Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

campo harmônico!
Ir à página Anterior  1, 2, 3

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Dicas & Macetes
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
thinboy

MensagemEnviada: Sex Mar 03, 2006 8:34 pm    Assunto: Responder com Citação

Ai valeu Willians Wink , será que por gentileza você poderia me explicar onde eu errei, para poder me esclarecer quanto a este assunto. Wink
valeu cara pela ajuda quanto aos acordes tambem.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
† Maiden †

MensagemEnviada: Seg Jul 17, 2006 3:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Tava mto bem explicado o campo harmonico fermc, vlw.

Mas sera que alguem poderia me explicar como achar o campo harmonico de cada acorde?

Vlw!!!
CaimDark

MensagemEnviada: Ter Jul 18, 2006 3:13 am    Assunto: Responder com Citação

http://www.cifras.com.br/forum1/viewtopic.php?t=5986
Megafurlan

MensagemEnviada: Sex Set 11, 2009 8:20 pm    Assunto: Campo Harmonico Responder com Citação

olá pessoal quem estiver em dúvida e com dificuldades de tirar músicas, vai uma dica muito importante, é fundamental estudar o Campo Harmonico, á partir do momento que você domina o Campo Harmonico fica tudo mais fácil e rápido, lógico escutando música também ajuda, é só descobrir a regra dentro do campo harmonico que conseguirá identificar a sequência de notas que estão dentro da música, parece um bicho de sete cabeças , mas quando dominar se tornará moleza.
Ex:existe uma regra:

C D E F G A B C
CM, Dm, Em, FM, GM, Am, Bº ou Bm e CM Campo H.maior
I II III IV V VI VIII

Então, se temos um música que está em C que é a tônica, descobriremos quais as outras notas que virâo na sequência é só um pouco de atenção, e vai descobrir todos acordes que você precisa pra tirar a música, estão dentro de um Campo Harmonico. da nota especifica.

Valeu ,espero ter ajudado!!
Megafurlan

MensagemEnviada: Sex Set 11, 2009 8:23 pm    Assunto: Responder com Citação

olá pessoal quem estiver em dúvida e com dificuldades de tirar músicas, vai uma dica muito importante, é fundamental estudar o Campo Harmonico, á partir do momento que você domina o Campo Harmonico fica tudo mais fácil e rápido, lógico escutando música também ajuda, é só descobrir a regra dentro do campo harmonico que conseguirá identificar a sequência de notas que estão dentro da música, parece um bicho de sete cabeças , mas quando dominar se tornará moleza.
Ex:existe uma regra:

C D E F G A B C
CM, Dm, Em, FM, GM, Am, Bº ou Bm e CM Campo H.maior
I II III IV V VI VIII

Então, se temos um música que está em C que é a tônica, descobriremos quais as outras notas que virâo na sequência é só um pouco de atenção, e vai descobrir todos acordes que você precisa pra tirar a música, estão dentro de um Campo Harmonico. da nota especifica.

Valeu ,espero ter ajudado!!
kocada

MensagemEnviada: Ter Dez 01, 2009 5:22 pm    Assunto: Campo harmônico Responder com Citação

Campo harMônico nada mais é doq uma seguencia de acordes q formam uma harmonia...ou seja uma linha de acordes q soa bem aos seus ouvidos.....Um PEQ EX:Campo Harmônico de C MAIOR: | C | Dm | Em | F | G | Am | Bm7(b5) ou BØ

Abrç a tds;;;
[/b]
Mateus.barrinha

MensagemEnviada: Ter Jan 12, 2010 12:23 am    Assunto: Responder com Citação

Meu Deus, eu nem sei por onde começar... Aqui foram falados muito sobre teoria séria em música, porém tá chovendo erros.
Espero poder ajudar, eu sou professor de harmonia, teoria musical, contrapondo, percepção, composição e instrumento.
Sou formado em música pela FAAM desde 2006 e tenho pós graduação em harmonia, análise e teoria avançada.
Pois bem, primeiramente, Da onde vem o campo harmônico?
Vem da idéia dos harmônicos que foi estudado desde a época de Pitágoras, tem a ver com física (acústica para ser preciso) e é um estudo que ficaria difícil exemplificar aqui, então, aos interessados, pesquisem sobre isso.

