Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

Tutorial - Dicas Para Coordenar Os Membros De Uma Banda

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Dicas & Macetes
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
prsergioleite

MensagemEnviada: Seg Jul 12, 2010 3:04 am    Assunto: Tutorial - Dicas Para Coordenar Os Membros De Uma Banda Responder com Citação

Gente anotem ai:

1.Quando se inicia uma banda, tem dois grupos de pessoas: os que tocam e os que cantam. Depois com o passar do tempo, chega alguem que fica cuidando da mesa de som para a banda, e quem sabe, coreografos, pessoal do efeitos visuais, etc.

2.Assim que a banda comeca a se estabelecer, os membros da banda tem que sentar em volta de uma mesa e entrar em acordo e tomar decisoes para prevenir futuras dores de cabeca e disse-nao-disse.

3.Tudo que vai ser mencionado abaixo, deve ser escrito em uma ata ou contracto, de comum acordo com todos os membros da banda com poder de opiniao ou voto. Isso protege a banda e define as coisas antes que elas acontecam.

4.Deve ser mencionado neste acordo/contrato: Primeiro, separar as coisas: quem e' realmente a banda e quem esta' a servico da banda. Em termos de decisoes da banda, quem pode falar/opinar/votar e quem fica quieto sem falar nada. Quem tem o direito de receber uma parte de um pagamento quem nao recebe. Quem aparece na propaganda da banda e quem nao entra na propaganda.

5.Em termos de votacao/opiniao/comentario, algumas bandas dao voto duplo para membros que fazem duas coisas na banda ( toca e canta - canta e compoe, etc).
Em algumas bandas: o voto do fundador ou do lider e' o voto final.

6. Deve tambe ser definido o que e' Material/Equipamento Individual e o que e' Materia/Equipamento da Banda. Quais sao os criterios no caso de alguem sair da banda, ou quais sao os criterios para alguem e tambem para alguem que se desligar da banda em meio a compromissos, etc. quais sao os previlegios e quais sao as responsabilidades de cada membro.

7.Despezas e Lucros : deve haver um criterio de como dividir as fatias de despezas e lucros da banda. Algumas bandas dividem estes valores conforme o peso do voto, exemplo : na banda A, o cantor canta, compoe e lidera a banda, ele ganha o tripo do baterista, porque o baterista so' faz uma coisa: so' toca ao mesmo tempo que o cantor faz 3 coisas..
Porem em outras bandas, dividem tudo em partes iguais. Por exemplo, na banda B todo mundo ganha igual, independente quem e' o compositor, quem faz os arranjos e quem so' canta ou so' toca.

8. Nome da banda : no caso da banda se desfazer, deve se definir, quem continua com o nome oficial da banda. Em termos de equipamentos, instrumentos, etc, deve se definir tambem, quem fica com o que.

9.No caso de representacao, quem pode falar pela banda em si. Assinar documentos, fazer contractos, aceitar convites, convidar alguem para a banda,etc

10. A banda tambem deve ter alguem que da o voto final em termos de arranjos e vocal. Uma especie de diretor musical, essa pessoa tambem prepara o repertorio do grupo, etc...Todo grupo social ( banda musical incluido ) tem que ter um lider.

11. A banda deve ter uma definicao sobre o que fazer quando alguns membros da mesma banda fazem ensaios ou apresentacoes paralelas, sem o conhecimento de todos membros da banda ou dos lideres.

12. Deve tambem incluir no acordo, um paragrafo que insenta a banda de encargos pessoais, no caso de um comportamento deliquente de um membro da banda.A banda nao se responsabiliza por um mau comportamento de algum membro da banda e nem assume despezas pessoais de ninguem.

13. O acordo tambem deve ter uma clasula de arbitrio, ou seja, no caso de uma questao fora do contracto, quem da a ultima palavra.

14. Apos definidas todas as possiveis questoes, todos membros oficiais da banda tem que assinar o contracto, e este deve ser conservado e arquivado. Esse acordo ou contrato deve ser feito e assinado pelos membros da banda. Porque ? Poque as pessoas mudam de opinioes.
Em casos de questoes juridicas e contendas judiciais, este contracto tem peso e definira' a questao levantada.

15. Por questao de auto protecao, um contrato semelhante e' exigido pela gravadora, assim que uma banda inicia a gravacao de um album. Sob o ponto de lei civil, uma banda musical e' visto como uma sociedade.

