Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

Dúvida - Letras e Partituras

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Dicas & Macetes
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
GCapris

MensagemEnviada: Qui Jun 24, 2010 2:19 pm    Assunto: Dúvida - Letras e Partituras Responder com Citação

Opa pessoal !

Não sei se é o lugar certo para postar isso, mas vou arriscar. Rolling Eyes

1) Eu componho já faz algum tempo. Estou com uma média de 15 letras, ainda não registradas. Minha pergunta é: Há uma necessidade absurda de se registrar letra + partitura, para evitar qualquer tipo de dor de cabeça? Ou registrar a letra como 'poesia', na Biblioteca Nacional, já está de bom tamanho?

2) Outra questão, aproveitando o tópico, seria: É necessário (Ou pelo menos estritamente recomendado) que, após a finalização de uma música (Letra + Melodia + Instrumental), seja registrada a letra + partitura, na escola de música da UFRJ? (Sim, moro no Rio de Janeiro - Capital)

Desde já agradeço à atenção. Very Happy

Atenciosamente,
Gustavo C.

OBS: Já procurei na internet os métodos para registro, e tentei procurar a solução para os problemas acima, porém sem sucesso.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Qui Jun 24, 2010 3:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Você pode registrar como poesia, mas daí vai ser uma poesia musicada se você vier a colocar uma melodia e não terá direito sobre a melodia se não for registrada.

Posteriormente você pode musicar a letra.

O registro é no Títulos e Documentos, nesse caso, como você mora no Rio, você vai registrar na Biblioteca Nacional. Acho que o Peter registrou o script que monta os acordes nas músicas na biblioteca nacional tbm.

achei, tá aqui

Código:
//-------------------------------------------------------------------------- //
// Este script está registrado no Registro de Títulos e Documentos           //
// de Petrópolis / RJ Protocolado no livro nº 35101 livro B13 selo RDT50443  //
// A cópia não autorizada deste script acarretará em ação judicial (art 127) //
// Desenvolvido por Peter M Jordan -                                         //
//-------------------------------------------------------------------------- //

Exatamente do jeito que eu falei. No títulos e documentos

Se você não tiver nenhuma pretensão comercial sobre a música, registra numa das licenças GPL
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
GCapris

MensagemEnviada: Qui Jun 24, 2010 3:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Juriscode, primeiramente obrigado pela a ajuda.

Perdoe a minha ignorância, mas eis as dúvidas a partir do seu post:

1) Você está dizendo que caso eu registre minhas letras puramente como 'poesias', mesmo que mais tarde eu registre essa letra com uma partitura, indicando que a mesma é uma música, eu não terei meus direitos autorais garantidos? (Vide seu primeigo parágrafo)

2) Não entendi muito bem o intuito desse 'script'. Tampouco as 'licenças GPL'. Se puder explicar melhor, agradeço imensamente.

E eu tenho pretensão comercial a partir do momento em que eu começar a divulgar o meu trabalho, de maneira geral. Agora, como estou no anonimato, não me preocupa muito ter letras e gravações não registradas (Protegidas por lei). Mas no momento em que eu finalizar as músicas junto à banda, eu pretendo tocá-las com total segurança, entende?

Abraços.
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Qui Jun 24, 2010 6:54 pm    Assunto: Responder com Citação

você não vai mais poder registrar a letra como música, vai ser poema musicado. Você vai ter direito sobre a letra, mas não vai ter direitos sobre a Melodia, caso a melodia não seja registrada. Depois você pode registrar a melodia e o poema musicado, que acaba ficando muito oneroso.

ou você pode registrar a letra como poema e depois a partitura. Você vai ter direito sobre os dois, mas como obras separadas. Misturar os dois seria algo protegido, mas a letra não estaria registrado como música.

Licença GPL basta procurar no google, é muito grande pra colocar aqui. São vários tipos de licença.

Esse script foi registrado no mesmo departamento em que você vai registrar a música. Cartório de Títulos e Documentos.

Você pode registrar a letra como poema, Segurança sobre a Letra
Depois registrar a partitura, como música instrumental.
Depois você pode tocar o poema com a melodia que você registrou posteriormente, mas para fins de registros seriam duas obras separadas. Na prática teria o mesmo efeito.

Conversa no Cartório e veja se isso vale a pena. Eu acho que vale a pena registrar os dois juntos, como uma obra só. Letra e partitura registrada sob mesmo número no livro.

Eu acho que isso vai ser um ônus desnecessários e inútil. Por que registrar a letra agora e a melodia depois?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
GCapris

MensagemEnviada: Qui Jun 24, 2010 10:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu gostaria agora de registrar as letras para poder divulgar com segurança entre amigos e membros da banda. Para avaliarem o trabalho como um todo. Como não tenho melodia nem linha de acorde definidos, não seria vantajoso apressar esse processo. Mas concordo com você que é mais vantajoso registrar a letra + partitura, para obter o resultado final mais claro, e não duas obras separadas.

Somente por desencargo de consciência, quais os métodos mais simples para escrever a partitura? Seria contratar alguém para escreve-la, ou existe algum software que eu possa montar e simplesmente imprimir depois?

Muito obrigado pelo esclarecimento, juriscode.

Fico te devendo. Wink

Grande abraço !
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Sex Jun 25, 2010 12:43 am    Assunto: Responder com Citação

o método mais simples é você inventar uma melodia e transcrever.

Se você quiser que outra pessoa componha a melodia, daí entra os direitos sobre a melodia para uma outra pessoa, se você quiser que algm escreva a melodia que você criou, você vai pagar apenas pela transcrição
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Dicas & Macetes Todos os horários são GMT - 1 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.