Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

Improvisação de Escalas

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Guitarra
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Danielb350

MensagemEnviada: Sáb Abr 27, 2013 3:17 pm    Assunto: Improvisação de Escalas Responder com Citação

Pessoal tenho uma dúvida na hora de improvisar,vou usar como exemplo a pentatônica,eu sei todos os 5 shapes e utiliza-los em qualquer tom e sei usar as tonalidades relativas,mas minha dúvida é que quando vou criar algo,um solo,riff,eu não me baseio nesses shapes e sim por nota,por exemplo:a música está em G e então usando a escala pentatônica de Em(E,G,A,B,D)eu começo a criar algo usando as notas da escala de forma livre,nota por nota,já que consigo encontrar qualquer nota no braço do instrumento(levou um tempo até conseguir isso)mas é assim que faço,improviso usando as nota da escala e não os shapes,uso os shapes/forma/digitações para fazer exercicios em todo o braço,só para isso
Bom queria saber se desse meu jeito que faço está correto ou na hora de improvisar é nos desenho msm,é que acho estranho tocar algo como número,casa,uma digitação dada e sim que o certo é msm agente saber as notas,valeu !!!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
matheus_guita

MensagemEnviada: Seg Abr 29, 2013 2:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Cara, no fundo, saber as notas é extremamente importante.

Quando você sabe qual é a nota que está digitando, é mais fácil trabalhar o "feeling" do som.

Por exemplo: para tocar um blues, saber onde ficam as terças é essencial. Saber onde estão as sextas, e quando usar, é um trunfo e tanto.

O desenho ajuda bastante a visualizar os intervalos no braço do instrumento.
O que facilita em solos mais rápidos.

Acho que o jeito que você enxerga as escalas pode te proporcionar certas vantagens que alguém viciado em desenhos não tem.

Abraço.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Guitarra Todos os horários são GMT - 1 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.