Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

C2 ou C9 ? Diferencas Na Cifragem e Execucao

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Dicas & Macetes
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
prsergioleite

MensagemEnviada: Sex Fev 07, 2014 1:22 pm    Assunto: C2 ou C9 ? Diferencas Na Cifragem e Execucao Responder com Citação

Um fato que eu tenho percebido, sao as diferentes maneiras de se interpreter ou executar uma cifra.

Vejamos por exemplo => Acordes com Segunda (2a) e Acordes com Nona(9a)
Exemplo = > C9 / C2

1.Em alguns metodos, a diferenca entre a 2a e a 9a resulta apenas na posicao em que a nota ocupa na escala.
No caso, a 2a esta' proximo da tonica, enquanto que a 9a esta' uma oitava acima da tonica.

2. Em outros metodos, a diferenca entre C2 e C9, e' a presenca da 7a.
Neste metodo, as notas maiores que a 8a se acumulam na formacao do acorde, ou seja, neste metodo, o acorde de C9 tem a 7a incluida automaticamente. Neste metodo, nao existe por exemplo C9/7.
Ja o acorde C2 indica que so' se acrescenta a nota D no acorde, independente da posicao.

3.Ja em outros metodos, tanto faz voce designar o acorde de 2a ou 9a, a nomenclatura do acorde, depende do gosto do autor.
Neste metodo as notas sao acrescentadas individualmente, ou seja, existe C9/7.

Qual desses 3 metodos, voce geralmente usa ?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Thomas Huskey
Luthier
Luthier

MensagemEnviada: Dom Fev 16, 2014 4:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Geralmente quando aparece o intervalo de 2º ele vem escrito tipo Csus2 aonde você tira a terça do acorde e coloca a segunda.

Csus2> C, D, G

Normalmente eu uso C9 (incluindo sétima).
Faz um bom tempo que não estudo harmonia mas me aparece que se for algo como Cadd9 significa que é uma tríade de C (do, mi, sol) mais uma nona add sem a sétima.

C9 > C, E, G, Bb, D

Cadd9 > C, E ,G ,D
prsergioleite

MensagemEnviada: Sex Fev 21, 2014 4:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu geralmente tambem entendo assim como voce explicou, embora eu tenha visto diferentes metodos com diferentes explicacoes.
Um ponto diferente do Brazil, e' que aqui nos EUA, um acorde tipo C+ nao significa um acorde de do' maior ou coisa parecida, por aqui, um acorde do tipo C+ significa um acorde de C5+ . ( ou seja e' um acorde aumentado).
Thomas Huskey
Luthier
Luthier

MensagemEnviada: Sáb Fev 22, 2014 3:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu entendo automaticamente um C+ como dó com 5aum pq em um acorde maior você apenas escreve a cifra tipo..C (para acorde de dó maior) ou A(para acorde de la maior).

Então se aparece o + na tríade eu já deduzo que ele serve para a quinta. Pelo menos sempre vi assim em livros.
guitarcamp90

MensagemEnviada: Sex Ago 24, 2018 4:27 pm    Assunto: Responder com Citação

Ao meu ver:

A 9ª e 2ª maior em relação à cifragem não há diferença, ambos correspondem a intervalos de 1 tom de distância.

Geralmente C9, principalmente em cifra americana, quando a tensão do acorde (9ª neste caso) aparece sozinha na cifra (C9) está subentendio uma 7ªmenor junto a esta 9ª Maior>

Então C9 = é uma forma simplificada de C7(9).

Não há uma regra pela utilização de 2 ou 9 na cifra, mas por uma questão histórica é mais utilizado o símbolo 9 que o símbolo 2.

Outas opções comuns de acordes com 9ª:

Csus9 - Quer dizer que a 9ª suprimiu a terça maior do acorde , tornando-se suspenso.

C(add9) - Corresponde que a 9ª M foi adicionada à tríade maior de Dó maior (Dó mi sol e RÉ)

Espero ter ajudado

Ideia retirada de:
http://www.harmoniaessencial.mus.br Very Happy Very Happy
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Dicas & Macetes Todos os horários são GMT - 1 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.