Fórum Cifras - Índice do Fórum
FAQFAQ PesquisarPesquisar MembrosMembros GruposGrupos RegistrarRegistrar  
PerfilPerfil Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares EntrarEntrar 

musica classica! é o caminho de estudo no violão?

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Outros Ritmos
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
ricre

MensagemEnviada: Sex Mar 23, 2007 11:42 pm    Assunto: musica classica! é o caminho de estudo no violão? Responder com Citação

glra sou amante de musica classica.
Gostaria de saber de voçes qual é o melhor caminho de aprendizado e estudo sobre o violão?
seria: Musica classica ?ou violão popular?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Cak123

MensagemEnviada: Sáb Mar 24, 2007 4:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom eu acho que seria música clássica, porque nela os recursos são sempre relacionados a tirar o som mais altoe bonito do violão com o minimo de esforço possível.
Mr. Lucas

MensagemEnviada: Sáb Mai 19, 2007 2:13 pm    Assunto: Responder com Citação

não como no violino você usa o corpo encaixado no pescoço no violão já é muito diferente
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Sáb Mai 19, 2007 2:35 pm    Assunto: Responder com Citação

acho q ele quis dizer música clássica dentro de cada instrumento: há o clássico para viola caipira, para o acordeão, para o violão e par ao violino

a música clássica é um caminho de formação sim, mas existem outros tão bons quanto, como o samba-raiz, o chorinho, o jazz e o blues.

acredito que haja vários caminhos para se chegar a um virtuosismo, e que nenhum seja melhor que o outro, até porque já vi sambista tocando melhor que muito metaleiro e músico de banda gaúcha fazendo uns arranjos que nem Biset faria igual.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Cak123

MensagemEnviada: Sáb Mai 19, 2007 4:36 pm    Assunto: Responder com Citação

Sim mais ainda acho que o estilo com qual se preocupa mais com o som e o clássico. seja violino, violão, piano, violoncelo. Um cuidado de um violonista clássico vai desde o polimento e formato das unhas até o modo como o dedo ataca as cordas para produzir sons mais fortes, fracos, potentes ou adocicados. Mas ainda acho que em improvisação o estilo erudito é fraco. Aí acho que você tocando um jazz desenvolve mais esse seu lado de improvisar.
Highlord

MensagemEnviada: Dom Jun 10, 2007 1:46 am    Assunto: Responder com Citação

é meio complicado mais acredito que através de um conservatório de música de Mpb, seja o caminho mais completo, pois é onde você terá uma base no maior número de ritmos diferentes, como chorinho, baião, samba, etc.

mas depende, pois o estudo aprofundado em Jazz e Blues dá muito resultado....
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Dom Jun 10, 2007 1:56 am    Assunto: Responder com Citação

mas dizer que no clássico há maior capricho no som do que nos outros estilos equivale a desmerecer o trabalho que o metal e outros estilos vêm fazendo.

ou vcs ignoram que os arranjos de metal equvale quando não superam os do clássico?

o metal, o new age, o rock, bem como as suas vertentes e seus ancestrais são caminhos diferentes, mas se bem ouvidos, percebe-se bem esse cuidado e esmero do músico ou do cantor com a execução e elaboração do trabalho.

não consigo ver, no metal, ou no rock, ou no new age, características que o rebaixem a níveis inferiores de qualidade que o clássico e erudito.

Led Zeppeil, Angra, Iron Maiden... São bandas em que os músicos equivalem ao músicos do clássico e o trablaho que eles fazem são compatíveis entre si
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Cak123

MensagemEnviada: Dom Jun 10, 2007 2:06 am    Assunto: Responder com Citação

Ninguém disse isso. Só que tem uam grande diferença: o som do clássico é 99% acústico, o som do metal é grande parte eletrônico ou amplificado. Não tem como comparar isso. O clássico tem que se esforçar muito mais em questão de som. Exemplo:

O violonista clássico tem que tocar de tal modo com o violão em tal posição no palco para produzir um som mais alto, enquanto o violonista popular amplifica seu violão e não tem que se preocupar com isso.

Por isso digo que o clássico se preocupa mais com o som: porque o som clássico não conta com quase ajuda nenhuma(claro, quando se grava CDs é outra coisa), enquanto o popular usa de vários instrumentos para modificar e melhorar seu som.
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Dom Jun 10, 2007 2:25 am    Assunto: Responder com Citação

mas exatamente por isso que eu disse que s ão cominhos diferentes para se atingir a um mesmo objetivo.

Quando não se é possível comparar, significa que não há melhor ou pior, mas cada um, individualmente, é o melhor par ao fim a que se destina.
Cak123

MensagemEnviada: Dom Jun 10, 2007 2:41 am    Assunto: Responder com Citação

Sim digamos que não esrevi de maneira tão clara: não que o violonista clássico seja o que mais se preocupe com o som, mas ele é um dos que mais trabalha pra conseguir o som que quer.
Highlord

MensagemEnviada: Dom Jun 10, 2007 6:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Ou seja, qualquer caminho que você escolher vai precisar do seu empenho para que você tenha um bom desempenho e consiga tornar-se um bom músico.

Uma frase que li que resume isso, independente do estilo:
" para saber se uma música é boa ela precisa apenas de uma voz e um violão"
juriscode
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Dom Jun 10, 2007 6:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Artur e cak123

vcs teriam coragem de dizer que os músicos clássicos são melhores do que os populares, que os músicos de filarmônica são melhores que os de bandas de heavy metal?

Eu não teria coragem de dizer isso.
Cak123

MensagemEnviada: Dom Jun 10, 2007 7:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Não teria porque acada caso é umc aso. Eu conheço muito cara clássico ruim(nossa tem uma até que me faz chorar) e conheço muito popular ruim.

Agora se tu falar dois nome,s um clásico e um popular, eu te digo qual seria o melhor na minha opinião e o porque.
Highlord

MensagemEnviada: Seg Jun 11, 2007 10:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Não é bem isso que eu queria dizer, na verdade eu não tava concordando com o Cak123.

O conservatório de Mpb te traria uma bagagem maior, pois os ritmos brasileiros tem uma variedade e uma dificuldade maior no aprendizado, o que permite um maior conhecimento na música como um todo. Mas o que não te prepara para todos os genêros da música. Falo isso considerando que vivemos no Brasil e a pessoa pretenda tocar de tudo.

Mas não dá pra dizer que uma banda de guitarrista de metal é melhor que um violonista clássico ou vice versa, não dá! Ambos tem seus méritos e temos que ver o que cada pessoa gosta de tocar...Não existe um caminho melhor, cada pessoa tem que achar o seu.
Cak123

MensagemEnviada: Seg Jun 11, 2007 11:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom temos que esclarecer uma coisa também:no mundo clássico temos várias peças influenciadas pelas músicas populares e outros estilos. Muitas vezes se toca valsa, choro, baião, bourré e etc., não se resumindo só aquelas conhecidas peças de Beethoven ou Mozart.

Falando isso repito: se você me disser dois nomes, um do metal e outro do clássico e me eprguntar qual o melhor eu respondo, agora comparar estilos...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum Cifras - Índice do Fórum -> Outros Ritmos Todos os horários são GMT - 1 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.