Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

Qual corda comprar: Veja aqui!
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Próximo

Novo Tópico   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Violão
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 1:47 am    Assunto: Responder com Citação

você pode tentar comprar uma Elixir de 0.1 ou 0.09 são as mais macias, mas você tem que se assegurar de que não vá trastejar senão você vai jogar dinheiro (e as cordas Elixir não são baratas) pela janela.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
CaimDark

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 1:52 am    Assunto: Responder com Citação

A maciez da corda não é determinada pela marca, e sim pela tensão. Dê uma olhada na lista de marcas na página inicial do tópico que tem a descrição de várias, e escolha uma tensão leve. Provavelmente vai trastejar, ai você pede pra um luthier aumentar a altura das cordas.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 1:57 am    Assunto: Responder com Citação

mas o cara falou em qualidade, mandei logo a melhor, na minha opinião.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
CaimDark

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 2:11 am    Assunto: Responder com Citação

Sim, eu apenas respondi a ele, que pareceu estar associando maciez das cordas a marca, não contestei a qualidade da Elixir, embora minha experiência com ela não tenha sido boa.
luthier

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 3:22 am    Assunto: Detonando com os mitos e as informações erradas. Responder com Citação

Vamos por partes:

1º. Cordas de aço têm mais tensão que as de nylon, mas ao contrário do que a maioria imagina, o braço dos violões de nylon é mais robusto que os de aço, mas seu tensor é fixo ou inexistente. Resultado: Empenou = problema.

2º. Qualquer medida de corda afinada na mesma frequencia vibrará na mesma frequência. O que muda é a amplitude de vibração, ou seja, o espaço que ela ocupa pra vibrar.
Cordas mais pesadas permitem ação mais baixa, pois trabalham mais tensas, e portanto, vibram em menor espaço físico.

3º. O braço de guitarras, baixos e violões de aço (a maioria), são construidos pra permitir a movimentação. As cordas puxam o braço pro lado delas e o tensor é ajustado pra compensar essa tensão e deixar espaço ideal pra vibração livre das cordas. (em conjunto com ajustes da altura, oitavas, etc).
Isso é normal e muitos costumam dizer que o braço empenou, o que pode parecer defeito, mas não é.

4º. O braço do instrumento pode torcer por diversos motivos isolados ou pela combinação deles, por exemplo:
- Madeira de má qualidade ou não climatizada ao construir o instrumento;
- Exposição indevida ou excessiva ao calor, umidade ou ambos;
- Uso prolongado com tensão excessiva nas cordas (raro de acontecer).
Ao torcer, os trastes deixam de ser paralelos e o instrumento não pode ser ajustado.
Em alguns casos, tirando os traste, nivelando a escala e colocando novos trastes o problema pode ser resolvido, porém o custo é alto.

Eu aconselho que sempre levem um instrumento novo a um Luthier, pois só assim você saberá o máximo que esse instrumento pode lhe oferecer.

Tenho um amigo guitarrista que faz ótimos negócios com pessoas que se desfazem de excelentes instrumentos por não estarem satisfeitos com o mesmo, e bastava uma regulagem pro instrumento ficar perfeito.

Abraço!

Celso Freire, Luthier
www.luthier.com.br Cool
rafaelPS

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 10:49 am    Assunto: Responder com Citação

Pessoal, valeu aí pelas dicas. O que eu queria mesmo era uma corda de marca boa, com ótima sonoridade. Superior às que vieram no Tagima Dallas, pois se tratando de um violão barato deve ter cordas melhores no mercado. Entretanto, mais macias/leves devido ao primeiro contato com o aço. Quanto a levá-lo a um luthier isso será inevitável, eu sei disso.
Outra dúvida: Se eu chegar lá no luthier com as novas cordas e o violão de baixo do braço, quanto deve custar este serviço de regulagem?
Katsumi

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 7:23 pm    Assunto: Responder com Citação

rafaelPS escreveu:
Pessoal, qual é a corda mais macia pra colocar num violão aço Tagima Dallas? Prefiro cordas de qualidade, ok. Só toquei naylon até hoje e as cordas do meu novo Tagima estão me matando! Sad

Rafael, também tenho um violão Tagima Dallas.

E não recomendo por cordas muito leves não.

Pois trocando as cordas por nylon acabei tendo trastejamento em agumas cordas (bordões principalmente), mesmo tendo levantado o cavalete (as cordas estão quase 3 milimetros de diferença na direção do cavalete; 2mm na pestana e 5mm no final do braço) ainda assim trastejam se tocar com mais força.

