Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

Qual corda comprar: Veja aqui!
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Próximo

Novo Tópico   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Violão
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
cesarpianista

MensagemEnviada: Dom Jun 03, 2007 11:35 am    Assunto: Responder com Citação

Tenho um violão Cort SFX 6B que estava com cordas D'Addario 0.9 leve. Percebi que o som da Segunda e da Primeira cordas ficavam mais baixo que as demais, ao usar o violão plugado. Li em algum lugar que cordas com tensão mais alta pressiona mais o captador aumentando-lhe o desempenho então, troquei apenas as duas cordas em questão por "Sit" 0.10 (primeira) e 0.14 (segunda) daí o som das 06 cordas realmente equalizou. Pergunto: poderá haver prejuízo para o violão ou seja, captador, empeno do braço ou qualquer outra regulagem?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Highlord

MensagemEnviada: Qui Jun 14, 2007 2:44 am    Assunto: Responder com Citação

No caso você deveria ter levado a um luthier ou a uma assintencia no caso de garantia, pois poderia ser algum problema na captação.
Mas como você trocou as 2 primeiras cordas, a captação pode vir a ter algum prejuizo com o tempo...
Quanto a empanar, o violão está sempre sujeito, mas seria melhor trocar todas as cordas para depois você fazer uma regulagem de tensão no instrumento.
CaimDark

MensagemEnviada: Qui Jun 14, 2007 3:31 am    Assunto: Responder com Citação

Eu não recomendo o uso de cordas de diferentes tensões, pois a irregularidade da distribuição da pressão no braço pode contribuir pra empená-lo.
Katsumi

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 10:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Ola pessoal! o/

Tenho um violão da marca Tagima Dallas (importado) com encordamento de aço. Mas troquei as cordas por de nylon pra começar a treinar. Só que lendo os post's li que cordas mais leves trastejam mais.

Comprei codas SIG Tensão media. Só que a mais fina arebentou e troquei só ela por uma da NiG "N-480 85-15" (não sei o que significa isso, não tem indicando a tensão :\ ).

Li também que alguns recomendam a NiG mas detonam a Rouxinol. Mas pq?Sendo que a empresa é a mesma Razz.

Mas resumindo ^.^' :

Gostaria de saber qual encordamento seria melhor pro meu violão e se pondo uma de tensão pesada não teria problemas. Levem em conta que estou aprendendo e meus dedos não estão acostumados ainda Razz

Desde já, muito obrigada pessoal Smile

Aé, ja ia me esquecendo: Gostaria de saber pq o som ficaria uma porcaria se trocarmos cordas de aço por de nylon. E o que isso influi? Sei que fazendo o contrario posso empenar o braço. Mas sendo o mesmo feito pra cordas de aço, qual o problema de por nylon, que exige bem menos tensão? É claro que não poderia comparar o som com as de aço. Mas em relação a outro violão de nylon seria pior? - Se sim, pq?

Valeu mesmo e bjos ^.^v
Cak123

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 12:24 am    Assunto: Responder com Citação

A estrutura do violão de aço, imnagino eu, é bem mais pesada e deve ser menos vibrante que a de nylon, justamente porque as cordas de aço já tem um volume e corpo muito grande em relação ao nylon, daí se você colocar nylon o som deve ficar bem "tímido".

Bom aconselho corda de aço pro seu violão, se você quer tocar estilo que exija um violão folk, vai logo pro aço, porque calejar é uma questão de tempo e depois você acostuma.
CaimDark

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 12:56 am    Assunto: Responder com Citação

como diria Jack o estripador, vamos por partes:

Citação:
Só que lendo os post's li que cordas mais leves trastejam mais.

Exato, porque vibram mais. Quando colocar cordas mais leves, é pedir pra alguém aumentar a altura das cordas, e vice-versa: quando colocar cordas mais pesadas, é bom diminuir a altura.

Citação:

Comprei codas SIG Tensão media. Só que a mais fina arebentou e troquei só ela por uma da NiG "N-480 85-15" (não sei o que significa isso, não tem indicando a tensão :\ ).

Eu também não sei o que significa, mas não aconselho o uso de cordas de marcas e tensões diferentes. A longo prazo, a diferença de tensão no braço pode prejudicar seu violão.

Citação:
Li também que alguns recomendam a NiG mas detonam a Rouxinol. Mas pq?Sendo que a empresa é a mesma

Não sabia que a empresa era a mesma, mas toda empresa tem várias linhas de produtos de vários níveis de qualidade, e em várias faixas de preço, para atingir diversos tipos de público. Nesse caso temos as cordas rouxinol, que não prestam mas são baratas, e as NIG, que são boas mas são mais caras.

Citação:

Gostaria de saber qual encordamento seria melhor pro meu violão e se pondo uma de tensão pesada não teria problemas. Levem em conta que estou aprendendo e meus dedos não estão acostumados ainda

Normalmente, recomenda-se que se comece o aprendizado com cordas de Nylon, por serem mais confortáveis, mas como seu violão foi feito pra cordas de aço, o ideal é você colocar cordas de aço mesmo. Doi mais no princípio, mas logo você acostuma. Você colocando cordas de Nylon não tem perigo de empenar, mas você não vai ter a mesma resposta que teria em um violão fabricado para cordas de Nylon.
Katsumi

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 3:05 am    Assunto: Responder com Citação

Valeu pessoal Smile

Me ajudaram muito mesmo!

