Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

Dicas de limpeza do violão
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Pergunte ao Luthier
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
GuitarJC

MensagemEnviada: Seg Jan 16, 2006 1:41 pm    Assunto: Dicas de limpeza do violão Responder com Citação

Olá pessoal! Gostaria de dicas para limpar o violão, entre outras:

1) qual líquido se usa para limpar o corpo do violão e retirar poeira, impressões digitais e deixá-lo brilhando? Principalmente nos violões de cor escura (preto) aparecem as manchas e sujeiras.

2) que tipo de flanela utilizar visto que pode haver tipos de panos que riscam o violão?

3) o que utilizar para limpar as cordas? Há diferença para limpeza de cordas de nylon e aço?

4) outras dicas relevantes.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Willians

MensagemEnviada: Seg Jan 16, 2006 2:06 pm    Assunto: Olá, Responder com Citação

Olá,

Cara todo esse tipo de material de lipeza de violão você pode encontrar em lojas especializadas em instumentos, mas se caso as lojas daí forem de difícil acesso, aqui vai uns improvisos!!!!

Em pano, não compre aquelas flanelas (na maioria laranja) que vendem poraí, eu particularmente utilizo fralda, é fralda!!!, tem um tipo de fralda que é bem macia e não solta pelugem, vai em uma dessas lojas de bebê e compra uma, em todo lugar tem...

Para dar um brilho, compra cera de polimento de carro, daquelas que dão proteção para a tintura...modo de usar: passa a cera e deixa ela secar ao ponto de virar pó quando passares o dedo, tire toda a cera com a fralda, como se estivesse polindo...procure tirar bem a cera, caso o contrario seus violão poderá manchar...Seu violão vai virar um espelho...mas, vai ficar bem liso tambem...

E para as cordas, nada melhor que passar a fralda toda a vez que terminar de tocar, tirando as sujeiras e as células mortas que sacam da ponta dos nossos dedos e ficam nas cordas...

Bom, é poraí!!!

Ah!!! Por favor, atenção: você pode utilizar pano úmido apenas para as cordas de nyleon, nunca para as de aço, apenas pano seco para elas!!!

Abraços...

Willians

Editado pela última vez por Willians em Seg Jan 16, 2006 2:16 pm, num total de 1 vez
udinha

MensagemEnviada: Seg Jan 16, 2006 2:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu naum teria coragem de passar cera de carro no violão ???? Tem certeza de que isso funciona?? Eu naum passo nada naum, e ao contrario do nosso amigo, eu sempre usei aquela flanela laranjada que normalmente usa-se em carro!!!
Todo mundo que eu conheço que toca violão, usa essa flanela!!!! Não tenho do que reclamar!!! Sem contar que ela eh bem bonitinha e pode ser levada pra qualquer lugar!!!!!
Agora, eu aconselho a passar algum produto específico ao invés de cera de carro!!!
Abraços
Willians

MensagemEnviada: Seg Jan 16, 2006 2:25 pm    Assunto: Responder com Citação

udinha escreveu:
Eu naum teria coragem de passar cera de carro no violão ???? Tem certeza de que isso funciona?? Eu naum passo nada naum, e ao contrario do nosso amigo, eu sempre usei aquela flanela laranjada que normalmente usa-se em carro!!!
Todo mundo que eu conheço que toca violão, usa essa flanela!!!! Não tenho do que reclamar!!! Sem contar que ela eh bem bonitinha e pode ser levada pra qualquer lugar!!!!!
Agora, eu aconselho a passar algum produto específico ao invés de cera de carro!!!
Abraços

Bom,

O problema daquela flanelinha e que com o tempo ela ofusca o brilho do teu violão, sem contar que o poder de absorção daquelas flanelas são fracos, por exemplo: no caso de suor no violão, ela não absorve o suor, só espalha até ele se decipar ao contrario das fraldas que são projetadas para absorver...

E cera de carro é boa, porque além de dá brilho, revestem a pintura...

Mas, em todo o caso, que produto é especifico você indicaria amigo???

Abraços...

