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Tutorial = F# Ou Gb ? ? Saiba Nomear As Notas E Acordes

 
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Autor Mensagem
prsergioleite



Registrado em: Domingo, 24 de Janeiro de 2010
Mensagens: 187

MensagemEnviada: Sex Jul 23, 2010 4:10 am    Assunto: Tutorial = F# Ou Gb ? ? Saiba Nomear As Notas E Acordes Responder com Citação

Existe um modo tecnico para nomear as notas, se voce ainda nao sabe, voce tem que aprender. Vamos la:

1. A regra basica e' uma so' e aplica em qualquer oitava, dentro de qualquer tom ou escala..
Como C e' a escala mais facil de se entender, vamos usar a escala de Do' como exemplo.

2.Exemplo de acorde = Cm- = Do' menor com a quinta menor ou seja : respectivamente C, Eb e Gb.
Em uma escala de C, seria muito errado, chamar estas mesmas notas de C, D# e F# .
Porque ? A resposta vem logo abaixo:

3. Em todas oitavas , temos notas de 3 tipos:
as notas "Perfeitas" (ou Justas )
as notas "Justas e Maiores" (ou "Justas e Aumentadas") e
as notas "Justas e Menores" (ou "Justas e Diminuidas")


4. Notas PERFEITAS sempre sao elas em si mesma, e elas NAO variam de tom, ou seja, elas NAO sobem e NAO descem de tom.
Na oitava, elas sao a tonica, a 4a, a 6a e a 8a.
No exemplo em C elas sao respectivamente C,F e A e C (oitava)
Se voce abaixar ou subir meio tom nestas notas, elas nao sao mais elas mesmos.
Estas notas, dentro de uma oitava, sao sempre Perfeitas.
Se por exemplo, em musica no tom de C, entrar uma nota A#...
Qual seria o nome desta nota , seria um A# ou um Bb ?
Bem, na verdade deve ser cifrada como 7 (Bb) , Porque ? Resposta: no tom de C, A e' 6a e nao existe 6a maior (6a#).

5. Notas JUSTAS E MAIORES, sao notas que sao podem ser elas mesmas, ou podem ser aumentadas meio tom acima.
No caso de uma oitava, somente a 7a nota da escala se encaixa neste tipo.
Existe a 7a comum e a 7a maior. Na escala de C, seria Bb e B respectivamente.

6. Notas JUSTAS E MENORES, sao notas que podem ser elas mesmas ou podem ser diminuidas meio tom abaixo.
Na oitava elas sao a 2a e a 3a notas.
Elas podem ser justas ( D e E respectivamente) e/ou diminuidas, respectivamente Db e Eb.

7. A grande excessao deste regra sem duvida e' a 5a nota da oitava, pois ela e' uma nota TRIPLICE:
A 5a pode ser 5a JUSTA , 5a MAIOR ou 5a MENOR.
No exemplo no tom de C, teriamos respectivamente : G - G# e Gb.
Seria incorreto chamar estas mesmas notas de F# e Ab respectivamente.

8. Resumindo ( exemplo em C ):

1a = C (sempre perfeita)
2a = D (justa) ou Db (diminuida ou menor)
3a = E (justa) ou Eb (diminuida ou menor)
4a = F (sempre perfeita)
5a = G (justa), Gb (diminuida ou menor) ou G# (aumentada ou maior)
6a = A (sempre perfeita)
7a = Bb (justa) ou B (aumentada ou maior)
8a = C (sempre perfeita)

Lembre-se essa regra exposta, vale para todas as oitavas, independente do tom em questao.

Atencao: exepto o nome da nota tonica de uma oitava, em nenhum momento se repete o nome de uma nota
dentro da mesma oitava. Independente se tem algum sinal de sustenidos ou de bemois.
Se voce de repente, encontra em uma mesma oitava, por exemplo duas notas com o mesmo nome, com certeza,
uma das notas esta' com o nome errado, ela e' na verdade um bemol ou sustenido,
de uma outra nota adjacente.
Veja por exemplo a escala de Si (B) : na escala de B aparece 2 notas Fas, um natural e um outro com sustenido (#).
Na verdade, um desses 2 Fas nao e' F.
Quem conhece escalas, sabe que na escala de Si (B) o primeiro fa' nao e' um fa, mas sim um Mi sustenido (E#).
Lembre-se : em uma oitava normal, as notas NAO repetem os nomes.

Tecnicamente falando, o assunto deste topico se chama " Intervalos"

Essa mesma regra de nomenclatura das notas, se aplica tambem 'a acordes em um determinado tom.
Veja este exemplo no tom de D = vamos supor que em uma musica no tom de D, aparece um acorde Bb, e' Bb ou A# ?
Resposta: no tom de D, D e' a 1a. , B e' a 6a, nao tem variacao na 6a, logo o nome correto do acorde e' 5a aumentada , ou seja A#.

As demais intervalos, notas 9a, 11a e 13a iremos acrescentar em breve. Meu tempo acabou, preciso sair. Ate' mais.


Editado pela última vez por prsergioleite em Seg Fev 24, 2014 5:28 am, num total de 15 vezes
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mcreatina



Registrado em: Domingo, 18 de Julho de 2010
Mensagens: 5

MensagemEnviada: Sáb Jul 31, 2010 4:48 am    Assunto: Responder com Citação

EXCELENTE TOPPICO
sempre tive essa curiosidade
estou aguardando ancioso o restante
parabens
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prsergioleite



Registrado em: Domingo, 24 de Janeiro de 2010
Mensagens: 187

MensagemEnviada: Sáb Fev 02, 2013 2:13 pm    Assunto: Responder com Citação

O metodo aqui apresentado , em algumas fontes musicais, encontra-se a nomenclatura de intervalos, levemente diferente.
Por exemplo: em alguns metodos ou livros didatico ja encontrei a 4ta nota da escala, chamada de 3 aumentada.
Exemplo em C:
a nota Fa' seria uma terceira (Mi) aumentada.
O metodo apresentado na primeira tela, se refere ao metodo convencional.
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