E olha que são cordas de tensão media :\. Acho eu, que no mínimo cordas de tensões pesadas ou extra pesadas (que pretendo comprar) amenizariam isso pois como o pessoal falou: vibram menos.

Mas mesmo assim tente. ^.^
Eu sei como cordas de aço são, doi pacas Sad .

No Mais, tem uma lista enorme que nosso amigo CaimDark postou no começo deste topico. Recomendo dar uma olhada e escolher a sua. Smile.

Abraços o/
rafaelPS

MensagemEnviada: Sex Jun 22, 2007 11:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Então, em nenhum momento eu queria colocar cordas de nylon. Desculpe-me se não ficou claro. Meu objetivo era "amaciar" o violão colocando alguma corda de aço mais leve. Porém, levei o bicho hoje a tarde num luthier aqui de Anápolis e o cara deu um trato. Colocamos cordas GHS 0.10 mesmo, alguém sabe dizer se é boa? Ele regulou pra elas ficarem bem baixas, inclusive se eu tocar MUITO forte trasteja. Mas foi o que eu pedi, pois nem a pestana eu tava conseguindo segurar antes.
Valeu pela dica. Very Happy

Ah, e tem outra coisa também que eu esqueci de falar. O meu maior problema está sendo na mão direita. Pois as minhas batidas têm técnica de subir com o dedão e não com o indicador. Como só tocava nylon dava numa boa. Agora no aço, tá rasgando a lateral externa do dedão!!! Crying or Very sad

CaimDark, moderador do fórum escreveu:
Rafael, evite postar seguidamente, ok? Isso é proibido pelas regras do fórum. Para acrescentar algo a sua mensagem, use o botão editar. Recomendo que leia a seção de regras gerais para tirar suas dúvidas a respeito das regras.
Katsumi

MensagemEnviada: Sáb Jun 23, 2007 12:56 am    Assunto: Responder com Citação

Sou eu de novo pessoal!

Gostaria de saber se existem cordas de aço de tensões diferentes e qual a indicada para um Tajima Dallas Aço. Se tiver qual a mais indicada para quem esta começando também.

Desde ja agradeço!

Bjs o/
CaimDark

MensagemEnviada: Sáb Jun 23, 2007 3:14 am    Assunto: Responder com Citação

Sim, da mesma forma que as cordas de Nylon, as cordas de aço também tem tensões diferentes, se não me engano varia de 0.08 a 0.13. E não existe corda mais indicada para quem está começando ou para o seu violão em particular, existem cordas melhores e outras piores, e também questão de preferência pessoal, algumas pessoas preferem certas marcas a outras. Dê uma olhada na lista do início do tópico, tem várias sugestões de marcas, e veja a que melhor se encaixa no seu bolso. Você quer economizar? Ou está disposta a pagar por qualidade?
Katsumi

MensagemEnviada: Sáb Jun 23, 2007 8:32 am    Assunto: Responder com Citação

CaimDark escreveu:
Sim, da mesma forma que as cordas de Nylon, as cordas de aço também tem tensões diferentes, se não me engano varia de 0.08 a 0.13. E não existe corda mais indicada para quem está começando ou para o seu violão em particular, existem cordas melhores e outras piores, e também questão de preferência pessoal, algumas pessoas preferem certas marcas a outras. Dê uma olhada na lista do início do tópico, tem várias sugestões de marcas, e veja a que melhor se encaixa no seu bolso. Você quer economizar? Ou está disposta a pagar por qualidade?

Olá CaimDark!

Bom, nem um nem outro, gostaria de algo com um belo custo beneficio. Mas tenho medo de empenar o braço, ja que não sei a tensão das cordas originais.

E sobre a lista de cordas: eu ja ate imprimi ela pra levar pros meus colegas de aula que são tão leigos quanto eu Razz rsrsrs.

