Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

Rebolo ou Tantan - Dicas e Como tocar

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Outros Ritmos
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
raiz

MensagemEnviada: Ter Mai 02, 2006 10:53 pm    Assunto: Rebolo ou Tantan - Dicas e Como tocar Responder com Citação

Olá rapaziada,

Moro fora do Brasil e tenho nos ultimos anos brincado bastante com meu tantan, rebolo e pandeiro, porem sinto muito a necessidade de tocar melhor e de ouvido sinto que não consigo evoluir mais pois tudo que sei foi só de ouvido. Talvez esteja pegando vicios e manias de tocar que possam até prejudicar.
Tenho uns camaradas aqui e juntos fazemos um samba informal nos fins de semana mas o tantan ou rebolo em especial esta deixando a desejar Embarassed .

Gostaria de saber se tem alguem aqui que toque e tenha como me indicar algum material (site, cd, video etc.) que acham que possam me ajudar no meu desenvolvimento musical.

valeu pela força . Smile
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
gago

MensagemEnviada: Sáb Mai 13, 2006 4:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Primeiro de tudo....

Por mais que eu seja esculachado por todos, eu vou dizer!! hehehe

O famoso tantã (ou Tantan.. não importa) foi um instrumento criado pelo Sereno do Fundo de Quintal pelo fato de que o Surdo é um instrumento de difícil locomoção, daí ele inventou algo tão grave e marcante como o Surdo mas de mais fácil manejo...

Por incrível que parceça, o REBOLO na verdade se chama... Tantã!! Razz
É engraçado né, tenho certeza que alguns vão discordar comigo, mas podem olhar em encartes de CDs!! Eu já fiz essa pesquisa sim, o Rebolo na verdade chama Tantã (alguns pra difereciar chamam de Tantãzinho...), e o tantã(zão) chama..... Tantã!! rsrsrsrsrs Very Happy

O mais indicado e utilizado por quem mais entende de samba é usar um SURDO e um Tantãzinho. (e também um Repique de Anel, mas esse pode ser dispensado as vezes...)

Materiais muito bons para estudo de Tantãzinho são:

- Qualquer CD da Beth Caravlho
- Qualquer CD do Zeca Pagodinho
- Os CDs ANTIGOS do Fundo de Quintal (de uns 15 anos atrás...)
- O CD "Sentimento Popular" do Grupo de SP, Quinteto em Branco e Preto.
raiz

MensagemEnviada: Qui Mai 18, 2006 5:52 am    Assunto: Valeu a dica... Responder com Citação

É concordo com voce, existem muitas denominaçoes pro rebolo ou tantã assim como "tantã de corte", mas não confiaria em encartes de CD para afirmar com tanta verdade algo pois em encartes rolam erros e o pior é que muitos deles nunca são corrigidos.

Enfim os CDs que indicou são na verdade alguns dos varios que escuto e acho eles demais, principalmente os ao vivo da Beth o 1º e 2º do Quinteto, Terra Brasil ao vivo e Arlindo e Sombrinha "Da Musica e Hoje tem Samba" principalmente.

Vou continuar minha caçada e espero algum dia encontrar algum material que não seja cd's ou os videos do Fumaça pois ja tenho e ele só trata do basico e na verdade queria mesmo me aperfeiçoar mas como disse estou muito longe e faltam umas rodas de verdade aqui pra eu frequentar e me inspirar.

valeu a força gago.

anderson.
danndalalana

MensagemEnviada: Qui Mai 18, 2006 12:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Fera as dicas aí...vou tentar dar uma boa opinião...

Os exemplos dados são bons mesmo...no caso do Fundo de Quintal que tem uns partidos em que o rebolo toca demais mesmo. Mas uma boa referência que eu aconselho é ouvir a música "Preciso te amar" do Revelação. Ali o rebolo é bem acentuado e a batida é bem quebrada com a música, já que o revelação toca só com o rebolo e o surdo no fundo, fora a bateria.

Geralmente nas rodas de samba que faço, segue o mesmo padrão (rebolo e surdo só). De vez em quando o repique (que a batida é mais "quebrada" que a do rebolo). Isso tudo depende de quais instrumentos tem no teu samba. No meu caso, o rebolo tem que fazer muitas quebradas mesmo, para o som ficar bem distribuido junto com as cordas e pandeiro.
Gustavo2007

MensagemEnviada: Qui Mar 01, 2007 11:53 am    Assunto: Responder com Citação

bom galera, eu to numa banda de pagode e toko tam tam o verdadeiro tam tam igual nosso amigo aí disse (tantazão)hehe mas estou me batendo um pouco... os meus amigos me falaram e eu estou atravessando a musica com as batidas, quem entende isso?? onde posso aprender a tokar bem.. eu to ouvindo musicas, mas só escuto o som do rebolo nelas, se alguem puder me ajudar, agradeço...
4n93|0

MensagemEnviada: Qui Mar 01, 2007 2:25 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom quando falamos de música, palavras ficam muito vagas, então resolvi colocar dois exemplos:

TanTan:
http://d.turboupload.com/d/1572964/TanTan.mp3.html

Ouça como é tocado, e o som é bem agudo se comparado com o TanTanzão, pois nesse exemplo, é o chamado "rebolo" ou "TanTan de corte".

Surdo:
http://d.turboupload.com/d/1572954/Surdo.mp3.html

Bom com todos perceberam esse é o som do surdo, veja que ele se preocupa em "marcar" o ritmo....

Gustavo2007

Sobre você "atravessar" na música, se deve a sua "marcação" não estar firme....

Pra entender isso você tem que saber o que é tempo.

O surdo, relolo, ou TanTan, ou o baixo mesmo são tocados no compasso 2/4 (no Samba/Pagode) e tem um acento no segundo tempo, ou seja:

Conte 1 - 2 - 3 - 4 / 1 - 2 - 3 - 4 / 1 - 2 - 3 - 4 / 1 - 2 - 3 - 4

Os números em azul representam o "tempo forte" os números em preto são os "tempos fracos".

Os tempos fortes têm que ser tocados com extrema exatidão, para que não fique atravessado com os outros instrumentos, e não “embole”.

Lógicos que todos os tempos têm que ser tocados corretamente (fortes e fracos), mas o mais audíveis, são os tempos fortes....

DSoM - Moderação escreveu:
Postagens consecutivas são claramente proibidas pelas regras do fórum , mais especificamente pela regra de número 6 , cujo link direto é esse http://www.cifras.com.br/forum1/viewtopic.php?t=3280#seis . Por favor , evite essa prática.
marafigo

MensagemEnviada: Sex Ago 03, 2007 6:22 pm    Assunto: Responder com Citação

keim aew sbe mi dizer oq realmente toca o Rogerinho do Revelação?

eu achu ki eh tanta?

c for eh d ki tamanho?

vlwwww aew...i krias aew umas batida pra mim aprende vlw!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Outros Ritmos Todos os horários são GMT - 1 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.