Willians
udinha

MensagemEnviada: Seg Jan 16, 2006 2:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Como disse anteriormente, naum uso nada em meu violão!!!!! So mesmo a flanela!!!!
Vá em casas específicas que lah você terá a dica de qual o melhor produto a ser usado!!!!
E volta aqui e poste qual eh esse produto e a faixa de preço!!!!!!!! Mas eu continuo achando a flanela a melhor opção!!!!!
Abraços
CaioCP

MensagemEnviada: Seg Jan 16, 2006 3:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu também, utilizo apenas uma flanela que eu comprei para utilizar apenas para o violão em si. Toda a vez que eu vou tocar eu lavo as mãos antes e depois de tocar, assim fica com uma chance menor das cordas graves enferrujerem, e antes de tocxar eu pego a flanela e passo levemente em TODAS as cordas, desde a pestana até o fim da corda, bem devagarinho, sempre tem algum tipo de impureza...quanto ao corpo do violão, op meu é um Kashima preto, e aparece muito as impressões digitais nele, eu passo um pano quando tem muito sujeira, passo quando me da na telha, mas não dexo ele sujo.

Acho que para cordas de nylon no calor que esta fazendo é sempre bom limpar a cada vez que vai usar, pois tem muitas pessoas que transpirma pela mão, assim as cordas podem ficar meio engorduradas, ou as graves tem chance de enferrujar, por isso, lave a mão antes de tocar;

Quanto as cordas de aço, eu acho que a limpeza deve ser com um pano forte, pois tem q limpar muito bem elas, estas são as que mais precisam de atenção, elas podem enferrujar. Não use água pra limpar elas, hehehe

Quanto aos produtos eu não conheço nenhum, seria bom você ir em alguma loja olhar nos rótulos deles, sempre diz pra q serve cada um....e quais os mehores, isso eu não posso te dizer, pois nunca utilizei nenhum...

Bom, esse é o meu ponto de vista, posso esar errado...espero ter ajudado Wink

Abrass
[email protected]

MensagemEnviada: Seg Jan 16, 2006 3:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom, gostaria de opinar também, eu uso geralmente, ou lustra móveis, ou óleo de peroba, ambos deixam o violão brilhando, e não causam dano ao violão, e para limpar eu uso uma flanela que não solte pelos.
Yoda_Recife®

MensagemEnviada: Seg Jan 16, 2006 6:45 pm    Assunto: Olá .... Responder com Citação

Olá ... sei que alguns preferem usar a cêra de polimento, porém é importante lembrar que essas cêras usam abrasivos e nos Sites da maioria dos fabricantes existem advertências com relação a produtos que usam esse tipo de componente, eu uso um produto chamado Poliflor ...ele limpa muito bem o instrumento e aínda tem um cheirinho bem agradavel, para as cordas apenas passo um pano após cada uso e tenho o cuidado de lavar sempre as mãos antes de usa-lo.
Um abraço...!!!
CaimDark

MensagemEnviada: Seg Jan 16, 2006 11:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Vamos lá!

1) Eu uso apenas a velha e boa flanela mesmo. Vez ou outra eu passo óleo de peroba (pode ser outro também), mas raramente, e sempre apenas UM POUCO. Não passe demais que a longo prazo você pode causar danos no violão.

2) Não sei exatamente, sempre usei a clássica flanela laranja mesmo, e nunca tive problemas.

3) Eu limpo as cordas sempre que acabo de tocar com GHS fast fret, assim as cordas duram mais e conservam o brilho por mais tempo. Se não quiser comprar nenhum produto do tipo, passe a flanela, ou fralda (essa eu não sabia!!), ou algo do gênero suavemente em todas as cordas depois de tocar, e de preferência antes também. E sempre lave bem as mãos antes de tocar, principalmente antes de tocar em cordas de aço. Tecnicamente não tem grandes diferenças entre limpar cordas de aço ou nylon, mas as de aço requerem mais atenção, pois enferrujam, e por tabela se desgastam com mais facilidade.
Fermc

MensagemEnviada: Ter Jan 17, 2006 3:58 am    Assunto: Responder com Citação

Eu tbm uso a flanela laranja, mas a fralda tbm serve.