^^ desde ja agradeço qualquer ideia Smile

bjs
rafaelPS

MensagemEnviada: Sáb Jun 23, 2007 11:25 am    Assunto: Responder com Citação

Katsumi, ontem enviei um e-mail à Tagima perguntando quais eram as cordas originais do modelo Dallas e senhor Edjanio respondeu que são as Cordas Dadario 0.11
Ontem, troquei as minhas por GHS 0.10 pra ver se ficava mais fácil de tocar.
Entretanto, se tocar MUITO forte está tratejando pois elas vibram mais que as 0.11
Katsumi

MensagemEnviada: Seg Jun 25, 2007 1:14 am    Assunto: Responder com Citação

rafaelPS escreveu:
Katsumi, ontem enviei um e-mail à Tagima perguntando quais eram as cordas originais do modelo Dallas e senhor Edjanio respondeu que são as Cordas Dadario 0.11
Ontem, troquei as minhas por GHS 0.10 pra ver se ficava mais fácil de tocar.
Entretanto, se tocar MUITO forte está tratejando pois elas vibram mais que as 0.11

Olá Rafael! Blz?

valeu pela informação, agora sei ate que tensão eu posso colocar. Smile

Ontem comprei cordas da D'addario Bronze 85-15 (0.10, paguei R$16 ); na caixa diz serem um meio termo entre as 80-20 Bronze e a Phosphor Bronze onde combinaram o brilho da primeira com a duração da segunda. Mas como nunca ouvi o som de ambas, não posso falar nada ^^'. Mas o som ficou 10!

Aé e mesmo sendo de tensão menor não estão trastejando.

E ainda bem que dei uma olhada na lista da primeira pagina, pq o vendedor que me atendeu não sabia nada. Confused Primeiro pedi uma boa corda e ele me tacou a Canario em cima do balcão dizendo serem as mais baratas. Eu disse que queria qualidade e ele literalmente jogou a São Gonçalo, a GHS, a D'addario e a NiG (pra guitarra ¬¬) todas de tensões diferentes. Perguntei qual a que ele me indicava e ele simplesmente disse: "Sou apenas vendedor, seria suspeito eu falar." Kara, não acreditei quando ouvi isso. Quase perguntei o que ele estava fazendo ali. Mas, seria ignorancia minha.

A GHS era R$23 e a D'addario 85-15 R$16, mas como você não postou nada quanto ao som delas, acabei optando pela D'Addario mesmo, pq ja tinha lido que era boa.

Mas diz ae, o som é melhor que as D'addario originais do violão?

---------------------"-----------------------------------"---------------------------

Uma outra coisa que gostaria de saber é quanto a se colocar cordas pra guitarra em violão de aço. Ouvi um colega dizer que seu colega tinha colocado e que o som ficou ótimo. As cordas ficaram leves de se tocar e mesmo em batidas mais rapidas elas não trastejavam.

Queri saber se alguem aqui ja fez isso e se realmente é verdade que o som fica bom.

No mais, é só isso mesmo. Um grande beijo e T+ o/
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Seg Jun 25, 2007 1:52 am    Assunto: Responder com Citação

o Guilherme Dorigan, aqui da minha cidade, fez essa gambiarra de colocar cordas de guitarra no violão.

As cordas cortara o cavalete dele e era mó difícil tirar as cordas das tarrachas.

guitarra?! Sei não hein!!! Parece q o som ficou meio choco.,

se você for tentar fazer esse cambiocó no seu instrumento, fique segura de que você vai precisar colocar uma ponte de metal, pq o cavalete pode não aguentar o baque.
Katsumi

MensagemEnviada: Seg Jun 25, 2007 2:52 am    Assunto: Responder com Citação

juriscode escreveu:
o Guilherme Dorigan, aqui da minha cidade, fez essa gambiarra de colocar cordas de guitarra no violão.

As cordas cortara o cavalete dele e era mó difícil tirar as cordas das tarrachas.

guitarra?! Sei não hein!!! Parece q o som ficou meio choco.,

se você for tentar fazer esse cambiocó no seu instrumento, fique segura de que você vai precisar colocar uma ponte de metal, pq o cavalete pode não aguentar o baque.

Olá Juriscode o/ ^^. Blz?

Não não, eu não vou tentar botar tais cordas em meu violão não. Só queria saber mesmo se prestavam. Mas como você disse que o som ficou meio choco e começou a cortar o cavalete, nem vou indicar a ninguem fazer isso.

Mas tem como colocar ponte de metal em um violão? um colega ja tentou aumentar a ponte colocando um metal onde era uma peça de plastico e vibrou a caixa do violão toda, fazendo um som horrivel. Não que eu vá fazer, mas seria uma boa se tivesse tipo uma ponte micro afinação tipo a das guitarras strato. Poderia assim abaixar as cordas ao maximo sem que houvesse problemas de trastejarem.

Valeu mesmo Smile.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Violão Todos os horários são GMT - 1 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Próximo
Página 7 de 10

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.