Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

Corda da guitarra 0.10

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Pergunte ao Luthier
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
amendoin23

MensagemEnviada: Qui Jan 20, 2011 4:06 pm    Assunto: Corda da guitarra 0.10 Responder com Citação

Olá galera estou trazendo mais uma dúvida.... é troquei as cordas da minha guitarra coloquei uma tensão maior, e ao colocar as novas cordas quando fui tocar na afinação normal (eb Bb Gb Db Ab Eb) as minhas cordas ficam tilintando, como se estivessem folgadas.... não posso tocar com muita força senão as cordas ficam tilintando..... cordas que tem uma tensão maior costuma fazer isso com uma afinação não tão pesada?

Aqui tem um video de 16 segundos que eu fiz e lembrando que as cordas que ficam tilintando são a 6ª, 5ª e 3ª.

http://www.youtube.com/watch?v=6M3B5RUhDgw

Obrigado,
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Qui Jan 20, 2011 4:43 pm    Assunto: Responder com Citação

cordas de aço têm menos elasticidade que as de nylon. No caso da guitarra, creio que o fato de você estar afinando meio tom abaixo seja o fator determinante.

se você afinar em EADGe mesmo, será que a corda estoura?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
amendoin23

MensagemEnviada: Qui Jan 20, 2011 4:50 pm    Assunto: Responder com Citação

juriscode escreveu:
cordas de aço têm menos elasticidade que as de nylon. No caso da guitarra, creio que o fato de você estar afinando meio tom abaixo seja o fator determinante.

se você afinar em EADGe mesmo, será que a corda estoura?

Cara eu já afinei em EADGBe e não estourou, mas as cordas continuam tilintando como no video....
Thomas Huskey
Luthier
Luthier

MensagemEnviada: Qui Jan 20, 2011 7:01 pm    Assunto: Responder com Citação

A afinação padrão/normal é EADGBe.

A afinação (eb Bb Gb Db Ab Eb) é uma afinação meio tom abaixo da padrão e essa afinação é usada por muitas bandas de hardrock, heavy metal e thrash metal e outras vertentes...

Oq está acontecendo com sua guitarra é o *trastejamento*...a guitarra está *trastejando*.É quando as cordas vibram e ao vibrar esbarram no traste ou (nos trastes) da guitarra provocando esse som. Várias coisas podem causar isso...

1-Falta de regulagem no instrumento.

2-Afinação mais baixa tipo essa que você citou (eb Bb Gb Db Ab Eb).

3-Excesso de força na hora de tocar

4-Trastes desnivelados (se a guitarra nunca passou por um luthier e estiver bastante rodada)
=========================
Quando mais grossa forem as cordas e quanto maior for o calibre delas menor é a possibilidade de trastejar;;; Cordas mais grossas trastejam menos..por causa da tensão que exercem..mas isso depende da afinação também...

Se for afinar 2 tons abaixo por exemplo seria legal usar uma corda 012.. ou 011
amendoin23

MensagemEnviada: Qui Jan 20, 2011 7:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Thomas Huskey escreveu:
A afinação padrão/normal é EADGBe.

A afinação (eb Bb Gb Db Ab Eb) é uma afinação meio tom abaixo da padrão e essa afinação é usada por muitas bandas de hardrock, heavy metal e thrash metal e outras vertentes...

Oq está acontecendo com sua guitarra é o *trastejamento*...a guitarra está *trastejando*.É quando as cordas vibram e ao vibrar esbarram no traste ou (nos trastes) da guitarra provocando esse som. Várias coisas podem causar isso...

1-Falta de regulagem no instrumento.

2-Afinação mais baixa tipo essa que você citou (eb Bb Gb Db Ab Eb).

3-Excesso de força na hora de tocar

4-Trastes desnivelados (se a guitarra nunca passou por um luthier e estiver bastante rodada)
=========================
Quando mais grossa forem as cordas e quanto maior for o calibre delas menor é a possibilidade de trastejar;;; Cordas mais grossas trastejam menos..por causa da tensão que exercem..mas isso depende da afinação também...

Se for afinar 2 tons abaixo por exemplo seria legal usar uma corda 012.. ou 011

1-''Falta de regulagem no instrumento.'' Eu posso descartar essa parte, pq levei minha guitarra para manuntenção e ela saiu topada....

2-''Afinação mais baixa tipo essa que você citou (eb Bb Gb Db Ab Eb).'' Talvez seja isso, pq quando eu aumento a tensão nas cordas 3ª, 5ª e 6ª elas param de bater no traste e tbm eu percebi que as cordas estão batendo no primeiro traste..... mas eu não entendi pq só três cordas estão com esse problema e não todas elas.

3-''Excesso de força na hora de tocar'' A guitarra já veio com cordas específicas quando eu comprei ela, e eu colova força para eu ver como era o som delas e as cordas não ficavam batendo no traste, mas quando eu comprei as cordas SG... elas ficam batendo no traste.

4-''Trastes desnivelados (se a guitarra nunca passou por um luthier e estiver bastante rodada)'' Acho que não pq ela passou por uma revisão e está boa.... mas eu não entendo as cordas, vai ver elas precisam de uma afinação que tenha mais tensão.
Thomas Huskey
Luthier
Luthier

MensagemEnviada: Sex Jan 21, 2011 12:24 am    Assunto: Responder com Citação

O fato de precisa de mais tensão não quer dizer que você tenha que deixar na afinação padrão..se você quer tocar meio tom abaixo normal...tente colocar cordas mais pesadas pra ver se melhora

só lembrando que isso afeta na hora de tocar...principalmente nos bends..
amendoin23

MensagemEnviada: Sex Jan 21, 2011 2:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Thomas Huskey escreveu:
O fato de precisa de mais tensão não quer dizer que você tenha que deixar na afinação padrão..se você quer tocar meio tom abaixo normal...tente colocar cordas mais pesadas pra ver se melhora

só lembrando que isso afeta na hora de tocar...principalmente nos bends..

Cara só mais uma pergunta... quanto maior a tensão das cordas, maior a tem que ser a tensão da afinação não é?
Thomas Huskey
Luthier
Luthier

MensagemEnviada: Sex Jan 21, 2011 6:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Não...nesse caso não existe uma regra..

tem um guitarrista de jazz (bebop) chamado Gerorge Benson que usa cordas 015 com afinação normal;;;pra você usar 015 com afinação normal não é qualquer guitarra q dá conta...Tem q ter uma regulagem muito boa...tensor de dupla ação...

As cordas mais usadas são as 0.09 .... 0.010 ...e as vezes 0.011..mas principalmente 09 e 010...

Normalmente quem usa corda muito grossa tipo 012...013...é pq vai usar tensão mais baixa...tipo afinado 1 ou 2 tons abaixo..ou afinação aberta..

Quanto mais grossa a corda mais tensão ela vai exercer...se você usar corda 013 por exemplo com afinação normal o braço vai ser bastante tensionado...pq a corda já é grossa e consequentemente já gera mais tensão..e na afinação normal gera mais tensão ainda;;;

Agora de você usar 013 afinando 2 tons abaixo a tensão vai ser mais leve;;;

existe a tensão que o calibre da corda proporciona e a tensão que uma afinação X proporciona...
amendoin23

MensagemEnviada: Sex Jan 21, 2011 9:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Cara obrigado pelas respostas deu para ter uma sacada do que está acontecendo com a minha guitarra...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Pergunte ao Luthier Todos os horários são GMT - 1 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.