No corpo eu passo lustra móveis, mas gostaria de passar a cera de carro um dia pra ver se compensa.

A cera não irá danificar a pintura não, e a grande vantagem dela é que ela deixa uma camada de proteção no corpo do instrumento, e isso faz com que fique impossível aparecer aqueles arranhõezinhos que aparessem num sei da onde. Muitas vezes ela protege até contra arranhões mais fortes.
Willians

MensagemEnviada: Ter Jan 17, 2006 11:47 am    Assunto: Responder com Citação

Fermc escreveu:
Eu tbm uso a flanela laranja, mas a fralda tbm serve.

No corpo eu passo lustra móveis, mas gostaria de passar a cera de carro um dia pra ver se compensa.

A cera não irá danificar a pintura não, e a grande vantagem dela é que ela deixa uma camada de proteção no corpo do instrumento, e isso faz com que fique impossível aparecer aqueles arranhõezinhos que aparessem num sei da onde. Muitas vezes ela protege até contra arranhões mais fortes.

Graças a Deus, até que enfim, alguém entende o que eu queria dizer!!!

E, em relação à flanela, são boas, só que têm pouco poder de absorção e algumas são asperas!!!

Abraços...

Willians
rulezin

MensagemEnviada: Sáb Jan 21, 2006 12:25 pm    Assunto: Responder com Citação

eu uso a flanela e tbm uso a massa de polir carro da embalagem verde Very Happy

fica brilhando...nas cordas eu passo apenas um pano depois de tocar pra naum enferrujarem...
Staruck
Super Moderador
Super Moderador

MensagemEnviada: Sáb Jan 21, 2006 9:51 pm    Assunto: proteção ao violão Responder com Citação

Andei procurando pela internet artigos sobre a proteção de violão. Li que a maioria dos fabricantes recomenda a cera de carnaúba para a proteção e manutenção do do corpo e escala. Como ela não é encontrada muito facilmente tenho usado um pouco de limpa móveis a base de cera de carnaúba (o último que encontrei foi da marca Peroba) que além de proteger deixa um cheirinho bom. Achei lógica a idéia da fralda. Vou adotar também

Ah, polidor de carro pode ser abrasivo com o tempo desgasta o verniz que recobre o violão. Cuidado!
carlosrodrigues

MensagemEnviada: Sáb Out 13, 2007 4:07 am    Assunto: Responder com Citação

Acho que cera de carro danifica o verniz do violão, sim, senão vejamos:
a maioria dos manuais de automóveis mais antigos pede cautela na utilização de cera na pintura dos mesmos, recomendando sempre a utilização mínima do produto pois poderia danificar o verniz da pintura. Atualmente quase todas as montadoras utilizam tintas PU, que, em tese, é mais resistentes que as antigas "Lakas", "duplas camadas", "poliester", etc, que exigiam verniz sobre a tinta.
Ora, se a tinta ou verniz automotivo que é bem mais resistente que verniz para madeira de violão (que não foi feito para pegar sol direto como um automóvel), pode ser danificada pela cera, o que dizer da tinta ou verniz do violão?
Alguém já viu a cor de uma pano utilizado para encerar ou polir um carro? fica parte da pintura nele.
Portanto, creio que a utilização de cera automotiva em violão causa dano ao mesmo.
No tocante à flanela, acho que tem sentido o receio do Willians. As flanelas vendidas em mercadinhos ou nos semáforos são 5ª categoria: ásperas, não absorvem nada, soltam a tinta (amarela ou vermelha) e mais: arranham mais que limpam.
Julian_Ludwig

MensagemEnviada: Sáb Out 13, 2007 7:45 am    Assunto: Responder com Citação

Vale lembrar que violão em Goma-laca precisa de tratamento especial.

Também é costume passar bombril na escala, mas isso uma vez ao ano.
Com bastante força e em movimentos circulares.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Pergunte ao Luthier Todos os horários são GMT - 1 Hours
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.