Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

Qual é o meu registro vocal?

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Canto & Voz
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
arinoag

MensagemEnviada: Sex Jul 09, 2010 5:06 pm    Assunto: Qual é o meu registro vocal? Responder com Citação

Olá, pessoal! Eu gostaria de ter ciência de qual designação corresponde à minha classificação vocal... Vocês poderiam me ajudar, por favor?

Eu pesquisei alguma maneira de medir com mais exatidão (sendo que não faço aula de canto e nunca tive instrução nesse sentido; minha voz é destreinada) as notas que emito com minha voz, e encontrei um programa chamado In-Tune, que aparentemente serve para afinar as notas de instrumentos musicais.

Ele usa a seguinte definição de mensuração sonora:

A = Lá
B = Si
C = Dó
D = Ré
E = Mi
F = Fá
G = Sol

(Só denotei isso pois vi em outro fórum que há também outra maneira de relacionar as letras A, B, C, D, E, F, e G com as notas, considerando o A como Dó e assim subsequentemente; no caso do programa, a definição de mensuração não é essa.)

Enfim, de acordo com o que pude constatar através do programa, eu consegui alcançar apenas do A3 ao E5 sem forçar, e usando falsete alcancei o D6, eu acho... Eu achei tanto a tessitura quanto a extensão muito pequenas e peculiares, de acordo com o que vi no site Wikipédia, nos artigos sobre canto, tendo em vista que se trata de uma voz masculina... Nem forçando eu consigo alcançar mais grave que A3, e considerando o mais grave como sendo essa nota, eu deveria, de acordo com as conceituações que li, alcançar notas bem mais agudas sem forçar que apenas um E5...

Sabendo que a voz de tenor, a mais aguda entre as masculinas (sem contar contratenores) tem a tessitura do Dó2 ao Dó4, a minha não se enquadra aí. Eu poderia estar entre uma classificação masculina e feminina, quem sabe?

Minha voz não é feminina, apesar de aguda. Se saber minha idade for importante, tenho 21 anos.

Imagino que, considerando o fato de nunca ter feito aula de canto, essa abrangência vocal não está desenvolvida. Parece que as vozes, quando treinadas, e mesmo sob influência do tempo e treino, tendem a mudar, não é? Mas considerando este momento, em qual classificação poderia me enquadrar?

Já li também que pode ser difícil e até prejudicial classificar inexoravelmente um registro vocal, de maneira que isso possa prejudicar e limitar as habilidades do cantor. Que o certo mesmo é a pessoa adaptar as interpretações à sua faixa de emissão de notas, de maneira confortável, a fim de não causar detrimento à voz, e que a classificação não é tão importante e tudo o mais... Mas ainda assim, tenho curiosidade e gostaria de saber. Alguém poderia me ajudar?

Obrigado desde já!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kantisto

MensagemEnviada: Sáb Jul 10, 2010 10:30 am    Assunto: Responder com Citação

Primeiro: Existe uma diferença entre extensão e tessitura. A extensão são as notas que você consegue emitir, enquanto a tessitura são as notas cantáveis da sua extensão, onde a voz brilha mais.

Eu, por exemplo, sou tenor. Mas tenho na minha extensão um A1, que não é cantável.

Segundo: Se você diz que a sua voz é destreinada, então o melhor é procurar um profissional capacitado para te avaliar. Não se sabe como você está atingindo essas notas, se está mesmo forçando ou se está entrando em fry nos graves. Além do mais, depois que você começar a estudar, com certeza a sua voz vai mudar muito, pode ganhar mais agudos, encorpar, ou até ficar mais grave, dependendo da sua fisiologia.

Por isso é impossível conseguir uma classificação definitiva assim, pela internet. E assim é com qualquer coisa ligada a canto, não existe autodidatismo nessa área.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Sáb Jul 10, 2010 1:50 pm    Assunto: Responder com Citação

Se você alcança o E5, você pode ser tenor, pode acreditar nisso

mas você tem que trabalhar registro basal para atingir mais graves e aprender a articular o aparelho fonador. tvz você esteja com uma Impostação incorreta
A diferença entre registro de cabeça e falsete pra mim é de menos de uma oitava, porque eu aprendi já o que chamam de super voz de cabeça, ou algo assim, que é uma impostação mais aguda (sai meio soproso pra mim), mas sem utilizar as falsas pregas vocais.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Canto & Voz Todos os horários são GMT - 1 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Permitido.
Votar em Enquetes: Proibído.