Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

O que colocar nos fones na hora de gravar um vocal ?

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Canto & Voz
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Adotados

MensagemEnviada: Qui Jan 13, 2011 10:44 am    Assunto: O que colocar nos fones na hora de gravar um vocal ? Responder com Citação

Nós vamos gravar em breve um 2º CD da nossa banda, e uma coisa me preocupa muito é quais instrumentos colocar nos fones na hora de gravar os vocais das músicas, dentro da cabine de isolamento acústico.

Eu vou fazer o vocal masculino, uma garota fará o feminino, e outra garota fará os backs.

No 1º CD nós colocávamos o arranjo inteiro nos fones da pessoa que cantava: Bateria, Baixo, violão, guitarra, sopros, pianos, strings, ... enfim tudo o que os arranjos tinham, so que fica difícil as vezes de se ouvir em meio há tanta coisa.
Por isso eu pergunto:

1) Não seria melhor então tirar fora dos fones os canais da bateria (já que o violão dará o andamento), e tirar a guitarra (principalmente quando é distorcida), mantendo o violão, strings e pianos que são instrumentos que dão uma boa base para a afinação da voz, sem terem um som forte ??

2) Com relação ao contrabaixo é melhor tirá-lo dos fones para não atrapalhar a audição da voz masculina pelo cantor ou não (já que eu sou barítono) ??

3) O Contrabaixo não atrapalharia as vozes femininas, né ??

4) Como é que o pessoal daqui do forum procede nas suas gravações com relação à isso (instrumentos que ouvem nos fones quando gravam a voz) ??
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Qui Jan 13, 2011 9:34 pm    Assunto: Responder com Citação

melhor deixar apenas os instrumentos mais melódicos mesmo, strings, violão e coisas de tipo.

o baixo marca a levada ritmica, importante para quem vai cantar, acho útil deixá-lo

o contrabaixo, até onde eu sei, ajuda em ambos os casos, se ele estiver bem regulado, estiver no volume correto.

eu, para gravar um vocal (para fins de estudo apenas) eu ouço a música cantada pelo cantor original, se eu for fazer algum acompanhamento eu sempre uso a mesma música para gravar faixa instrumento
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Adotados

MensagemEnviada: Sex Jan 14, 2011 10:05 am    Assunto: Responder com Citação

É
Acho que eu vou deixar mesmo só os instrumentos melódicos e o baixo,
tirando fora bateria e guitarras com drive.
-----------
Regular nos fones o volume relativo do arranjo em relação ao vocal é meio complicadinho também.

- Se o vocal fica muito alto em relação ao arranjo, o cantor se ouve perfeitamente, mas não consegue ouvir direito os instrumentos para guiar a sua afinação, e também não consegue ouvir direito o ritmo para sincronizar o canto com o andamento da música.
- Se o arranjo fica muito alto em relação ao vocal o cantor consegue ouvir perfeitamente o ritmo e a linha de afinação a seguir, mas não se ouve direito.

O segredo é achar o ponto ideal !!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Canto & Voz Todos os horários são GMT - 1 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Permitido.
Votar em Enquetes: Proibído.