoas estão com mania de procurar fonos... Um fono n é um professor de canto, e na maioria das vezes, aliás, 90% deles, n entende nada de música. Pra começar a cantar, é preciso fazer aulas de canto. Com uma professora de canto, e junto com as aulas de canto, o fono, que sabe...

Só pra completar: a fono é só se você constatar que você tem algum problema...
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Qua Fev 08, 2012 3:42 pm    Assunto: Responder com Citação

eu falei de estudar fonoaudiologia como alternativa ao estudo de técnica vocal.

para cantores profissionais é interessante ter acompanhamento de fono para que ele veja se há alguma coisa a melhorar, tanto na estética quanto na prevenção de danos a longo prazo. Isso é verdade, mas primeiramente tem que passar por todo um estudo metodológico sobre aplicação da voz.

tem uma série de articulações e coisas do tipo que você tem que aprender a usar, se você quiser estudar canto beleza, mas se não quiser estudar não vai dar certo como tudo o que é feito sem estudo.
Kantisto

MensagemEnviada: Seg Mar 12, 2012 7:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Se você quer aprender a falar, procure um fonoaudiólogo, se você quer aprender a cantar, procure um professor de canto. Se desconfiar de algum problema na voz, procure antes de tudo um otorrino.

Em termos de técnica, já ouvi grandes besteiras de fonoaudiólogos ditos "consagrados", e posso afirmar categoricamente que a maioria não entende bulhufas de técnica de canto. O máximo que eles vão fazer por você é manter a sua voz no estágio atual, de forma que você não se prejudique, mas evolução mesmo você não vai ter nenhuma.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Canto & Voz Todos os horários são GMT - 1 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Permitido.
Votar em Enquetes: Proibído.