Mas e o Campo Harmônio?
Bem, o Campo harmônico é o conjunto de notas dentro de uma escala em tríades que formam harmonia. Na propria Wikipédia está com alguns equívocos, e até lá é preciso ser corrigido, o próprio site comenta sobre o assunto ser revisto.
Exite uma diferença grande entre campo harmônico maior e campo harmônico menor. E, só pra curiosidade, ainda existe o Campo Harmônico Crómático, muito mais complicado, e que foi usado por Villa Lobos, Cláudio Santoro e, na música popular, o maior exemplo seria Tom Jobim. Mas esse assunto é complexo para ser tratado aqui até porque envolver teoria avançada em música.

A idéia de Campo harmônico, a grosso modo, seriam acordes que pertencem a uma tonalidade qualquer, dando carátecer de repouso ou tensão, fazendo a noção de tonalidade na música e de um centro tonal. Porém, existem as modulações, que é passar de um campo tonal a outro, mudando assim o campo harmônico, e além disso, existe uma coisa chamada empréstimo modal, ou seja, suponhamos que a música esteja em Sol (G) e sem sairmos desse tom, usarmos notas do campo harmônico de Ré maior, por exemplo, porém não confirmando a tonalidade de ré, ou seja, sem modular para ré, continuarmos em sol.

Eu nem pretendo explicar aqui a fundo sobre isso, pois daria um capítulo de livro, por ser um assunto muito difícil de ser explicado e exemplificado aqui em poucas palavras.

E tem um erro aqui também sobre arranjo, deram o conceito errado. Se a música tem a sequencia harmonica de G - Em - Am - D7 - G.. e você simplesmente colocar uma sétima no lá e uma nona no ré ficando assim: ¨- Em - Am7 - D7(9) - G, isso não é um arranjo. E não chega nem ser considerado uma re-harmonização, pois, nesse caso, nem tem o porquê de dissonâncias a troco de nada, a dissonancia geralmente é pensada horizontalmente e não verticalmente como a maioria pensa. Mas isso é um outro assunto.
Arranjo, nada mais é do que o compositor ou arranjador, distribuir tarefas, por assim dizer, a cada instrumento. Um contracanto, uma abertura de vozes, selecionar que instrumento usar para tal tarefa, qual não usar, compor uma introdução e um final ou um solo, baseando-se no motivo ou no tema da canção. Não teAm nada a ver com re-harmonização apenas.

Aconselho o livro "Teoria Elementar da música" do Osvaldo Lacerda, para os iniciantes, e aconselho o "Harmonia" do Arnold Shoenberg, para os especuladores em música e que já têm a teoria básica em música e tenha um bom repertório como pré-requisito.

Quero lembrar que todas as respostas aqui ou contém algum tipo de erro ou estão muito superficiais sobre a idéia de campo harmonico.

Lembre-se de uma coisa, só existem 3 tipos de acordes: Tônica - subdominante e dominante.
E ponto.

Com isso a música é garantida enquanto música. Eu já escrevi aqui sobre isso, dei alguns exemplos e rendeu muitas discussões.

Não estou falando que só tem 3 acordes, ou 3 graus, existem 3 TIPOS.

Espero não ter ajudado, mas ter estigado vocês a irem atrás de livros teóricos que exemplificam tudo sobre campo harmônico e harmonia.

Abraços e boa sorte a todos
Rudolph7

MensagemEnviada: Sáb Jan 30, 2010 12:09 pm    Assunto: subir ou descer tons Responder com Citação

Olá Galera.

Gostaria de saber como faço para subir ou descer tons ou semi-tons.

como ex: subir meio tom de C9 Dm Em7/B Am7 G

eu só sei fazer isso quando são somente as notas maiores e menores simples.

Grato desde já.

vlw
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Dicas & Macetes Todos os horários são GMT - 1 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3
Página 3 de 3

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.