O som do violão ficou um pouco mais baixo mesmo. Mas ainda sim não ficou devendo em nada pros de Nylon dos meus colegas da sala de aula. ^^ Mas como o CaimDark disse, o unico problema são as cordas trastejarem as vezes.

Bom, vou procurar comprar estas D'Addario Pro Art Tensão Alta que o Caim disse que são excelentes. Se não melhorar, dai retorno pro aço mesmo e Adeus dedinhos XD rsrsrsrs.

No mais, Muito obrigada por tudo mesmo!!

Bjos
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 8:23 pm    Assunto: Responder com Citação

com relação às cordas é assim mesmo: cordas de tensão mais leve trasteja e cordas de tensão mais pesada arrebenta...

nada substitui aquela corda para a qual o violão foi feito, mas, sem problemas mais sérios, você pode colocar uma corda de tensão mais leve (mudar de aço pra nylon)n e comprar um rastilho mais alto. A princípio, a diferença é só no som mesmo. O som no nylon fica mais baixo.

Os violões para nylon são bem mais delicados que os para aço, por isso que, se você colocar aço no violão para nylon ele empena.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Cak123

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 10:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Cara esse negócio de corda empenar braço: já ouvi luthiers falarem que tensão das cordas não empena braço, e vendo o violão eu penso o seguinte: se você coloca o violão virado pra cima, o braço tende a cair no chão, o que significa que o braço é mais pesado que o corpo, logo se algo fosse puxar algo, seria o braço que puxaria o tempo e não ao contrário, e esse memso luthier que falou que tensão nas cordas não empena braço disse que tensão nas cordas pode causar colapso no tampo e outros problemas, só que no tampo e não no braço.
Highlord

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 10:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Cara ele falou besteira, pois a tensão nas cordas faz com que a madeira do braço se envergue, alé lógico de danificar a estrutura do violão...
Cak123

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 10:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Então cara, faz esse teste em casa, coloca o violão de cabeça pra cima e ve se o braço não pesa mais. Além disso, empenamentos ocorrem por grandes variações de umidade, tanto que ocorre tanto em sentido oposto ou não das cordas.

Vo até passar o link do fórum one vi outro luthier, Ricardo Dias, falando sobe o empenamento:

http://www.violao.org/index.php?showtopic=1614&hl=empenamento
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 11:31 pm    Assunto: Responder com Citação

o empenamento que esse luthier tá falando é outro empenamento, uma vez que ele está falando do empenamento da madeira, a madeira entortar, fazer uma curva.

o empenamento do braço, aquele que se resolve mechendo no tensor, é por conta de tensão errada, até porque, empiricamente falando, todo violão de nylon com cordas de aço q eu peguei até hj o braço é empenado..

esse empenamento da madeira ocorre mas quando a madeira não foi tratada de acordo, ou quando o instrumento não é bem guardado.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Cifrônio

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2007 11:42 pm    Assunto: Responder com Citação

CaioCP escreveu:
CaimDark escreveu:
CaioCP escreveu:
Como que funciona essas coisas de tensão? Eu apenas compro as cordas quando alguma tora, e são todas Gianinni Nylon...podem me ajudar com isso, também gostaria de ouvir dicas de vocês quanto qual tipo de corda eu posso comprar, uma barata e boa de todar, com som suave nylon com preferência a um violão Kashima...podem me ajudar?

Quanto maior a tensão da corda, menos ela vibra, e vice-versa. E quanto maior a tensão, mais o som fica volumoso e encorpado, e você consegue mais volume sem trastejar. Quanto menor a tensão, menos volume você consegue, porque a corda vibra mais e por isso trasteja mais, mas o som fica mais suave e doce. Você pode comprar cordas nas tensões extra-leve, leve, média, pesada, extra-pesada, e super-exta-pesada (essa eu queria conhecer, mas deve ser dura pra kct Shocked ) Qual a "melhor" tensão depende do seu estilo de tocar. Mas como seu violão é Kashima, não deve ser muito resistente, se eu fosse você eu evitaria as tensões pesadas e extra-pesadas pra não correr o risco de empenar o braço.
Quanto a cordas boas e baratas pode ser as gianinni mesmo, de preferência da série clássica.

Hum, e quanto a palavraq você usou: "Trastejar"....seria o que!? Shocked

Ainda complementando informações sobre o trastejar, tenho dois violões de nylon, um Takamine, e outro china Menphis. A altura das cordas em relação ao braço do violão, e o empeno (ou não) do braço, também têm influência quanto ao tratejamento que para mim é o toque involuntário da corda pressionada no(s) traste(s) adiante daquele digitado, provocando um som indesejável na execução da música. Meu Takamine tem um som muito bom mas, por causa da altura das cordas ele trasteja quando toco mais forte (= maior vibração da corda). O china, tem cordas mais altas em relação ao braço, logo, não trasteja, mas me arrebenta a mão, porque exige uma pressão maior.
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 12:19 am    Assunto: Responder com Citação

e se você usasse uma corda de tensão menor no china?

ve se o braço não está empenado demais não... pode ser isso, pq violões de cordas mais duras a altura das cordas deve se a mesma praticamente no começo e no final do braço
rafaelPS

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 1:38 am    Assunto: Responder com Citação

Pessoal, qual é a corda mais macia pra colocar num violão aço Tagima Dallas? Prefiro cordas de qualidade, ok. Só toquei naylon até hoje e as cordas do meu novo Tagima estão me matando! Sad
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Violão Todos os horários são GMT - 1 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Próximo
Página 6 de 10

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.