Ate' mais.

Editado pela última vez por prsergioleite em Qua Ago 25, 2010 5:15 am, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Thomas Huskey
Luthier
Luthier

MensagemEnviada: Seg Jul 12, 2010 11:09 am    Assunto: Responder com Citação

na prática é tudo muito diferente...colocar esses dicas é até legal mas na prática funciona diferente
prsergioleite

MensagemEnviada: Ter Jul 13, 2010 4:33 am    Assunto: Responder com Citação

Thomas Huskey escreveu:
na prática é tudo muito diferente...colocar esses dicas é até legal mas na prática funciona diferente

Tive 2 experiencias sobre isso:
A primeira, foi quando eu entrei em uma banda que depois desintegrou-se: resultou em dilemas, bate-bocas e aborrecimentos.
A segunda, eu fui o fundador, e segui conselho de um ministro evangelico, fiz um contrato/acordo por escrito.
Nossa banda durou 4 anos e chegamos perto de lancar um album.
Como eu era o lider, fiz cada um que entrava na banda assinar o acordo. ( era requisito ) .
Quando a banda se desintegrou ,alguns itens da banda foram dividos entre os membros, outros itens foram vendidas e o dinheiro dividido entre os membros.
O final foi claro e as coisas terminaram sem nenhum problema maior ou alguma restricao.
Eu sempre alertava quando alguem era convidado ou pensava em sair da nossa banda. Houve alguns momentos que alguem pensou em jogar pedras, mas Gracas a Deus: Funcionou.
Eu acho que a questao maior , e' quando as pessoas se achegam na banda.
O lider tem que ser bem claro quando convida alguem para integrar a banda.
Se a banda tem varios lideres ou nao tem um lider especifico, o caso fica sinistro.
Thomas Huskey
Luthier
Luthier

MensagemEnviada: Ter Jul 13, 2010 7:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Geralmente quando uma banda tem um lider essa banda deixa de ser uma banda e uma família e passa a funcionar como uma empresa.

Antes de mais nada todo mundo em uma banda tem que ter o mesmo propósito e objetivo. Sinceramente não acredito que assinar um contrato vá fazer com que as pessoas levem a sério ou com que a banda dure muito tempo.

4 anos ainda é muito pouco pra uma banda. Tem bandas por ai que o pessoal briga bastante mas no fundo estão há 20, 30 ou até 40 anos juntos.

Quando uma pessoa não leva a sério não há contrato que faça milagre.Sobre os instrumentos e equipamento acho que cada um deve ter o seu mesmo.

Acredito que uma banda tem que ser democrática.Se tem alguém que dá a palavra final então é pq não existe total liberdade de expressão nesse grupo musical.

Sou a favor de todo mundo falar oq pensa e conversar até chegar em um acordo e se for o caso fazer uma votação. Se a maioria preferir por X do que por Y então é X que vai acontecer.

Eu estou com uma banda que ainda ta no começo (só 1 ano) mas já tem uma boa organização.

Os efeitos eletrônicos e sample ficam por conta do vocal pq ele manja disso e ele manja de sonar também.

Quem marca os ensaios e compõe a parte instrumental sou eu mas depois que eu mostro o rascunho pro pessoal todo mundo tem direito de por o dedo aonde quiser e como quiser.
prsergioleite

MensagemEnviada: Qui Jul 15, 2010 3:44 am    Assunto: Responder com Citação

Thomas: Acho que houve um mal entendido:

A questao do contrato NAO se refere as pessoas levarem a serio o trabalha da banda. O contrato e' referente 'a questoes de no caso algum membro entrar ou deixar a banda e requerer o investimento que ele fez. ( compra de equipamento, recebimentos, etc... )
O contrato visa o estabelecimento de criterios em caso do intervencao externa , no caso de os integrantes da banda entrarem em choque e divergencia entre: beneficios, previlegios, responsabilidades, obrigacoes, etc. Criterios para quem entra na banda, criterios para quem sai, etc.
Lembre-se: toda banda que ja gravou e gravou em gravadora decente, tem que ter um contrato semelhante. A gravadora exige este contrato por questao de protecao mutua da banda e da propria gravadora.Este contrato e' registrado na lei com advogados especializados no ramo.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Dicas & Macetes Todos os horários são GMT - 1 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.